Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Java completamente aberto e livre, com o IcedTea

“Em maio de 2007 a Sun liberou o código da maior parte do Java, com exceção de cerca de 5%, parte composta por componentes cujos direitos pertenciam a terceiros que não concordaram em mudar o licenciamento. Na ocasião, a empresa convidou a comunidade a trabalhar para substituir estes trechos.

Um dos projetos que aceitou o convite, já em junho de 2007, foi o IcedTea, da Red Hat, que definiu como meta fazer com que o OpenJDK pudesse rodar sem depender de componentes proprietários, e para isto contou também com o trabalho já disponibilizado anteriormente por outros projetos livres, como o GNU Classpath.

E nesta semana o IcedTea alcançou um marco importante: o conjunto de softwares sem componentes proprietários passou pela primeira vez pelo rigoroso crivo do Java Test Compatibility Kit (TCK), o que significa que inclui todos os componentes necessários e se comporta como qualquer outra implementação do Java SE 6.0. O pacote testado é o mesmo incluído no Fedora 9, o que faz desta a primeira distribuição a incluir o Java livre e aprovado no teste oficial.

A Red Hat tem interesse em integrar melhor o OpenJDK aos seus produtos enterprise e ao JBoss, o que ajuda a explicar a motivação deste investimento – que gera mais código aberto à disposição dos interessados, o que se constituiria no último requisito para desarmar “a armadilha Java”, nas palavras de Richard Stallman.”

Enviado por Julio Pacheco – referência (jboss.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    vpaiva (usuário não registrado) em 20/06/2008 às 2:57 pm

    Será que o gcj evolui agora?

    kill_troll (usuário não registrado) em 20/06/2008 às 3:03 pm

    Pois é Backspace, gora volta para o clan hacker e ensina como modificar o nome da Lixeira no Xp.

    foobob (usuário não registrado) em 20/06/2008 às 3:10 pm

    vpaiva:
    “Será que o gcj evolui agora?”

    E precisa?

    cmd_barbossa (usuário não registrado) em 20/06/2008 às 3:12 pm

    Olha, eu continuo não conseguindo acessar o BB com o F9. Pelo que eu me lembre faltavam aquelas funções de criptografia, que ainda não podiam ser incluídas no ICedTea.
    Testei hj de amnhã e continua não enviando a senha (o teclado chega a abrir, mas nada de autenticar)

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 20/06/2008 às 3:31 pm

    Um belo trabalho esse feito. A Sun liberou o que podia para o OpenJDK, o pessoal da GNU contribuiu com o que pode do Gnu ClassPath, o projeto aceitou, Stallman já abênçoou anteriormente o projeto (a citação “armadilha Java” na notícia foi um flame não mais válido, mas tudo bem), e a RedHat tá finalizando tudo.
    A comunidade só tem a ganhar.

    Rael, a citação da “Armadilha Java” não me pareceu um flame. Ela reproduz quase diretamente o que o Stallman disse quando a Sun liberou a maioria do código do Java, e notou que faltava ainda estes trechos a substituir: “The one last obstacle [which] remains in liberating JDK and disarming the Java Trap completely”

    Kaka muito engraçado o Stallman com aquele disco rigido na cabeça, ele acha que eh santo, rsrsrs.

    Sei que você irá dizer Augusto: “Manda um e-mail pelo link tal…” mas vou falar aqui mesmo para que ganhe mais repercussão. Se existe “site de cabeceira” o meu é o br-linux, sou cadastrado há quase 2 anos (nao lembro), todos os dias é o primeiro site que vejo e no decorrer do dia to sempre dando uma olhada nas novidades. Mas de uns tempos para cá tem sido lamentável ver os comentários por aqui.

    Eu acho Augusto injusto esse bando de merdas vir aqui e anarquizar as matérias e os comentários. Falar que esse caras vieram do meio-bit é ate um elogio, devem ter vindo lá do inferno pra atormentar a gente aqui. E tudo isso sem nenhum critério, o camarada poem um e-mail falso, site falso e fala besteiras a vontade queimando a opinião dos usuários cadastrados que, na maioria das vezes pensam 2 vezes antes de falarem alguma besteira e procuram contribuir com esse site trazendo conteúdo para o mesmo. E ainda por cima, podem e ate moderar o comentário deliberadamente sem nenhum critério.

    E no contexto geral acaba também por denegrir a imagem do br-linux (acredito eu) porque as pessoas vão a cada dia desacreditando no contexto das mensagens. Andei percebendo que aqueles camaradas que tinham um bom comentário andam meio sumidos daqui e isso é mal (acredito eu).

    Uma mudança seria bem vinda no sentido de inibir esse tipo de gente, só comentar/moderar quem é cadastrado. Acredito que todos vão ganhar com isso.

