Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Inclusão digital: LAN Houses tendem a desaparecer, diz estudo

Um estudo feito com empresas e usuários de internet em 20 cidades de países emergentes como Brasil, México e Rússia mostra que as LAN houses tendem a perder importância conforme o processo de inclusão digital avança nestes mercados.

“As LANs exercem um papel-chave para inclusão digital. Para muitas pessoas, elas são o primeiro contato do usuário com um PC e atuam como formadores de novos internautas. Os estudos conduzidos em países emergentes, no entanto, mostram que conforme o usuário percebe a importância da web tende a comprar um computador para si”, diz o diretor de estratégias para emergentes da Cisco, Henrique Rueda-Sabater,

Para Sabater, a pesquisa apontam para o declínio das LAN houses conforme avancem esforços de inclusão digital, como a compra do primeiro PC pelos usuários de menor renda e o treinamento de novos internautas nas escolas e residências. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    devnull (usuário não registrado) em 21/12/2008 às 10:50 am

    Precisa realmente de um estudo para deduzir algo tão evidente?

    Pois eu acredito que isso vá demorar muito pra chegar a periferia. Pode ser que em bairros de classe média as lan houses estejam perdendo força, mas na periferia não é td mundo que pode pagar R$60,00 por uma conexão de banda larga, e a lan house segue sendo uma opção prática e econômica.

    As LAN houses realmente prestam um bom serviço para a inclusão digital em áreas de menor poder aquisitivo.
    Os poréns ficam com a quantidade infindável de vírus e outros malwares que populam estes lugares, além da proliferação de erros de português no Orkut e MSN.
    Também acredito que vá demorar para que as LAN houses desapareçam, mas em um país onde as pessoas pagam R$ 1.000,00 reais em um celular eu não duvido de nada.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 21/12/2008 às 3:14 pm

    Eu moro no interior, num bairro considerado periférico, aqui lan house este ano só fechou, haviam 3 próximas aqui de casa, apenas uma está ativa, mais por causa do ponto que ainda dá algum movimento, pois, em comparação com tempos anteriores, até esta vive as moscas.

    Na verdade não é todo mundo que precisa de banda larga, um conexão discada sem cobrança de pulsos já é mais que suficiente. Só que, na realidade, o que tenho notado é o aumento de antenas de internet via radio por aqui, só na minha rua, este mês, contei 5 novas, agora imagine no restante da região.

    Se aqui, no fim do mundo está assim, não tenho como discordar da noticia. Eu não investiria meu dinheiro em lan house, pelo menos não neste modelo mais comum do negocio.

    Ednei_Pacheco (usuário não registrado) em 21/12/2008 às 6:21 pm

    “Precisa realmente de um estudo para deduzir algo tão evidente?”

    Será mesmo assim, tão evidente? Ainda que o barateamento do PC ajude a classe C, D e E, que graça tem um PC sem acesso à banda-larga? Vocês acham que eles terão condições de pagar pelo acesso, ainda mais esse serviço hiper-caro e mal implementado pelas nossas maravilhosas operadoras?

    Tá, vamos supor que a banda-larga também é garantida: e aquela partidinha de Counter-Strike… ops, esqueci que o CS foi proibido… Ih, ainda tem aquele lance do cadastro, dos menores estarem acompanhados…

    Talvez o fim das LAN Houses não seja evidente, e sim, de que seja do interesse a alguém. &;-D

    Muitas coisas aparentemente evidentes são apenas conclusões baseadas em nossos vieses. Se você vai realmente depender de alguma informação, é melhor certificar-se dela com metodologia científica.

    Cristiano (usuário não registrado) em 29/12/2008 às 4:35 pm

    O PROBLEMA MAIOR É MESMO A QUESTÃO CONEXÃO, AQUI MESMO NA MINHA CIDADE O SERVIÇO SPEEDY NÃO CHEGA EM MUITOS BAIRROS, UM TECNICO CHEGOU A FALAR QUE O INVESTIMENTO EM UMA CENTRAL PERTO DO MEU “BAIRRO” É MUITO CARO, E QUE A MAIORIA DOS MORADES É DE RENDA BAIXA VALENDO A PENA O INVESTIMENTO. SUBESTIMAM MUITO O POVO QUE TA PAGANDO 80,00 PARA TER UMA PORCARIA DE INTERNET VIA RÁDIO, CUJA INSTALAÇÃO É COBRADA 500,00 SÓ DE EQUIPAMENTO, JA PERDI A CONTA DE QUANTOS AMIGOS ESTAO USANDO O SERVIÇO, NO MEU CASO POR “MILAGRE” USO O SPEEDY 250K QUE É COBRADO O VALOR DO DE 1MB, JA Q NO BAIRRO TEM INCOMPATIBILIDADE TÉCNICA.RESUMUNDO, TEM MUITA GENTE USANDO LAN PQ NÃO TEM CONEXÃO, POIS COMPUTADOR JA DEIXOU DE SER ARTIGO DE LUXO FAZ TEMPO, VIVA AS CASAS BAHIA.

Este post é antigo (2008-12-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.