Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Gestão de projetos com ClockingIT

“Existe uma ferramenta muito legal para controle de projetos, bugs, releases e afins disponível na web: ClockingIT. Este projeto tem uma história bem peculiar: foi desenvolvido por um casal norueguês, Erlend e Ellen Simonsen. Erlend é desenvolvedor e é responsável por toda a parte de programação. Ellen é designer e cuida de toda a parte visual. O ClockingIT segue a mesma receita de muitos projetos de alta qualidade e valor agregado disponíveis por aí: nasceu de uma necessidade do próprio desenvolvedor. Erlend é um consultor de tecnologia independente e desenvolve projetos sob medida para vários clientes, e sentia a necessidade de ter uma boa ferramenta de gerenciamento de projetos. Seguindo a filosofia do Getting Real, resolveu por a mão na massa e começou a desenvolver o ClockingIT usando a plataforma Ruby On Rails.

O sistema permite o cadastro de diversos projetos e colaboradores. Em cada projeto, é possível criar milestones e tarefas (com diversos graus de prioridade, nível de dificuldade, tempo estimado de execução e data de entrega) e designar um colaborador para sua execução. Além disso, o sistema permite a criação de subtarefas e permite registrar o tempo levado para executar cada tarefa, gerando um log de trabalho. Com estes dados, é possível criar relatórios diversos, como timesheets que são extremamente úteis para consultores que ganham por hora. E o sistema ainda oferece vários modos de visualização de todos estes dados: timeline, schedule, lista de tarefas…

Mas o grande diferencial, aquilo que me faz ter vontade de escrever sobre o ClockingIT neste blog, é a qualidade da interface. O design gráfico é simples, limpo e extremamente intuitivo. E o site faz um uso intensivo e inteligente de scripts e recursos assíncronos. Eu destaquei a palavra inteligente porque hoje em dia vemos muitos sites usando Ajax simplesmente por usar, apenas para baterem no peito e gritar “Eu sou uebi doispontuzeru!!!”. Olhando a interface do Clocking IT, talvez muitos resolvem repensas suas visões. A interação como o site é extremamente ágil e leve, exatamente como em software desktop. Qualquer ação efetuada por algum usuário é imediatamente refletida na tela de outros usuários conectados no mesmo projeto. É possível saber em tempo real quem está conectado no sistema, o que está fazendo, a quanto tempo está fazendo. E graças ao chat embutido, é possível até conversar com outros colaboradores.

Last, but not least, o sistema oferece integração com iCal (pode ser integrado com Google Calendar ou com o calendário da Apple por exemplo), sistema de RSS, um wiki, fórum , e uma speedbar (uma janelinha pequena) que permite que o usuário marque o início e fim de uma tarefa (com botões de start, stop e pause e um cronômetro rodando em tempo real).

É, definitivamente o ClockingIT não deixa nada a desejar de ferramentas tradicionais de gerenciamento de projetos. E com certeza ele é uebidoispontuzero.”

Enviado por Miguel Galves (mgalvesΘlog4dev·com) – referência (log4dev.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bruno (usuário não registrado) em 3/07/2008 às 2:33 pm

    Muito interessante , pena que não pode ser instalado na empresa como o WebChamado e Mantis.

    daltonmatos (usuário não registrado) em 4/07/2008 às 9:12 am


    Muito interessante , pena que não pode ser instalado na empresa como o WebChamado e Mantis.

    Não entendi. O que você quis dizer com instalar na empresa?
    Se for ter uma copia local para uso, o site disponibiliza o código fonte da aplicação, isso é o bastante para poder ter uma copia rodando localmente.

Este post é antigo (2008-07-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.