Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


L-Series OS: plataforma pra servidores

“L-Series OS não é mais uma distribuição nova, é mais um “Gentoo com esteroides”. Pra quem já é familiar com o Gentoo, nada muda. Pra quem não é, está aí uma oportunidade de empregar as mesmas idéias em outras distribuições. Uma das melhores funções é a possibilidade de você instalar, customizar, remover/instalar softwares, e depois criar um snapshot do servidor em forma de ISO com instalação para usar nos próximos servidores. Ainda falta alguma documentação no site, mas já tem bastante. Para quem quiser testar, instalar numa VM ou não, veja mais detalhes do projeto em http://www.lseriesos.com/”

Enviado por Ramoni (andre·ramoniΘgmail·com) – referência (lseriesos.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 6:50 pm

    Oh só aqui para curtirem MAIS UMA DISTRIBUICAO LINUX.

    jeferson (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 8:19 pm

    Essa idéia de snapshot da configuração em iso é simplesmente perfeito. Image só o tempo que se poupa gerando um snapshot diário. Em caso de problema a resolução do problema é praticamente imediata… vale a pena estudar mais sobre o assunto.

    Abraços
    Jeferson Santos
    http://www-linux.blogspot.com

    eu mesmo (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 8:29 pm

    Alguem sabe se existe esse lance do snapshot para outras distribuições? Era isso que eu estava precisando para um recover completo a jato.

    Otávio Souza (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 9:04 pm

    ô, eu mesmo
    esse negoço de recover a jato, já tentou com Ghost?

    Ou então, faz você mesmo um, é só copiar as pastas da /, fazer uma modificações, pegar um sistema pra poder instalar lá e criar a ISO :p

    “Uma das melhores funções é a possibilidade de você instalar, customizar, remover/instalar softwares, e depois criar um snapshot do servidor em forma de ISO com instalação para usar nos próximos servidores.”

    Basicamente é isso que estou fazendo no GoblinX, mas em um desktop em vez de um servidor.

    Ramoni (usuário não registrado) em 26/03/2008 às 11:03 am

    O “snapshot” nada mais é do que um tar do / excluindo os varios diretorios irrelevantes. Depois, esse tgz é colocado num livecd que executa um script de instalacao, que nada mais eh do q particionar, formatar, descompactar e configurar o bootloader.
    Claro que da pra fazer em qualquer Linux. Como eu uso Gentoo, fiz isso no gentoo… com um comando eu gero o cd de instalacao novo por dentro do proprio sistema… e em servidores que possuem gravador de cd eu ate gravo na midia e deixo la.

Este post é antigo (2008-03-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.