Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Intel vê Classmate PC como rival do Eee PC

Intel planeja tornar seu Classmate PC atrativo para usuários finais no varejo. A companhia, inspirada no sucesso do Eee PC, da Asustek, acredita que os notebooks com telas de sete e nove polegadas devem se popularizar em redes de varejo e ganhar aplicações que ela não tinha previsto inicialmente.

“Essas máquinas se tornaram uma nova categoria de dispositivos portáteis”, segundo Fabio Tagnin, gerente de soluções da Intel Brasil, que participa do 9o Fórum Internacional de Software Livre (fisl). Por isso, disse ele, a nova versão do produto, que chega em 2009, incluirá funcionalidades para que o modelo deixe de ser associado a um equipamento apenas voltado à educação. Entre as melhorias está a inclusão do chip Atom, o menor que a companhia já desenvolveu, destinado a recursos de mobilidade.

A fabricante de chips desenvolveu um design de referência para o netbook e doa o projeto a fabricantes de PCs interessados, que passam a consumir processadores da Intel na produção. No Brasil, as fabricantes Positivo e CCE se interessaram pelo netbook da Intel, mas ainda não há previsão para que o modelo chegue ao varejo apesar do interesse do segmento citado pelo executivo.

A companhia norte-americana preferiu não comentar a licitação feita pelo governo brasileiro em dezembro para a compra de 150 mil notebooks educacionais, que acabou cancelada porque o governo federal considerou o menor preço oferecido –654 reais, da Positivo Informática — ainda muito alto. De qualquer forma, disse Tagnin, a Intel “vê com bons olhos o projeto do governo porque mostra que as autoridades estão atentas ao futuro”.

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    a (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 3:22 am

    todo dia um novo concorrente pro eeepc, mas o preço dele nao cai nunca :( alias, vai é aumentar. o novo modelo vai custar o mesmo que modelos tradicionais de notebook.

Este post é antigo (2008-04-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.