    Miranda, a minha parte é publicar as notícias e prover os meios, mas não tenho como fazer surgir comentários dentro de determinados padrões, nem tenho intenção de atuar como censor ou árbitro.

    Convido você a atuar com freqüência na moderação, de modo a reduzir o destaque dado aos comentários que você não aprova.

    Concordo que os comentários desagradáveis podem afastar determinados leitores, mas ao mesmo tempo penso que leitores que julgam o blog usando como critério o nível dos comentários, e não o das notícias, provavelmente não são mesmo o meu público-alvo.

    Henrique (usuário não registrado) em 20/06/2008 às 5:12 pm

    O nível dos comentários também tem me desiludido de enviar notícias e recomendações aqui para o BR-linux

    Nada pior do que ver o seu artigo recebendo um comentário estúpido após o outro, quando na verdade deveria ocorrer uma discussão saudável. Parece que se está conversando com as paredes.

    Eu escrevo pensando nos cerca de 50.000 visitantes diários, e não nos cerca de 100 a 200 comentários diários (que também são importantes, mas estão longe de ser representativos do público em geral do site).

    Vem dando certo, e o número de visitantes continua crescendo. Se você quiser continuar contribuindo, sugiro que faça o mesmo. Será muito bem-vindo.

    Nada pior do que ver o seu artigo recebendo um comentário estúpido após o outro, quando na verdade deveria ocorrer uma discussão saudável. Parece que se está conversando com as paredes.

    Pelo que vejo não estou só nessa linha de raciocínio.

    Eu também gostaria que todos os comentários fossem sobre o tema da notícia, positivos e acrescentando alguma informação ou reflexão nova.

    Mas não posso me encarregar de redigi-los, e nem pretendo censurar os que não se enquadram na minha visão do que é um comentário de qualidade.

    Nos tempos do Drupal com os coments so para membros era melhor realmente.

    J.R do Dalas (usuário não registrado) em 20/06/2008 às 6:31 pm

    Ahhh miranda…defendendo a “comunidade”…assim que eu gosto :o)

    Henrique (usuário não registrado) em 20/06/2008 às 6:38 pm

    Gostaria de adicionar que meu comentário não foi direcionado ao br-linux, nem a você Augusto. O site tem uma qualidade ótima.

    O que desanima mesmo é a situação dos comentários, e eu me senti obrigado a comentar sobre isso também para reforçar a opinião do Miranda e para mostrar que mais usuários possam ter a mesma opinião.

    Mas chega disso, já se tornou off-topic.

    Tiaggs, os comentários nunca foram restritos apenas aos membros cadastrados. Pelo contrário: sempre foram abertos a todos.

    A sim é verdade me lembrei agora, mas ele já ficavam bloqueados por padão.
    O problema Augusto é que tem muita gente seria que acho que parou de mandar notícias aqui para o Br-Linbux, porque tem sempre os críticos que não gostam de nada(apesar de nem saber o que estão falando), e a notícia ao invés de ajudar acaba atrapalhando pelo grande numero de comentários depreciativos.
    O que vejo nos grandes portais é que fazer comentários é muito mais difícil, justamente para evitar grande parte destes comentários infelizes.

    foobob (usuário não registrado) em 20/06/2008 às 7:00 pm

    Aos que reclamam do nível dos comentários no br-linux: a situação piorou bastante após a parceria com o meiobit. Vários débeis mentais de lá que só sabem gritar “freetard” aos quatro ventos vêem pra cá encher o saco de quem gosta do sistema. É uma migração justa, eu diria, porque muitos daqui também aparecem por lá para tentar conter os avanços do troll-mor que aparecem nos links daqui.

    Eu sou um usuário das antigas, mas não vejo mais motivo para logar formalmente. Hoje me restrinjo a ironizar as contradições e estupidez que alguns soltam às vezes. Às vezes é divertido, mas quando os flames são longos demais, começo a dormir na metade da leitura dos comentários.

    Bom saber que a grande massa de usuários do site se restringe a ler as manchetes. Me dá confiança na raça humana e seu déficit de atenção.

    Tiaggs, você sempre será bem-vindo para comentar, atendendo aos termos de uso. O mesmo vale para todos os demais leitores.

    O panorama mudou. Muitas das pessoas que costumavam comentar por aqui agora tem seus próprios blogs, e eu sou leitor deles – e trago para cá, como notícia, várias manifestações deles. Os comentários continuam à disposição, mas acho natural que as pessoas com mais disposição para escrever prefiram fazê-lo em seus próprios blogs, ou em sites voltados essencialmente às discussões, o que não é o caso do BR-Linux.

