Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Kacique 8 beta1: continuando o Kurumin?

“Atualmente o unico projeto ativo que tem como objetivo manter a linhagem do Kurumin com repositórios Debian “via” é o Projeto Kacique. A proposta dos desenvolvedores é criar uma distribuição atípica, que seja diferente e realmente relevante para os usuários de software livre e aqueles que desejam uma opção mais viável ao Windows. Depois de 3 meses de trabalho duro foi lançado o primeiro fruto real desse projeto, o Kacique 8 Beta 1.

Para mais informações sobre o sistema: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kacique_Linux Este ainda é o beta 1 do sistema, mas está bastante estável para uma versão beta. Porém a muitas coisas a melhorar e o sistema tem que ficar mais leve. E para isso os usuários podem dar as suas sugestões, fedbacks e criticas no fórum oficial do Kacique Linux:

http://kaciquelinux.forums-free.com/”

Enviado por Fabio Farias da Costa (fabio_g12vcΘhotmail·com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fenor (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 3:25 pm

    A galera gosta de criar distribuição nova hein….
    hehhehe
    Mas é isso aí, parabéns.

    Filipe (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 4:00 pm

    Mais um projeto que moverá uma parcela de usuários/colaboradores.
    Eu não concordo com esse tipo de criação de novas distruições baseadas nisso ou naquilo, tanto é que em um projeto que *preciso* modificar algumas coisas profundamente, não criei uma *nova distribuição*, somente customizei as diversas necessidades e mantive uma base sólida e confiável de uma distribuição grande.

    Caio Ariede (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 4:11 pm

    A única coisa que eu tenho medo, e me faz lembrar é a situação das distribuições que vem com os computadores populares (aka PC do Milhão).

    Talvez se juntassemos em comunidades menores, menos distribuições, seria melhor.

    No entanto, parabéns.

    André (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 5:31 pm

    Por que a página na Wikipedia foi marcada para eliminação?

    André (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 5:34 pm

    E que “Licença de Software K” é essa? Procurei e não achei nenhuma referência sobre…

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 5:36 pm

    O apogeu do kurumin passou, como o próprio criador deixou bem claro, hoje temos o Ubuntu.Acredito que isso aconteceu porque o Kurumin era um projeto pessoal do Morimoto, e como tal, não poderia durar pra sempre. Pelo que vi do novo NG, a qualidade da distribuição caiu bastante, mas essa é apenas a minha opinião. Acredito que o kurumin cumpriu seu objetivo, até mais, tornou-se um projeto pessoal que extrapolou seus fins. Com relação ao kacique, me pergunto porque não usar Debian no lugar do mesmo ou ainda Ubuntu. Não consigo ver um foco para esta solução.

    Joao Ninguem (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 6:26 pm

    Do forum

    “o meu tá dando erro na hora de abrir o kde, e está pedindo senha… se alguém puder me informa, por favor”

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 6:28 pm

    Muita gente começou no Linux pelo Kurumin, eu mesmo, achei bem melhor uma distro brasileira, mesmo que tinha outras em português, achei mais confiável, sei lá, ou isso ou nacionalismo, hehe

    Fabio (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 6:45 pm

    Olá pessoal! Sou o cara do artigo.

    É o seguinte, esses comentários eram esperados, porém o Kacique não é de forma alguma “mais uma distro” pois…

    *Um kernel linux personalizado, mais leve, rápido e com vários pachts, que nós apelidamos de “Ex 1.0″
    *Painel de Controle: O sistema vem com painel de controle novo que torna mais facil agennte administrar o sistema.
    *SIM- é os Ícones Mágicos que facilita ao extremo a instalação de programas e teve o nome trocado (de Ícones Mágicos para SIM) por causa de questões de copyright e o verdadeiro Ícones Mágicos (oficialmente) é o do Kurumin NG.
    *Scripts: Você vai encontrar scripts que facilitam várias tarefas

    “Porque não usar Debian ou Ubuntu no lugar do mesmo?”

    Porque o Debian é muito “cru” para o usuário final (o publico-alvo do Kacique) e o Ubuntu em sí é uma distro pesada, não tem suporte a softmodens, impressoras, codecs, drivers além de usar o SchashFS (é assim que se escreve?) ao invés do cloop, que resulta em um sistema basicamente do mesmo tamanho mas com menor numero de softwares e acessórios.

    A LSK é uma licença estilo BSD baseada na Licença MIT e se você leu o texto no wikipédia, sabe suas vantagens. (PS: Foi criado para o Kacique e softwares feito por desenvolvedores porém pode ser utilizada por qualquer desenvolvedor).

    O Kurumin NG é basicamente um Kubuntu com tema diferente, seleção de aplicativos diferente e Ícones Mágicos e…nada a mais; e ninguem disse “Mais uma distro…” (PS: Não quero polemizar).

