Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Incêndio em data center nos EUA tira 9 mil servidores do ar

Uma explosão na empresa de data center The Planet, que presta serviços de hospedagem de sites, tirou ontem 9 mil servidores do ar, afetando 7.500 clientes. Consequência de um problema eletrônico, a explosão ocorrida no sábado (31/05) atingiu três paredes da sala de equipamentos elétricos do provedor, segundo o site da empresa.

Mesmo assim, nenhum servidor foi perdido. A empresa, que fica no Texas, afirma que toda sua equipe de suporte está trabalhando desde ontem para colocar os servidores online novamente.

Este tipo de acidente pode acontecer em qualquer sistema ou provedor, e pode ser evitado ou mitigado com um bom plano de redundância. Uso hospedagem de sites no Dreamhost há um bom tempo, para uma série de projetos paralelos meus ou apoiados por mim, e já aconteceu de eles saírem do ar devido a problemas elétricos também. Visitar um datacenter de maior porte, para conhecer suas medidas de prevenção, é bastante instrutivo. Se você trabalha na área e tiver condições, procure fazer uma visita dessas!

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Adriano C. de Moura (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 11:29 am

    nossa e ontem mesmo estava quase peguando um decidado lá, ainda bem que não me decidi.

    Thiago Vinhas (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 11:43 am

    Sugiro a todos a ALOG como datacenter. Eles tem um prédio no RJ e outro em SP, e a infra-estrutura elétrica é realmente impressionante… em 3 anos, nunca vi servidor fora do ar lá.

    Rafael Gonçalves (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 11:51 am

    Concordo com o comentário acima, já tive clientes com a estrutura de servidores dentro da ALOG e sempre falaram bem sobre os serviços, inclusive sobre o serviço de suporte deles.

    hmbr (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 11:52 am

    Trabalhei uns 3 meses dentro do datacenter da Brasil Telecom, a segurança era grande, demoraram 3 dias para me liberarem acesso físico tamanha a burocracia para entrar no local.

    Lá não é possível agendar uma visita a não ser que a pessoa seja muito VIP.

    Isto certamente só aconteceu porque os servidores não estavam utilizando Linux. Se tivessem, o firewall certamente teria acabado com o fogo assim que ele começasse… hauahuahauha

    Isto me lembra a história da faxineira que derrubou um servidor deixando cair água acidentalmente dentro dele… hauahuaha

    Alexandre (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 1:54 pm

    sempre tem a primeira vez pra tudo !

    Alexandre (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 1:55 pm

    o datacenter da brt em curitiba jah parou duas vezes em 1 mes.
    problemas no gerador !!

    Fabio A. Mazzarino (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 3:35 pm

    Um datacenter pode ter a melhor infraestrutura do mundo. Uma burocracia sem tamanho para acesso. Pode ter trocentos MW de potência. Na hora da sobrecarga a coisa aperta mm, podendo chegar a explosões.

    O grande problema do datacenter é a sua expansão. Se não há infraestrutura para expandir as coisas tendem a degringolar mm. Não estou dizendo que este foi o problema do ThePlanet, mas como que só de olhar vc vai saber que a infraestrutura elétrica está sobrecarregada? Não é só pq o sistema tem uptime de 360 dias que ele vai continuar mais uma semana, se não houver infraestrutura suficiente ele cai mm.

    Meu servidor já caiu algumas vezes devido a problemas no datacenter, inclusive problemas de hardware. Mas foram acidentes, a infraestrutura sempre foi atualizada e os problemas foram pontuais. É isso que importa, resposta rápida e investimentos contínuos em infraestrutura.

Este post é antigo (2008-06-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.