    O BR-Linux não é um fórum, e sim um blog. Comentários são bem-vindos, mas não são o meu foco principal. Mantenho termos de uso, e implementei um sistema de moderação operado pelos próprios usuários, para que possa haver controle por parte de quem se dispuser a participar.

    Não tenho intenção de passar a fazer censura prévia ou “aprovar” as manifestações do público, e nem acho que manter menos visíveis as manifestações dos usuários não-registrados teria maior efeito neste momento – se eu mudar de idéia, voltarei ao procedimento antigo. Por enquanto, me parece que os leitores mais chatos são freqüentadores habituais, e rapidamente se registrariam para continuar importunando aos demais, sem a intenção de contribuir para a qualidade das discussões.

    Também não tenho, neste momento, intenção de colocar obstáculos para que o público participe. Antes disso, preferiria tornar os comentários menos visíveis ou acessíveis, medida que já considerei tomar várias vezes, e agora volto a analisar – se os comentários não agradam aos leitores, por que mantê-los associados às notícias?

    Mas, por enquanto, os comentários e o sistema de moderação estão à disposição de quem quiser usá-los, e você está convidado a usá-los bem.

    klein (usuário não registrado) em 20/06/2008 às 7:19 pm

    Augusto,miranda e Henrique…
    Kras, o Br-Linux não deixou de ser uma grande fonte de noticias quentinhas todos os dias….
    é só deixar de lado os trolls e pronto, claro, se vcs são como eu, e gostam de ver os comentários pra ver mais opiniões sobre cada notícia, concordo que fica F*** ler apenas a parte boa, vc sempre acaba lendo algum Troll…mesmo sem querer…
    Mas é isso ai, concordo com o Augusto, o importante é todo mundo mandar notícias pra cá….e o Augusto se encarrega de manter o site no ar…quanto aos Trolls, só podemos ignorá-los…..mais nada…

    O BR-Linux não é um fórum, e sim um blog. Comentários são bem-vindos, mas não são o meu foco principal.

    OK Augusto, maravilha!!!

    Mas era um tanto quanto interessante pensar também no camarada que contribui para o seu projeto (seja blog, site, forum…) pois são eles (os usuários SÉRIOS, cadastrados) que vão trazer conteúdo e vão trazer também (acredito eu) motivação para novas postagens.

    Eu sou um usuário das antigas, mas não vejo mais motivo para logar formalmente. Hoje me restrinjo a ironizar as contradições e estupidez que alguns soltam às vezes. Às vezes é divertido, mas quando os flames são longos demais, começo a dormir na metade da leitura dos comentários.

    Ooo foobob, ta me plagiando é?? ;). Cara penso e faço exatamente isso. Só fiz o login agora porque já que estou sentado o pau em que não o faz, seria hipocrisia não faze-lo, mas na maioria das vezes não faço.

    Já falei demais por hoje, chega.

    Miranda, penso sempre no “camarada que contribui para o seu projeto (seja blog, site, forum…) pois são eles (os usuários SÉRIOS, cadastrados) que vão trazer conteúdo e vão trazer também (acredito eu) motivação para novas postagens.”

    Creio que retribuo bem a participação, o apoio e o interesse deles.

    hell (usuário não registrado) em 20/06/2008 às 7:59 pm

    O que seria ótimo agora era uma pequena reestruturação da máquina virtual do Java, já que 99% da API está open source (digo 99% pois a API do Java é enorme e sempre escapa uma coisinha).

    Pois se fossem usados novas técnicas, no caso, opcodes e links estáticos ai melhoraria muito do desempenho do Java, pois de bibliotecas e ferramentas Java já existem um mundo muito mais extenso que outras tecnologias.

    OBS: Favor nem me confundam com os outros Hells que estão fazendo flame por este blog.

    foobob, na verdade não existe uma relação de causa e efeito aí. O Meio Bit não é o site externo que mais traz leitores ao BR-Linux (embora esteja nos top 12, excluindo sites de busca), e está longe do topo no que diz respeito à origem de acessos que geram comentário moderado negativamente – tanto em percentual quanto em valores absolutos.

    Na verdade, leitores que chegam ao BR-Linux via sites agregadores de RSS (google reader, etc), ou que acessam as notícias a partir de uma visita à capa do site, estão bem à frente do Meio Bit quanto ao número de flames gerados. E existem outros sites (da comunidade de software livre, inclusive) com link para cá que são fontes de mais comentários moderados negativamente do que o Meio Bit. É errônea a idéia de que os leitores que acessam o BR-Linux a partir do Meio Bit sejam grandes geradores de flames por aqui.

    Além disso, tenho certeza de que não te surpreenderás em saber que é bastante freqüente, infelizmente, o fenômeno de usuários que acessam o site regularmente, e que deixam seus comentários no estilo troll/flame com regularidade e de forma intencional.

