Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux Magazine: Windows XP não morreu, foi salvo pelo Linux

“Depois de muito rebuliço, a Microsoft resolveu voltar atrás e garantiu a todos os seus usuários uma maior sobrevida ao Windows XP. E quem a convenceu disso? As incessantes e insistentes reclamações de clientes que tinham medo de perder o suporte ao seu sistema operacional? Aqueles que não gostaram da experiência de migração do Windows XP para o Windows Vista? Não! Nenhuma das respostas acima… O principal responsável por salvar o XP da morte certa foi ninguém menos que o Linux.”

Enviado por Rodrigo Amorim (ramorimΘlinuxnewmedia·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 8/06/2008 às 5:05 pm

    O pessoal força a barra. A MS já expandiu a garantia do Windows 2000, 98 e NT. O critério que ela leva em consideração é o número de usuários do sistema, que ainda é muito grande no XP graças à bomba do windows Vista. O crescimento do Linux em UMPCs pode ter influenciado, mas duvido que seja o motivo principal.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 8/06/2008 às 5:59 pm

    O que importa é manter o delírio em acreditar que o pobrezinho Linux consegue “bater” na malvada e cruel Microsoft.

    Alex (usuário não registrado) em 8/06/2008 às 6:16 pm

    Realmente, acho que a Microsoft até pode estar ajustando as suas ações para conter o avanço do Linux. Contudo, acho que só ações de longo prazo. Até acredito se alguém me falar que as características do sucessor do Vista estão (em parte) sendo ditadas para impedir o avanço do Linux. Mas… Quem é que acredita que os usuários irão correr para o Linux se a Microsoft aposentar o XP?

    nilton (usuário não registrado) em 8/06/2008 às 6:26 pm

    somos poucos em relação aos “WINUSERS”mas o avanço de linux é gradual e constante. Se o linux não representa uma ameaça, então porque a MICROSOFT insiste em se meter no OLPC?????

    Tiago (usuário não registrado) em 8/06/2008 às 7:03 pm

    A Microsfot se mete no OLPC por ser um nicho de mercado novo e que pode ser lucrativo. Os sistemas Linux tem muito potencial para desktops, mas ainda precisam amadurecer muito para ameaçar o Windows.

    Fernando (usuário não registrado) em 8/06/2008 às 7:37 pm

    Eu estava vendo o site do w3schools.com hoje e eles oferecem estatísticas dos sistemas operacionais utilizados para acesso. É claro que podem haver diferenças em relação ao resultado real, mas podemos ter uma idéia com essa estatística.

    Infelizmente o nosso Linux não está crescendo, está quase constante na média de 3.5% de utilização: http://w3schools.com/browsers/browsers_os.asp

    Acho que a Microsoft não está se preocupando em “tomar” 3.7% do mercado, considerando que ela tem 90%. Se ela fez isso com o Windows XP tenho certeza que foi pressão de empresas muito grandes que utilizam ele ou algo parecido.

    Eu acho que você interpretou mal a estatística, ela diz respeito especificmente aos acessos de usuários ao próprio site w3schools, o que não é algo muito representativo quando se deseja avaliar o conjunto de usuários da web. Outros sites de assuntos especializados teriam resultados bem diferentes destes que você apontou.

    Dito isto, concordo, entretanto, que a fatia de mercado do Linux nos desktops é pequena (mas não com base nesta estatística do w3schools). E discordo que uma empresa em posição hegemônica não se incomoda com a presença de nichos pequenos fora do controle dela.

    LKRaider (usuário não registrado) em 8/06/2008 às 8:47 pm

    Augusto, você teria como disponibilizar os dados de acesso por SO e navegador aqui do Br-Linux? Acho que seria interessante :)

    (se é que já não está disponível em algum lugar e eu não achei)

    Por navegador eu tenho: 55% Firefox, 34% IE, e nenhum outro tem mais do que 3%.

