Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux no Olhar Digital

“Sempre passo nesse site no final de semana, e as vezes o vejo na tv aberta. Esta edição fala sobre o Linux (muito resumidamente), e indica alguns sites, como o br-linux, como referência. Talvez a matéria desagrade a alguém, por puxar sardinha para o Ubuntu, mas mesmo assim acho que vale a pena dar uma olhada.”

Enviado por Ricardo Mota (ricardorrmΘibest·com·br]) – referência (olhardigital.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    a (usuário não registrado) em 7/04/2008 às 8:27 pm

    gostei da matéria, dentro do tempo que dispunham falaram os principais pontos. mas infelizmente nao foram capazes de evitar alguns jargões.

    nao sei como “quem faz as atualizações são os próprios hackers” pode soar pra quem não é do meio. Ou talvez o publico alvo deste programa esteja preparados pra esses jargões :s

    Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 7/04/2008 às 9:29 pm

    também vi a matéria, indicaram o Ubuntu, mas estavam usando Debian com KDE, heheh.

    Os tais jargões se deve ao fato de o programa ser voltado para o público leigo, e possivelmente quem os faz também é leigo.

    Mas vale a pena lembrar que hacker, nada mais é do que um fuçador, curioso, etc. o termo hacker não é nocivo.

    Ué, todo mundo sabe o que é um hacker. É aquele cara que invade os computadores dos bancos para roubar as senhas das pessoas. Por isso incentivar o software livre (onde há muitos hackers) implica em querer ser roubado. É um raciocínio claro, não? ;-)

    Ainda não assisti o vídeo (estou no laboratório de Info tentando descobrir como faz – em C – para retornar um ponteiro numa função, alguém sabe?), mas quando chegar em casa eu assisto.

    Por falar em Linux para a massa (;-)), alguém aí assistiu o programa sobre software livre que passou semana retrasada no canal Rede Record News (Link Brasil)? Estava lá sossegado quando minha irmã me grita dizendo que tava passando o programa na TV. Achei estranho que ninhuém tenha mandado a notícia (se mandou, preciso deixar de clicar em “marcar todos como lidos” antes mesmo de ler ;-). Também achei estranho o fato de o pessoal da emissora não ter colocado o vídeo na Internet (é um programa de tecnologia, ué!).

    Neste programa também foram ditas várias “bobagens” sobre Linux e Software Livre, mesmo com os entrevistados sendo pessoas da área (se não me angano um cara da 4Linux e um outro que não lembro), aqueles erros comuns, como que o Linux não trava, etc.

    O apresentador parecer muito impressionado quando viu o EeePC. Mas disseram que o EeePC roda somente Linux, quando sabemos que não é be assim…

    Se eu achar o vídeo no Youtube, mando a notícia. Se alguém tiver interesse, vai o link do blog do programa: http://www.recordnewstv.com.br/linkbrasil/

    PS: não, não me pagaram pela propaganda ;-)

    Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 7/04/2008 às 10:03 pm

    tenchi,

    Nesse programa olhar digital, também entrevistaram um cara da 4linux, e por sinal o que mais aparecia era o wallpaper do kde com um baita 4linux nele, ahhh com muito destaque pro 4linux, como diria meu irmão… “um maior jabá”

    Andre Caldas (usuário não registrado) em 7/04/2008 às 10:24 pm

    ** Fora do tópico **

    tenchi,

    Para retornar um ponteiro em uma função, você deve simplesmente declarar o tipo do ponteiro que quer retornar… por exemplo:

    int* f (void);

    É uma função que retorna um ponteiro para int. Tome cuidado para não retornar endereços que não tem significado fora do escopo onde seu valor foi obtido. Por exemplo:

    int* f (void)
    {
     int a = 5;
     return &a;
    }

    A variável “a” existe apenas dentro da função “f”. O valor retornado não tem muito valor fora de “f”. De fato, será provavelmente um endereço dentro da “pilha”.

    André Caldas.

    Mário RPG (usuário não registrado) em 7/04/2008 às 10:53 pm

    “Se eu achar o vídeo no Youtube, mando a notícia. Se alguém tiver interesse, vai o link do blog do programa: http://www.recordnewstv.com.br/linkbrasil/

    Dá para assistir pela internet também ( tem que ter o flash player), aí vai o link:

    http://www.mundorecordnews.com.br/record.jsp

    Lá dentro do site passa o mouse sobre o nome “ENTREVISTAS” e vai ter a guia “LINK BRASIL” é só clicar

    Scoob (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 8:20 am

    Bom, pessoal, façamos nossa parte…eu me senti insatisfeito e enviei um email à redação (redacao@olhardigital.com).

