Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux no Qemu em redes Windows

“Como parte de um curso a de especialização em Redes e Segurança de Sistemas (que este ano será ministrado distância aqui na PUCPR), criamos uma imagem do Linux para execução dentro do Qemu sobre o Windows. O Qemu foi utilizado para facilitar a realização dos laboratórios propostos pelos professores. Afinal, o público inicial é de aproximadamente 70% de pessoas que nunca trabalharam com Linux. Claro, precisamos fazer um guia de como habilitar o Qemu a conversar com a rede no Windows. Neste guia é utilizada configuração via TAP. Ele foi montando utilizando o Windows XP, mas alterações para rodar no Windows Vista não deve ser complicadas. Esperamos que no final do curso eles sejam usuários somente de Linux… ;)”

Enviado por Marcos Laureano (marcosΘlaureano·eti·br) – referência (mlaureano.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paltonio Daun Fraga (usuário não registrado) em 7/04/2008 às 9:07 am

    QEMU é uma ótima ferramenta de emulação, mas apresenta dificuldades de acesso a periféricos em USB, é uma pena, pois no VMWARE as facilidades de acesso a todos os periféricos facilita a vida de todos. No mais, principalmente em rede tudo funciona bem. É uma pena que o UBUNTU não suporte o QEMU, nem instala VMWARE com facilidade. Parece que fizeram opção pelo XEN, mas ainda não tomei contato direto.

    Paltonio Daun Fraga (usuário não registrado) em 7/04/2008 às 9:17 am

    Complementando o Comentário anterior, como o Kurumin 6 [talvez tb o 7], já tem configurado o QEMU e o VMWARE Player, as Appliances implementadas em winXP também rodam no KURUMIN, sem dificuldades.
    Por exemplo, uma Appliance UBUNTU 5.1 com interbase, IBWEBadmin e FlameRobin roda muito bem, e pode administrar bases interbase/firebird pela rede.

Este post é antigo (2008-04-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.