    FatTux (usuário não registrado) em 8/06/2008 às 9:07 pm

    Na verdade, o Linux influenciou sim a sobrevida do XP. Não totalmente, mas certamente ajudou.
    Porque foi ele que em primeiro lugar viabilizou os UMPCs. Sem o Linux, os fabricantes não teriam nem começado com essa idéia. Ainda estaríamos limitados aos portáteis maiores.
    Vejam que tudo começou com o OLPC, que em sua origem não poderia ter existido sem Linux por causa do preço-alvo de 100 dólares.
    Abraços a todos.

    Infelizmente o nosso Linux não está crescendo, está quase constante na média de 3.5% de utilização:

    Onde você enxergou isso? Mesmo que não seja representativa, como observou o Augusto, definitivamente não é isso que mostra a tal estatística. O que todos os dados ali mostram é um crescimento firme e contínuo, com pequenas flutuações normais, mas com tendência sempre crescente, tanto do Linux como do Mac. Ou seja, a MS está perdendo e sua fatia vai continuar encolhendo no mesmo ritmo. É um ritmo bem lento sim, mas firme, e não há nenhum sinal ou motivo no panorama atual e do futuro próximo que indique uma parada ou reversão, muito pelo contrário.

    Fernando, ao que parece pelas estatísticas apresentadas no link, quem está crescendo mesmo – como disse o Augusto, contabilizando os acessos somente ao site em questão – é o Mac.
    Ao que parece o Mac (ou qualquer se seja o nome dado) está crescendo muito, pelo menos nos “estrangeiro”. No Brasil ele ainda aparece bastante tímido – números, números! -, e o sistema “alternativo” mais utilizados em Terra Brasilis certamente é o Linux, seja lá qual for a distribuição.
    Em minha opinião, enquanto a Microsoft não adotar uma base Unix para seu sistema operacional, o Windows estará cada vez mais defasado, principalmente no meio empresarial (e os números?).
    O Windows XP é, sem soma de dúvidas, a obra prima entre os sistemas da Microsoft. E este fato é o que o levará a ser suportado por um bom tempo: as pessoas não o abandonarão. Ele tem tudo que a maioria precisa no momento. Todos os SOs da MS (com exceção do ME) tinham uma vantagem sobre o sistema anterior, algo que os usuários precisavam urgentemente. Já o Vista não mostrou isto. Veio à vida sem um sentido para existir, tadinho ;-)

    Obs: não uso Windows, mas não posso simplesmente desprezá-lo. Seria muito fácil ficar chamando-o de Ruindows – eu também chamo às vezes, mas sem exagero -, mas isto certamente não ajudaria em nada.

    Quem é que acredita que os usuários irão correr para o Linux se a Microsoft aposentar o XP?

    Nunca irão correr todos, mas já atualmente cada dia vai um, e esse um é um trouxa …hmm, cliente a menos da MS, que vai ajuadar a passar os 3,6% para 3,7%, e assim vai. Se passar a vir dois cada dia, é o dobro do prejuízo… Isso é uma ameaça sim, principalmente a longo prazo.

    Fernando (usuário não registrado) em 9/06/2008 às 12:04 am

    hneto,

    Eu tirei isso fazendo uma média simples ( considerando apenas o ano de 2007 e 2008 ). Nada na calculadora, bem por cima. Revi agora e acho que é isso mesmo. Me corrija se eu estiver errado.

    Mas como disse o Augusto, eu interpretei mal essas estatísticas pois se referem apenas ao site w3schools.com. Seria legal se pudéssemos obter esse tipo de dados de outros sites ( não relacionados a Linux ou Windows, para manter a imparcialidade ).

    Assim teríamos um bom panorama de como estão as coisas hoje.

    Enfim, mantenho minha opinião sobre a Microsoft não se preocupando com o Linux no momento. Não vejo o Linux tendo um crescimento grande nos próximos dois anos pois ainda acho que existem muitas coisas que devem ser corrigidas ( principalmente voltado ao usuário final, como a não utilização totalmente do terminal para executar tarefas ).

