Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o Inkscape 0.46

“A Comunidade Inkscape está anunciando hoje o lançamento da nova versão do seu editor de gráficos vetoriais. O Inkscape 0.46 é uma atualização que inclui suporte nativo a PDF. A implementação de suporte a PDF no Inkscape provê uma solução fácil e de código aberto para a edição de PDF.

Diversas novas características e melhorias de performance estão incluídas nesta versão. Os diálogos agora têm a habilidade de serem acoplados na janela de edição. Os gradientes podem ser editados diretamente na figura. A nova ferramenta Balde preenche áreas com determinada cor. Uma nova ferramenta de Caixas 3D ajuda a criar objetos com perspectivas corretas. A nova ferramenta Esculpir provê um método intuitivo para editar caminhos e desenhar objetos. A opção de Efeitos Sobre Caminho pode criar “Pincéis” e vários tipos de efeitos orgânicos sobre Caminhos. As melhorias na gestão de cores inclui o suporte para outros sistemas de cores além do sRGB. A maioria dos filtros de SVG estão implementadas, e um poderoso utilitário é fornecido para edição de filtros.”

Enviado por Valessio S Brito (valessioΘgmail·com) – referência (br.gnome.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    claito (usuário não registrado) em 26/03/2008 às 11:58 am

    Esse programa ta ficando nota 10.

    Márcio Pessoa (usuário não registrado) em 26/03/2008 às 12:09 pm

    Conforme noticiado anteriormente nessa versão também será possível trabalhar com arquivos do Corel Draw com o uso da ferramenta UniConvertor.
    Acredito que o recurso de edição de PDF aliado com a popularidade dos gráficos CDR alavancará o InkScape de forma massiva.

    Eu já estava usando na versão Beta e digo que realmente o Inkscape está se superando, sobre a importação de gráficos CDR funciona bem, desde que não haja textos no original, só se consegue importar caminhos vetoriais. Ele está chegando perto de ser uma ótima opção para editoração, que pra mim seria ótimo (pois não gosto do Scribus), só falta melhorar a formatação de texto.

    Inkscape é fenomenal. Sua ferramenta de desenho caligráfico é uma das melhores para desenho estilo cartoon que há, mesmo com mouse ao invés de tablet.

    Eu só sinto um pouco de falta da criação automática de curvas bézier de controle editáveis para cada path criado, como no Xara, Corel ou Illustrator. Recurso que também seria ótimo para strokes no Gimp. Acho que ambos os softwares estão esperando implementar isso com base em suporte do backend comum cairo…

    cristo (usuário não registrado) em 26/03/2008 às 1:19 pm

    Maravilha, nem digo em relação ao uso de CDR (já que nem uso dessee tipo de arquivo), mas pelos recursos apresentados, logo logovou substituir o gimp para desenho, já que svg como é vetorial se mantém constante ao contrário de formatos em foco de matrix.

    Roberto Bechtlufft (usuário não registrado) em 26/03/2008 às 1:31 pm

    Eu usava o GIMP para as poucas necessidades que tenho de edição gráfica, mas depois que conheci o inkscape me apaixonei. Só falta o CMYK, né? Mas parece que é culpa do formato svg.

Este post é antigo (2008-03-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.