Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Instituições de saúde adotam solução de BI baseada em open source

“A Wareline, empresa especializada em informatização hospitalar, acaba de lançar o módulo 4web, que combina estatísticas hospitalares a indicadores de desempenho no formato gráfico. Além do aspecto gerencial da ferramenta, ela ainda permite a flexibilidade de acesso a qualquer hora e local, por ser totalmente desenvolvida em ambiente Web. O módulo foi desenvolvido a partir de softwares livres como Java e o iReport.

O módulo 4web surgiu para atender os diversos públicos dentro de uma Instituição de Saúde. A interface do 4web é bastante amigável e didática. Além de apresentar dados fixos, ainda tem atualização automática, o que permite o acesso de qualquer profissional sem dificuldades operacionais. Paula acredita que a internet ainda deva levar alguns anos para se tornar dominante no setor da Saúde, mas representa uma força no desenvolvimento de aplicativos integrantes das duas plataformas.

O 4web possui quatro módulos: o G.I.S (Gestão Inteligente em Saúde), com gráficos e indicadores que comparam a performance das instituições nos últimos doze meses; o módulo Exames Express, com resultados de exame via web; Prescrições Ajato, com prescrições médicas a partir de um terminal remoto e o módulo de Compras Online, que possibilita cotações online.

Um levantamento interno realizado pela diretoria da Wareline do Brasil no início deste ano revelou uma tendência dos clientes por projetos que utilizam ferramentas Open Source (código aberto). A empresa desenvolveu uma versão de seu ERP compatível com PostgreSQL, banco de dados relacional livre de licença e que já está presente em 65% de seus clientes. Além disso, ainda utilizam Linux em 80% dos servidores, o que pode trazer uma redução de custo de 45% ao projeto de implantação.
“Adotamos uma postura em prol dos softwares livres para reduzir os custos de implantação dos clientes. As comunidades que surgem diariamente em torno das soluções livre são muito unidas e a troca de informações é intensa. Isso enriquece o processo de desenvolvimento e garante a qualidade das ferramentas”, afirma Paula.”

Enviado por Priscila Magnusson (priscilaΘescritoriodecomunicacao·com·br) – referência (wareline.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 25/06/2008 às 4:58 pm

    A pergunta é: O 4web é opensource?

Este post é antigo (2008-06-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.