    Após esse período, ai sim vejo que o Linux pode enfim começar a incomodar a Microsoft, principalmente para sistemas voltados a desktop ( para servidores já incomodamos a muito tempo :-) )

    Gian (usuário não registrado) em 9/06/2008 às 12:57 am

    E rapah… por isso q eu digo..
    soh sei q nada sei…
    linux soh eh bom pra qm sabe mexer..
    nao tem a facilidade na qual o windows tem..
    por isso eh impossivel linux roubar cliente da microsoft assim..
    soh vai pro linux qm eh da area e qm eh muuuuuuuuuuito inchirido..
    e uma coisa q a maioria dos brasileiros sao PREGUICOSOS…
    todos qrem tudo mastigado entao pro linux comecar a roubar cliente da microsoft ele vai ter q evoluir muuuuuuuuuuuuuuito…
    os projectos pagos jah taum atingindo um povinho (digo isso me baseando no q vejo aqui na minha cidade) porem logo esse povinho instala um windows piratex..

    os mussarelas (usuário não registrado) em 9/06/2008 às 2:40 am

    “e uma coisa q a maioria dos brasileiros sao PREGUICOSOS…”

    Quer dizer que somos um povo bundão ? Inferior ?
    Puxa…é terrível ter que aceitar isso, mas infelizmente, o amigo troll acima tem razão.

    a (usuário não registrado) em 9/06/2008 às 5:29 am

    eu acho q a hora ja passou, o vista deixou um espaço monstro para o inserimentos de novos concorrentes no mercado. mas o linux nao estava pronto para os usuarios finais. acho q a MS tem q se preocupar com a MAC q ja tem um sistema muito superior ao deles e só perde no fator preço, por enquanto.
    uso linux a pouco mais de um ano e não vi evolução nenhuma (para o uso em desktops), quando comecei fiquei pensando q ia ter um bum do linux mas… mas a coisa vai a conta-gotas e a informatica na funciona assim.

    André (usuário não registrado) em 9/06/2008 às 7:47 am

    Quem é que acredita que os usuários irão correr para o Linux se a Microsoft aposentar o XP?

    Essa é a mesma pergunta que se fez quando do lançamento do Vista: na ocasião, a FSF lançou o site badvista.org para denunciar todos os malefícios do sistema da Microsoft e convidar os usuários a migrar para o gNewSense, ou seja, eles pensaam que, com o Vista, os usuários iriam migrar para o GNU/Linux; erraram: eles continuaram com o XP. E essa é a realidade: o povo não quer experimentar algo “novo”, tanto que, ainda hoje, conheço pessoas e empresas que ainda usam Windows 98. Logo, se a Microsoft descontinuar o suporte ao XP, para o usuário brasileiro isso será irrelevante: eles continuarão usando desde que funcione.

    devnull (usuário não registrado) em 9/06/2008 às 9:59 am

    O André tem razão.

    Coloquem uma coisa na cabeça: o Windows é ruim, mas não ruim o suficiente para afastar o proto-usuário :)

    eu aproveitei a época de migração para o viste e migrei completamente para o linux.

    não me arrependi, aprendi um bocado, mas acabei voltando para o XP pela questão de drivers e de produtividade.

    O vista foi uma boa oportunidade para o linux seduzir mais usuários, mas para isso tem que se profissionalizar mais do lado desktop.

    Mauro (usuário não registrado) em 9/06/2008 às 10:19 am

    O usuário comum ‘volta’ para o XP porque ‘Windows é de graça’. Eu gostaria de ver essas estatísticas de acesso comparando gnu/linux, windows legítimo, windows pirata e mac…

    (http://articles.tlug.jp/Windows_Is_Free)

    Quer ver o gnu/linux crescer ? Combata a pirataria. Começe em casa.

    Ricardo Carraro (usuário não registrado) em 9/06/2008 às 1:44 pm

    Não sei porque tanta agitação pros usuários do Windows virem pro Linux. Vem que quer, sem forçar a barra. Já dizia aquele velho ditado: “Antes só do que mal acompanhado”. O Linux teve forças pra chegar aonde chegou sem estes apelos ridículos. Ficar implorando pra usuários Windows virem pro Linux é sinal de fraqueza. Vamos parar com isso.