    Marcos Elias (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 7:33 pm

    O Kurumin no Brasil fez o que a Conectiva não conseguiu! Não dá pra tirar os méritos da distro.

    Vejo o Kurumin como um Knoppix voltado ao público brasileiro, tocado por brasileiros.

    O Knoppix é baseado no Debian, porém roda como liveCD e tem um ótimo sistema de detecção de hardware. Usar o Knoppix dá a idéia de estar usando um Kurumin em inglês, sem ícones mágicos nem os scripts adicionados pelo Morimoto e colaboradores.

    Em muitos casos eu digo que ODEIO o Ubuntu, geralmenet ele demora mais para iniciar do que o Kurumin ou Knoppix.

    Não dá pra tirar os méritos das distros pequenas, quem quer que as chame de personalizações – o que importa é que elas atendam ao seu público.

    Virei fã do Kurumin, fã do Knoppix, e fico feliz em ver o projeto ser útil a mais pessoas, mesmo com a morte do Kurumin.

    Tanto é que para fazer algumas tarefas de manutenção em PCs de amigos, uso o que, um remaster do Kurumin, com várias coisas adicionadas e outras removidas – o que não dá pra chamar de distro, mas deixa de ser o kurumin original.

    Eis o software livre, não podemos nos fechar e dizer que existem muitas distribuições e que não é legal surgirem mais. Cabe à seleção natural separar aquelas que duram e vão pra frente daquelas que não passam de projetos ou entusiasmos sem interesse real, ou sem patrocínio para se manter.

    Diego Miranda de Andrade (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 8:06 pm

    Saluton, Bonnan Tagon!

    Gostei na notícia que tive a respeito do Kacique, achei uma ótima idéia, mas tenho algumas críticas construtivas a fazer.

    Atualmente uso o Ubuntu(mesmo sendo slow motion) gosto da filosofia dele etc. Penso que um Linux Nacional seria uma ótima idéia. Só penso na idéia que os desenvolvedores do mesmo agrupem o máximo de pessoas para ajudarem além de patrocinadores. Um projeto não se apoiará por si só em um entusiasmo. Infelizmente no Brasil as pessoas preferem piratear e usar telas azuis a ser ético e usar um sistema estável. Penso que talvez pudessem ficar só com as distribuições internacionais, e perguntaria e o Brasileiro faz algo diferente?

    Precisa-se de incentivo e apoio, muita força, estou disposto de ajudar em críticas de usuário.

    Grande abraço n`alma!

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 10:34 pm

    Apóio a continuação do projeto do Kurumin. O Morimoto, na sua distrô, teve um cuidado especial ao suporte dos hardwares mais usados no Brasil (o Ubuntu, desde sua primeira versão, não dava suporte a mouse serial, capotava em computadores mais antigos, entre outros).

    Considero o Kurumin a distro mais maleável que já mexi, satisfazendo a usuários iniciantes e avançados com maestria.

    Só me estranha o fato da Wikipedia querer excluir a página sem colocar uma justificativa na aba de discussão. Alguém tem uma teoria da conspiração sobre isso?

    Anderson (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 10:55 pm

    Vão aqui algumas singelas opiniões:

    Creio que seria mais viavel utilizarem o kernel Omnislash do Hqxriven, que é um dos melhores em desempenho.
    Se as duas distros derivadas do Kurumin se unirem teriam melhores resultados.
    Por fim acredito que tornaria a distro ainda mais interessante o uso do Kde4.1 com configurações otimizadas (tal como o velho Kurumin).

    Anderson (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 10:56 pm

    Vão aqui algumas singelas opiniões:

    Creio que seria mais viavel utilizarem o kernel Omnislash do Hqxriven, que é um dos melhores em desempenho.

    Se as duas distros derivadas do Kurumin se unirem teriam melhores resultados.

    Por fim acredito que tornaria a distro ainda mais interessante o uso do Kde4.1 com configurações otimizadas (tal como o velho Kurumin).

    Adelar da Silva Queiróz (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 10:05 am

    Com toda esta empolgação pra elaborar distros tbm quero ter a minha..:)…
    acho que tornar o ambiente GNU/Linux mais perto do usuário final eh o mais sensato. Vejamos, por exemplo, o Ubuntu, que apesar de ser inicialmente voltado a usuários finais, possui casos de aplicação como plataforma de desenvolvimento comercial (conheço alguns…).

    Fabio (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 10:32 am

    Olá galera.

    Quero pedir perdão a todos e peço que evitem baixar o Kacique 8 Beta 1 pois foi encontrado uma falha no boot que está impedindo a criação do UnionFS, o que impossibilita o sistema criar as pastas necessárias para o funcionamento do sistema, inclusive a pasta “home” da conta “Kacique”.

    A principio era para teste interno, porém já que apreciamos os nossos usuários, liberamos o Beta1 para utilização publica, porém já que ocorreu esse problema nós pedimos que os usuários não baixem o Kacique 8 Beta1.

