Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


GSPCA – Suporte a webcams no Linux

“A introdução do driver GSPCA ao kernel — roadmap do kernel 2.6.27 — capacitará o Linux a suportar as webcams mais populares a disposição no mercado, sem a necessidade de forçar os usuários a compilarem módulos adicionais do kernel. A recente integração do driver UVC com a liberação da versão 2.6.26 do kernel aumentou significantemente o número de webcams suportadas pelo Linux. Os drivers GSPCA agora estendem o suporte para webcams USB, o que inclui boa parte da webcams embarcadas nos notebooks.”

Enviado por Rodrigo Amorim (ramorimΘlinuxnewmedia·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    reader (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 10:20 am

    Nota: UVC é USB. UVC é um padrão para webcams via USB. Apenas para clarificar o texto, que pode ter ficado um pouco ambíguo.

    É interessante que o padrão UVC passou a ser bastante adotado após o lançamento do Windows Vista, pois a Microsoft só está certificando com o selo “Vista compatible” as webcams que sejam compatíveis com o padrão UVC. Interessante que isso acabou sendo bom para a comunidade de software livre, pois as webcams agora são cada vez mais padronizadas.

    a13x (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 11:39 am

    minha webcam é USB e tem uma qualidade horrível no linux, bem que no windows não é lá essas coisas mas é bem melhor.

    alguém indica uma webcam que funcione bem e com qualidade no linux?

    Daniel (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 11:42 am

    Finalmente o reconhecimento do grande trabalho dos desenvolvedores que se mexeram pra suportar webcams. Algo que deveria ser feito pelo os fabricantes, porém os mesmos insistem em ignorar o Linux (tendo excessões, é claro). Muito boa notícia.

    http://br-linux.org/linux/compatibilidade-linux-webcams-compativeis-com-linux

    rafael (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 1:02 pm

    Se não me engano o principal desenvolvedor para a parte de webcams do kernel é um brasileiro. E trabalha quase sozinho.

    reader (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 1:20 pm

    Daniel, que ignorem o Linux, agora para conseguir o selo “Vista compatible”, eles terão de seguir o padrão UVC, fazendo com que as webcams sejam imediatamente suportadas no Linux, sem necessidade de drivers especiais, como expliquei em comentário acima.

    a13x, procure uma webcam com selo “Vista compatible” :)

    RenatoMachado (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 2:34 pm

    Rafael, você está certo, quase todas as webcams suportadas pelo linux (quase 300) foram estudadas por uma única pessoa, que criou os drivers.

    É um frances de 60 anos e começou a desenvolver os drivers quando percebeu que as 2 webcams que comprou para suas filhas não tinham suporte para o Linux. Até hoje ele nunca recebeu suporte de nenhuma empresa.

    Fonte: http://www.theinquirer.net/en/inquirer/news/2007/04/30/one-man-writes-linux-drivers-for-235-usb-webcams

    Isaac (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 11:12 pm

    Minha cam é uma LG LIC-300 e o último driver gspcav, dá uma qualidade de imagem pouca coisa inferior, ao driver da LG versão Ruindow$.
    Nas versões anteriores, era ruim demais (imagem escura, sem definição).

    Patola (usuário não registrado) em 27/07/2008 às 7:13 am

    A minha webcam – uma genérica “Bright 480″ comprada no supermercado por “50 reau” – só funciona com o driver gspca v2: http://moinejf.free.fr/ Para ajudar, o pessoal da lista do gspca também fez uma biblioteca de tradução de v4l2 pra v4l1 – o que ajuda bastante pois a maioria das aplicações é feita pra v4l1. A biblioteca é utilizada com truquezinhos de LD_PRELOAD. Última versão: http://people.atrpms.net/~hdegoede/libv4l-0.3.7.tar.gz

Este post é antigo (2008-07-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.