    MÁRCIO GOMES (usuário não registrado) em 9/06/2008 às 3:37 pm

    NÃO SEI SE É UMA CARACTERISTICA DO BRASILEIRO,MAS EU GOSTO DAS COISAS BEM MÁTIGADAS E DE FÁCIL MANUSEIO,GOSTO DE PRATICIDADE,USO ATALHO EM QUASE TODOS OS PROGRAMAS EM QUE TRABALHO E NÃO TERIA O MESMO RENDIMENTO SE EU TIVESSE QUE FICAR TECLANDO COMANDOS,SE O SO XP NÃO FOSSE GRATUITO ACREDITO QUE MESMO ASSIM MUITOS PREFERIRIAM COMPRA-LO EU ALUGARIAM, DE UMA FORMA OU DE OUTRA O LINUX SÓ VAI COMPETIR COM MS QUANDO SE CRIAR UMA INTERFACE MAIS DINÂMICAE CHEIA DE FACILIDADE PARA O USUÁRIO MENOS CAPACITADO QUE VEM CRESCENDO A GALOPE,ENTÃO A TENDENCIA É DE AUMENTAR OS USUÁRIO DO WINDOWS (XP)NÃO TENHO NADA CONTRA O LINUX ACHO QUE ELE TEM UM POTENCIAL ENORME E QUE PODERIA SIM DESBANCAR O MS SE FISESSE ALGUMA COISA EM RELAÇÃO AO FÁCIL MANUSEIO POR PARTE DOS LEIGOS!!

    MÁRCIO GOMES (usuário não registrado) em 9/06/2008 às 3:42 pm

    ESTAMOS ESPERANDO PARA QUE POSSAMOS TEM UMA SEGUNDA,TERCEIRA…OPÇÃOEM OS,POIS O LINUX DÁ UM BANHO NO WINDOWS QUANDO O ASSUNTO É SEGURANÇA E SERIA MUITO INTERESSANTE TER O LINUX COMO UMA OPÇÃO VIÁVEL!!!MAS ANDE LOGO ANTES O MS TAMBÉM OFEREÇA UMA OPÇÃO MELHOR EM SEGURANÇA SEM PRECISAR DESSES ANTIVÍRUS!!!

    “SE O SO XP NÃO FOSSE GRATUITO ACREDITO QUE MESMO ASSIM MUITOS PREFERIRIAM COMPRA-LO EU ALUGARIAM, DE UMA FORMA OU DE OUTRA”

    Parei por aqui kaka!!

    Mr. Payback (usuário não registrado) em 9/06/2008 às 5:42 pm

    Na verdade, é uma triste constatação, o usuário brasileiro médio é aquele que vai usar XP piratex em micro de 2ª/3ª linha do Paraguai porque é “mais barato”. Mesmo com todos os travamentos e problemas, aqui no Brasil ainda tem muitos que se acham os espertões, porque não pagaram pelo Windows e pagaram pouco pelo hardware.
    Sinceramente, uma das coisas que a base de usuários de sistemas operacionais livres deveria fazer é incentivar que se você quer ou precisa de software proprietário, COMPRE-O e principalmente, denuncie quem não o faz. Principalmente aqui no Brasil, enquanto não mexe no bolso, o pessoal não se mexe mesmo.
    Uma vez em uma discussão com um ex-colega de trabalho que insistia que “Windows e o modelo proprietário é melhor” porém sem argumentos que saíssem da trollagem pura e suja, eu perguntei “Legal, você acha que o correto é usar Windows XP professional, MS SQL server, Visual Studio, MSOffice, Corel e Adobe certo? Agora estes softwares valem bem mais de 3 vezes o valor do seu hardware, tendo em base isto, você pagou por todo este software para realmente afirmar que o modelo proprietário é melhor?”
    Em resumo, de graça (roubado) tanto faz os problemas… queria ver usuário gastando 1500 reais em hardware, outro tanto em software, e aguentar estes problemas quieto.
    O Vista é um sistema operacional péssimo, pesado, que lembra o Me em termos de estabilidade, mas não se iludam que isto vai desestimular os idio.. digo, “usuários cativos da base instalada microsoft”.
    Eles insistem e vão insistir no Windows, como sempre insistiram desde o 3.11, 95, 98, Me, XP e agora Vista.
    Claro, o software livre está se consolidando, ainda não chegou de sola no desktop e sinceramente nem acho que isto ocorrerá – será uma marcha lenta e longa, a Microsoft vai perder a hegemonia, e sim, o software livre incomodou, incomoda e incomodará bastante o império de Redmond, não importa o quanto eles se façam de bonzinhos com estas iniciativas “livres” deles.