    Sozinho o meu email pode não significar nada, mas pelo menos ele imaginam que alguém se incomodou. Se todos fizerem algo nesse sentido, eles se convencerão…

    Segue uma cópia fiel do email enviado:

    ————————————————————–

    Bom dia,

    Primeiramente, parabéns pelo bom conteúdo disponibilizado pelo programa.

    Assisti ao vídeo “Usuário Linux” e gostaria de destacar alguns pontos que acho que poderiam ser melhorados em matérias futuras. São coisas que vocês certamente já sabem, mas por um infeliz acaso podem ter esquecido de citar.

    1 – Ubuntu não é a única distribuição Linux que possui ambiente gráfico igual ao Windows, mesmo porque o ambiente gráfico nem é “do Ubuntu”…o responsável pelo ambiente no caso da matéria exibida é o “KDE”, que pode ser utilizado em qualquer distribuição Linux. Além disso, temos o GNOME, que vem por padrão no Ubuntu. Poderiam ter citado mais distribuições, como Slackware, Debian, Mandriva, SUSE, Kurumin, Dreamlinux, etc…garanto que todas se sairiam muito bem em “ambiente gráfico”. Desta maneira, o telespectador teria parâmetros para uma pesquisa mais aprofundada sobre Linux e da forma que foi transmitida a mensagem, o parâmetro é Ubuntu e não Linux de forma abrangente…

    2 – Foi mostrado o tempo todo o ambiente KDE em *inglês* para um público de usuários brasileiros que mal fala o Português e sequer foi citado que o ambiente pode ser traduzido ou instalado diretamente em Português.

    3 – Fiquei embasbacado quando vi na inicialização do sistema o dual-boot com Windows XP e Debian GNU/Linux e sequer foi mencionado o nome desta distribuição “mãe” em toda a matéria.

    4 – Viva o Linux, BR-Linux, Dicas-L, NoticiasLinux, SoftwareLivre.org, UnderLinux e BestLinux são excelentes sites sobre o tema. Que tal incluí-los também na seção de links?

    Bem, era isso o que tinha a dizer, espero que as sugestões sejam interpretadas construtivamente, atingindo o objetivo para o qual foram escritas.

    Um abraço, parabéns e mais sorte na próxima!

    Junior – Guariba – SP

    ———————————————————————–
    Você já leu o meu livro? Não? Então baixe aqui ó:
    http://linuxnodesktop.4shared.com/
    http://www.espiritolivre.org/linuxnodesktop
    http://www.simoes.com.br/cmsimple/?Links_e_Downloads
    http://www.scribd.com/doc/2461775/Livro-A-Computacao-Pessoal-e-o-Sistema-Operacional-Linux-0-3

    Who Am I ?
    http://www.curriculum.com.br/ucn/P1005753-038

    ______________________________________
    Scoob
    Linux Registered User #364954
    GNU/Linux: Porque nós já nascemos livres !!!
    ————————————————————–

    Abraços!!!!

    Maeda (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 10:32 am

    Nossa…eu gostei da materia.Nao importa se eles indicaram o ubuntu (especificaram bem, falando que e um Linux otimo para a migracao).Nao era uma entrevista sobre o Ubuntu, por isso apareceu o Debian com KDE…que por sinal, e uma otima distro, mas acho que o usuario leigo teria mais problemas em instalar os drivers Nvidia ou ATI com aceleracao 3D ativada no Debian do que saber o que significa “quem faz as atualizacoes sao os proprios hackers”.Que ate hoje e um termo mau usado…nada que uma Wikipedia nao resolva.
    A uniao dos usuarios Gnu/Linux, para esclarecer duvidas e o que faz as “bobagens” acabarem…Uniao de conhecimentos…

    Usuário (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 1:41 pm

    É por causa de pessoas como vocês que criticam tanto que o Linux em alguns pontos demora para ir para Frente.

    A matéria é para usuário que não conhece, não para pessoas como vocês que já sabem o que é.

    Aprendam a ser um pouco menos críticos e comecem a divulgar o Linux. Não importa qual distro seja, o que importa é que usem.

Este post é antigo (2008-04-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.