Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Jogos! Porque nem tudo é tela preta

“Em minha primeira participação no Almanarch publiquei este artigo no qual gostaria de abordar um tema que acaba por assustar muitas pessoas que cogitam a idéia de utilizar Linux em suas máquinas. Muitos conseguem facilmente entender as vantagens do software livre em termos de segurança, qualidade, estabilidade, preço dentre outras, porém acabam por temer uma ou outra coisa. Neste artigo focarei aqueles que temem usar o Linux como sistema operacional padrão por achar que não vai mais poder se divertir com jogos.

No Arch Linux não é difícil resolver este problema, já que os repositórios estão repletos de jogos prontos para animar o seu dia ou momento de ociosidade. Jogos estes que vão desde os mais simples e clássicos, até mesmo simuladores de vôos repletos de ambientes e gráficos em 3D.”

Enviado por Marcelo Cavalcante Rocha (kalibslackΘgmail·com) – referência (marcelokalib.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    enquanto não tiver os blockbusters no linux, vamos ter que confiar no wine ou ter uma partição windows. Não é só questão de ter qq jogo, tem que ter os jogos top.

    Limao (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 11:27 am

    E top não só em qualidade, mas sim top em propaganda. Não vejo nenhuma empresa fazendo propaganda de jogos no Linux.
    Se Java fosse bom o suficiente … … …

    Guilherme (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 1:53 pm

    Nooossa, eu não acredito que estou lendo esse artigo, caraca, eu achando que ele ia dar assim uma super novidade que eu poderia jogar meu Diablo 2 tranquilo diretamente no Linux… Se for por jogos deste nivel eu continuo jogando paciencia no windows ou acesso qq site que tenha jogos em flash legais e pronto.

    Jogo não se descute, cada um tem o seu! SO tambem, e enquanto windows e linux não forem equivalentes não adianta tentar abranger o maior numero de usuários. Continuo com a ideia que o ideal para um usuário final é um Windows bem configurado e devidamente protegido. Mas não vou negar que para velocidade de conexão o Linux da Show em cima do Windows, mais com eu disse… vai do que cada um quer, e o mais abrangente e intuitivo continua sendo o windows.

    Ainda não creio que li esse artigo e o meu comentário ficou maior que ele próprio!!! Detesto quando clico em um link achando que vai ser interessante e caio numa frustação dessas!

    André Machado (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 5:33 pm

    Somente gostaria de destacar um ponto do excelente artigo:

    Vale lembrar que neste artigo meu foco não é incentivar o uso exclusivo destes roms, já que estes são disponibilizados apenas para testes, onde caso você não tenha o game original, deverá manter o rom em seu computador por apenas 24hs por medidas legais.

    Na verdade, essa história de que você pode ficar com um software “genérico” até 24 horas e depois apagá-lo não existe, conforme é explicado neste link:

    Outra lenda urbana é a “regra das 24 horas”, que é uma mentira criada para divulgar e estimular a pirataria. Segundo esta regra, qualquer pessoa poderia instalar um programa pirata no PC e teria 24 horas para testá-lo e, após este prazo, teria de apagar o programa ou então a sua instalação seria considerada pirata. Isto não existe. Qualquer programa que você não tenha licença para usá-lo é pirataria. A maioria dos fabricantes de software disponibilizam versões “demo”, “trial” ou “shareware” de seus programas, para que justamente o usuário possa testá-lo durante um período razoável de tempo

    Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/523

    Assim, mesmo que você tenha uma ROM de um jogo de um videogame antigo, sendo que nem o jogo nem o videogame são mais comercializados, se você não tiver uma licença válida para usar essa ROM, ou se a licença não permitir o tipo de utilização proposta pelo autor do artigo, você, infelizmente, estará cometendo um crime.

    Isaac (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 7:46 pm

    Jogos no Ruindow$ são quase 90% do gênero FPS, sem falar no upgrade de 2 em 2 anos, então para mim que prefiro videogames, o fato do Linux quase não ter jogos blockbusters, não me diz nada.

    Infelizmente o Linux ainda carece de jogos pra atrair o pessoal e os jogos mais famosos e mais procurados ainda são em sua maioria ausentes na plataforma.

    Uma coisa que visa melhorar a imagem do Linux pra jogos mas que acaba atrapalhando e essa história de que “isso não é mais verdade, basta entrar no repositório xxx e escolher entre centenas de opções”. A maioria são aqueles joguinhos que a gente acha em flash por aí e muitos são alfa e beta com uma usabilidade muito precária. Se for passar um filtro nos jogos que agradam a grande massa, não sobra quase nada. Agrada os geeks e o público que joga ocasionalmente, mas os maiores usuários de jogos não estão interessados nisso.

Este post é antigo (2008-09-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.