    Porém já estamos trabalhando para corrigir esse problema e aproveitando para deixar a distro mais leve e implementar mais algumas coisas.

    Então peço que as pessoas baixem apenas o Beta 2, porém o projeto está de pé e evoluindo costantemente.

    douglas(cronnosli) (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 5:26 pm

    O Kurumin foi um marco para o linux no brasil e no mundo.

    Pois elevou o brasil a potência quando se fala em software livre e Linux.

    Não é dificil de lembrar minha gente que A presidencia, o senado, o exercito a pretobras, e muitas outras empresas, desenvolveram servidores interno baseados no kurumin e seus incriveis icones mágicos algo quase inédito na época…

    antes do kurumin linux não era respeitado por aqui.

    E no começo muita gente pricipalmente o montante RedHat, Conectiva, Mandrake…. , falaram coisas como estas que estão falando aqui…

    por isto apoio a iniciativa espero que de certo.

    Estão de Parabens!!!! continuem assim e quem sabem terão uma grande distro nas mãos!

    Somos o expoente do SL, e fazemos coisas que os outros temem fazer….. fui longe!

    Espero que tenham melhorado em relação ao Kurumin 7, pois o NG, para mim, foi decepcionante, pois melhorou apenas as aparências, regredindo na essência.

    Enquanto não surge uma nova distribuição, continuo usando o Kurumin 7, tanto no Desktop quanto no Notebook, mas já estou testanto outras distribuições.

    Quanto a questão da wikipédia, observe que, como distribuição nova, ele parece não atender aos requisitos de relevância enciclopédica. Como dizemos lá: primeiro cresça e apareça, depois terá um artigo.

    leonardo (usuário não registrado) em 2/11/2008 às 2:53 pm

    Creio que o Kurumin NG perdeu tudo que tinha de bom. Testei o NG e reparei que não existe mais o CLica-Aki, usam o próprio painel do Kubuntu. Não existem mais scripts, nem suporte a softmodems. Estou até agora procurando o que não havia no Kubuntu que existe no NG. Só reparei na troca do papel de parede. Até os ícones mágicos viraram uma piada. O Kurumin 7 era bom, diferente. O NG sim, não acrescenta nada. Se o Kacique conseguir trazer esse velho Kuruma de volta, não tenho dúvida, fico com ele.

    Laércio Carvalho (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 4:30 pm

    Concordo com a galera que fala que o NG, realmente, não acrecentou nada em relação ao kubuntu pra mim não passou de vapoware. o kurumin 7 sim é muito bom pois ele jah foi constituido numa plataforma mais estável da debian naquele momento mantendo toda a filosofia de trabalho que jah havia com os antigos “kurumas”.
    Eu sei que nessa hora aparece muita gente pra criticar e pouca gente trazendo alguma contribuição positiva em forma de feedbacks produtivos e desenvolvendo novas coisas.
    Mas o Leandro é uma pessoa difícil de se relacionar não digo isso por experiencia propria mas porque eu acompanhava as respostas duras que ele dava nos usuários desde o kalango.
    Aí o que ele fez mal saiu do “Magic OS”, se eu não me engano esse era o nome de seu novo projeto( que no resumo só mudava o nome) e virou desenvolvedor do Kuruma.
    Disse que traría idéias novas, nesse caso para o kuruma não foi idéias produtivas, e piorou um projeto consolidado.
    Respeito muito a galera que desenvolve voluntariamente o Kurumin NG se ainda forem os mesmo saberão o meu respeito que eu tenho por eles mas sairam do foco.
    Em tempos de terminar os live-cds para futuros live-dvd ou quem sabe um dia live-bd, se o kurumin ainda fosse uma distribuição resumida mas que trouxesse toda aquela flexibilidade que ele trazia com os seus icones mágicos eu escolhería ela.
    Pois Leveza, flexibilidade na configuração(foi o q interessou os remakes de governo, exercito entre outros) e no futuro entendimento de seus futuros desenvolvedores. Só a idéia inicial do Kurumin tinha.
    Se vocês conseguirem algo como jah acontece no Big Linux que apesar de usar a base do kubuntu ele não saiu de sua filosofia de desenvolvimento vocês ganharam o meu respeito e, acredito de uma nação também.

    Boa Sorte e espero que sejam criativos!
    Arcano Mephisto(Laécio Carvalho)

    Anthony Marciano Collucci (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 12:53 pm

    Fabio

    Apoio sua ideia, e estou pronto para colaborar, mas uma duvida o linux e licensiado com a licensa GPL, que diz que voce pode alterar o que quiser desde que libere o codigo, e licencie ele como GPL, voce nao esta quebrando a licensa ao licenciar com a lSK? so uma duvida mesmo…

    att,

Este post é antigo (2008-10-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.