Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google Brasil anuncia novas ferramentas para combater pedofilia no Orkut

Em tempos de projetos de lei e CPIs com efeitos diretos sobre a privacidade on-line dos usuários brasileiros de Internet, vale mencionar também o que ocorre fora do tapetão (embora conseqüência direta da pressão do MPF e do legislativo), com o anúncio do Google de que vai aumentar para 180 dias o registro de logs, instalar filtro de conteúdo no Orkut e estrear canais de comunicação com MPF e SaferNet.

Do IDGNow: “(…) A companhia não esclarece como funcionarão os novos canais de entrega de dados nem a maneira como a tecnologia reconhecerá supostos conteúdos maliciosos para evitar que criminosos explorem supostas brechas em seus funcionamentos. (…) o Google Brasil se comprometeu em organizar reuniões bimestrais com o MPF e a SaferNet, principais críticas ao comportamento do buscador nas investigações, além de organizar relatórios indicado quais links apontados como pedofilia pela SaferNet foram registradas no National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC). Por fim, a filial brasileira do buscador apoiará a elaboração e publicação de cartilhas sobre educação e ética online que serão distribuídas a crianças de colégios públicos brasileiros.”

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Dstolf (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 2:40 pm

    Cara, que o Google entregue os dados para o MPF, vá lá… sem mandato é errado, mas é um representando do estado ao menos.

    Agora essa ONG SaferNet? Que que eles tem que receber dados? Eles são uma força do estado agora?!

    meh (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 2:48 pm

    Pois é palhaçada
    Safernet dando pança na policia federal bando de oportunistas

    bebetp_maya (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 5:16 pm

    Não entendi a chacota: Google distribuindo apostilas e panfletos sobre ‘educação e ética’ para combater a pedofilia entre as crianças? Crianças pedofilas? Pensava que só os adultos poderiam sê-lo…

    Acredito que um dos piores crimes que podem ser feitos pela internet é a pedofilia, é nojento e cruel. Por isso acredito que a google esteja no caminho certo guardando os logs. Porem concordo com o DSTOLF, a ausencia de um mandato judicial em uma interpretação mais “radical”, fere o direito da privacidade.

    Mas isso é o lema do brasil. “Para que pegar um caminho cheio de dor e espinhos que te levará para o paraiso se podes pegar um caminho repleto de felicidade e borboletas que te levaram para o inferno”

Este post é antigo (2008-07-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.