    Fantasmazul (usuário não registrado) em 9/06/2008 às 5:51 pm

    Não acredito que tenha sido o Linux a fazer a Microsoft prorrogar o suporte ao Windows XP, mas claro que ele teve sim sua parcela.

    Com isso a Microsoft entra no Mercado dos UMPCs e de quebra frea o avanço do Linux, é matar um coelho e deixar um pinguim manco com uma cajadada só.

    Atribuir o sucesso do Windows a pirataria… eu não vou nem comentar essa bobagem.

    Podem ficar tranquilos, o Linux nunca chegará a ser um incômodo enquanto determinados Drivers/Jogos/Programas existirem só para Windows, pois isso restringe a liberdade do usuário que tem vontade de fazer algo que não é possível nem mesmo pagando.

    Fred (usuário não registrado) em 9/06/2008 às 8:44 pm

    Acho que o Linux deve ter como o parâmetro de facilidade o Mac OS X e não o XP e o vista. Por que sempre comprar um a outro? Por que sempre rotular o Linux como possível ameaça ao Windows.

    Vamos deixar o Linux ainda mais amigável. E pronto, devemos esquecer o Windows.

    a (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 9:44 am

    o sucesso do windows nao é graças a pirataria, nao olhemos só nosso quintal. no brasil a pirataria corre souta entre usuários domésticos, mas a coisa é mais séria nas empresas e instituições em geral. sem falar q muitos computadores são vendidos com a licença windows embargadas. e em países de primeiro mundo os preços das licenças nao são tão absurdas em comparação ao poder aquisitivo do “povão”.
    a questão não é trazer usuários do windows, mas sim afirmar o linux como opção viável. Hoje eu nao diria ao meu irmão, por exemplo, “nao precisa comprar o vista, instala o linux”. pois sei q seria inviável pra ele.

    Mr. Payback (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 1:12 pm

    100% do sucesso não apenas do Windows como de todo o modelo proprietário não é devido à pirataria, porém que isto tem um belo peso, isto tem sim, só quem é ingênuo ou novo na área acredita NESTA BOBAGEM que 100% do mundo corporativo/governo é totalmente legalizado e que pirataria só é difundida no ambito particular.
    Não falo apenas de micro/pequenas empresas de 2 funcionários não, mas empresas de mais de 1000 funcionários e até mesmo maiores. Claro que não é relaxado como o mundo doméstico, porém sempre tem um visual studio aqui, um project ali, um windows server acolá claro, “só pra testar”.
    Agora, mesmo que isto fosse verdade, e apenas houvesse pirataria com os usuários particulares, isto cria reforça a velha falácia da “facilidade porque é a maior base instalada” e um empurrão daqueles para insistir nisto no ambiente corporativo e não procurar alternativas.
    Agora, 100% de mercado nunca nenhum vai possuir, isto é fato. Houveram raros casos onde a própria Microsoft acabou pegando o mercado por ter uma solução melhor, vide Real Player e Netscape, porém que o fato do office , Windows, e para quem lembra o DOS serem fáceis de copiar a ajudaram muito a crescer.

    bebeto-maya (usuário não registrado) em 16/06/2008 às 11:21 am

    eu acho q a hora ja passou, o vista deixou um espaço monstro para o inserimentos de novos concorrentes no mercado. mas o linux nao estava pronto para os usuarios finais.

    Infelizmente, como sempre. A cada nova versão isso acontece. Foi assim com o Windows XP e…O linux não estava pronto. O mesmo com o Vista e…O Linux não estava pronto. Dificilmente, qualquer previsão, tenha valoe científico nessa área.

Este post é antigo (2008-06-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.