Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux Magazine de setembro: rastreando invasores

“A Linux Magazine de setembro já está nas bancas e explora o mundo da computação forense. Depois que o seu servidor é invadido, é preciso rastrear as ações do invasor para desfazer os danos e evitar novos ataques.

SISTEMA DE RASTREAMENTO: O Live CD BackTrack é uma verdadeira plataforma de computação forense. Ele contém o Sleuth Kit, que ajuda a determinar que áreas do sistema foram alteradas pelo invasor.

UNDELETE: Ferramentas como o Scalpel e o Foremost são uma mão na roda para recuperar arquivos importantes que tenham sido apagados pelo agressor – mesmo que o sistema de arquivos não ajude.

JANELAS QUEBRADAS: Até sistemas Windows invadidos podem ser recuperados por ferramentas do Linux.

IGUAL À POLÍCIA: A Open Computer Forensics Architecture foi desenvolvida pela polícia holandesa e é usada por especialistas forenses ao redor do mundo.

E mais:

Papo de Botequim 2.0: Julio Neves está de volta à Linux Magazine, e mostra agora como modernizar seus scripts shell com o Zenity.

REDES: De olho nos logs com o plugins check_logfiles do Nagios.

SEGURANÇA: O sistema de permissões do Linux pode ser insuficiente em ambientes de produção complexos. As ACLs oferecem uma alternativa bem mais flexível.

Appliance VoIP: Avaliamos um appliance VoIP equipado com Linux e Asterisk que pode ajudar sua empresa a reduzir o consumo de energia, facilitar a manutenção e diminuir custos operacionais com telefonia.

LPI nível 2: Na décima quinta aula preparatória para a certificação, trate a segurança do sistema em roteadores com NAT, proteja servidores FTP e OpenSSH e use os tcp_wrappers para assegurar que máquinas maliciosas fiquem fora da sua rede.

Veja também:

  • AJAX: Crie tabelas reordenáveis e outros tipos de dados dinâmicos em suas páginas e entenda as melhores tecnologias para cada tarefa.
  • As novidades do kernel 2.6.26.
  • Razões do desastre do OpenSSL nos sistemas Debian.
  • Augusto Campos relata a revolução do uso dos netbooks em sua vida profissional.
  • Saúde, Software Livre e dinheiro: Conheça a Veus Technology e veja como ela está ganhando dinheiro com Software Livre.

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Só acho que a Linux Magazine foi muito infeliz nesta capa… Hackers?? Prefiro a palavra Invasores para isso que ela está definindo aí.

Este post é antigo (2008-09-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.