Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google vai hospedar bibliotecas web populares para uso em sites com Ajax

Reuven Lerner, um dos mais antigos colunistas do Linux Journal (onde escreve sobre desenvolvimento web com software livre), divulgou a iniciativa do Google de passar a hospedar uma série de bibliotecas Ajax de código aberto, como Dojo, Prototype, Scriptaculous, Mootools e jQuery, para que desenvolvedores de aplicações possam referenciá-las diretamente a partir dos servidores do Google, se desejarem.

As vantagens para os usuários estão relacionadas ao tempo de carregamento e à maximização da efetividade dos caches (especialmente se o usuário acessar vários sites que usem as mesmas bibliotecas, o que é comum). Para o desenvolvedor, há a relativa despreocupação com a disponibilidade e uso de recursos como banda, memória e CPU do servidor. Claro que para ambos pode existir alguma preocupação com a privacidade, já que o Google terá condições de saber qual usuário está acessando qual site – portanto, a opção pelo uso da “Google Ajax Libraries API” tem que levar isto em consideração.

Como usuário, não me preocupo, e como desenvolvedor, fico feliz. Mas cada um deve fazer seus próprios juízos!

Saiba mais (ostatic.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Helton Eduardo Ritter (usuário não registrado) em 29/05/2008 às 5:50 pm

    Bom, perfeita a colocação do Augusto… vai melhorar para o usuário que vai poder fazer uso mais efetivo do cache, vai piorar para a privacidade, já que é mais uma coisa que o google vai ter controle. Isso parece bom, mas é apocalíptico, estamos felizes por ter uma empresa que vai dominar o mundo?

    E não é o sonho de todo mundo abrir uma empresa, fazer ela crescer até ela ser a maior do mundo? Vamos ajudar alguém a realizar este sonho :)

Este post é antigo (2008-05-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.