    Estes comentários não são bem-vindos, mas não tenho interesse em tornar padrão algum tipo de censura prévia, entretanto. Para mim, a moderação exercida pelos próprios usuários é a melhor alternativa, pois não depende do julgamento de uma “autoridade” central.

    Monge (usuário não registrado) em 20/06/2008 às 9:04 pm

    Augusto, e demais leitores,

    construir e manter um blog com a trajetória do Br-Linux não deve ser uma tarefa fácil. Concordo que, muitas vezes, o nível dos comentários postados aqui desencoraja a elaboração de um comentário mais sério e a tentativa de estabelecer um debate maduro, mas o Augusto está certo em seus argumentos: não cabe a ele censurar nem mesmo avaliar os comentários.

    infelizmente, esse não é um problema exclusivo do Br-Linux. O próprio Orkut (me desculpem a comparação, mas é pra chocar mesmo), em outros países consegue abrigar comunidades muito interessantes e úteis, mas aqui no Brasil só tem porcaria.

    acho que o Klein resumiu muito bem: “o Br-Linux não deixou de ser uma grande fonte de noticias quentinhas todos os dias….”. Apesar de tudo, ainda é o melhor “fórum” que conheço em língua portuguesa.

    conclusão triste, mas óbvia: democracia não combina com falta de cultura.

    Parabéns, Augusto, pela paciência e perseverança.

    Eudes Cruz (usuário não registrado) em 20/06/2008 às 11:07 pm

    Acesso o site há vários anos. E sempre surgem por aqui aqueles que se dispõem a flames, depois somem, chegam outros, às vezes os mesmos, com outros pseudônimos, mas sempre tem, em geral são temporários. Um desses, bem cômico, para mim, foi o “crítico”. Cômico para mim por que não influenciou em nada do que penso do software livre. Por outro lado há aqueles com comentários às vezes polêmicos mas muito interessantes e significativos.

    E há aqueles que dou atenção especial quando comentam, como é o caso do Manoel Pinho. Há outros também.

    Por aqui já comentaram colunistas famosos. E podem ter certeza que, embora não comentem com freqüência, muitos jornalistas cujas notícias são aqui citadas acessam. Isso eu não tenho dúvida. Inclusive de um tempo para cá mudou muito a linha editorial de alguns veículos da área, o que dá a entender que eles estão bem antenados. Ou seja, é possível que entre as leituras deles esteja o Br-linux.

    Há uma pessoa da qual tenho sentido falta aqui nos comentários, já faz um tempo. O Cláudio Sampaio, Patola, cadê você?

    Eudes Cruz (usuário não registrado) em 20/06/2008 às 11:24 pm

    É só estar atento às táticas deles, ignorar, não respoder, como diz aí embaixo “FLAMES: NÃO RESPONDA!”. Em geral, gostam de dar o primeiro comentário. São egocêntricos, e assim chamam a atenção logo no início. Os comentários geralmente desviam do tema da notícia. Aí alguém morde a isca e pronto…

    Não comentam assuntos com pouco potencial de discussão. Querem audiência. Há várias notícias que ficam sem comentários. Então acham melhor desviar a atenção daquelas notícias que irão com certeza atrair um maior número de leitores. Já estou acostumado com isso. Não ligo não. Não me incomoda nem um pouco.

    Há uma pessoa da qual tenho sentido falta aqui nos comentários, já faz um tempo. O Cláudio Sampaio, Patola, cadê você?

    Continuo lendo o br-linux, usando somente GNU/Linux no trabalho, faculdade e em casa, e fazendo o que posso pelo sistema. Mas não sinto ter muito mais a contribuir nos comentários. Lamento também os comentários escarniçados e vazios, mas ainda prefiro essa situação à censura, que geraria um “papo de comadres” sem autocríticas.

    Na IBM, vez por outra eu faço um tutorial para o uso de GNU/Linux internamente, mas ele não se aplica geralmente ao uso fora da empresa. Além disso, meu mestrado em biologia também me toma muito tempo — e como não é muito comum papo de bioinformática no GNU/Linux nesse blog, me abstenho a mandar notícias do gênero pra não ser acusado de “destoar” do objetivo do sítio.

    pid (usuário não registrado) em 21/06/2008 às 2:29 pm

    realmente parei de ler os comentários das noticias daqui. quase sempre só tem gente falando mau sobre assuntos que praticamente não conhecem, chegando até a faltar com respeito com as pessoas que contribuíram anos e ainda contribuem com o software livre. acompanho esse site desde 1999 e ficou claro que o nível das discursões cairam. =/

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 21/06/2008 às 2:39 pm

    Vocês reclamam de barriga cheia. O pontobr.org sim era lamentável.

Este post é antigo (2008-06-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.