Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Folha Online: Piratas virtuais atacam computadores da “máquina do Big Bang”

“Um grupo de piratas virtuais gregos atacou computadores da maior máquina já construída pelo homem. Eles invadiram computadores do CMS (Compact Muon Solenoid), o segundo maior detector que compõe o LHC (Grande Colisor de Hádrons, em inglês).

Segundo o jornal britânico “The Telegraph”, enquanto o primeiro teste com a supermáquina era realizado, na quarta-feira (10), o clã “GST: Greek Security Team” aproveitou para acessar os computadores de um dos equipamentos ligados ao LHC. Houve investidas contra o LHC na terça-feira também, diz a publicação. O jornal informa que o ataque levantou suspeitas sobre a segurança de todo projeto –fato negado pelos físicos do Cern (Centro de Física Nuclear Europeu). Eles afirmam que o controle do equipamento fica em um servidor independente.”

Enviado por Yan (YanΘyan·com) – referência (folha.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    meujoystick (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 11:42 am

    Só essa que faltava… deixem o apocalipse acontecer em paz pô! Tenho fé no bit que vão conseguir provar que deus não existe depois desse experimento… ou isso ou todo mundo no limbo, o que vier primeiro tá valendo! Malditos hackers católicos…

    Limao (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 12:38 pm

    Eu me pergunto qual é a doença que esses caras têm…
    Por que cargas d’água atacar um computador que faz pesquisa científica? Só se eles forem realmente hackers-católicos-ultra-conservadores, o que é, no meu ponto de vista, uma hipocrisia…

    Daniel Siqueira (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 1:09 pm

    atacar um computador como esse só tem um motivo: auto-promoção. E pelo jeito conseguiram…

    Bruno Gonçalves (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 1:36 pm

    Realmente concordo com voces. Ao invez de caçar pedófilos e outras coisas do genero, que alias da pra ganhar alguma coisa com isso inclusive auto-promoção muito mais facil, não, preferem destruir uma coisa dessas, que pode mudar o mundo, ou pelo menos fazer alguem descobrir alguma coisa.

    vidinha +/- viu ….
    =D

    davipcarmo (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 1:44 pm

    Eles também podem ser:
    Malditos hackers-católicos-ultraconservadores ou
    Malditos hackers-evangélicos-ultraconservadores ou
    Malditos hackers-judeus-ultraconservadores ou
    Malditos hackers-muçulmanos-ultraconservadores ou
    Malditos hackers-ateus-ultraconservadores.

    Qual a diferença? Para mim, o intuito foi sim auto-promoção.

    Wit (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 1:47 pm

    Minha curiosidade é saber qual o S.O. dessas máquinas invadidas. Um dia antes mostraram para mim (fotos na net) servidores deles rodando windows server, o mais estranho foi ver depois que o CERN tem envolvimento com projetos open source e linux…

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 2:00 pm

    Se for o Windows vamos aproveitar a vida pois o apocalipse está a caminho =P

    Brincadeira :D

    Dstolf (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 2:36 pm

    traria um significado completamente novo ao termo “dimensional windows to armagedon” (tá, copiei de um comentário do slashdot)

    Leandro Santiago (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 2:52 pm

    Certamente invadir fisicamente o laboratório é mais eficaz do que um ataque “computacional”, caso a intenção seja sabotar o projeto.

    Wit, gastos 10 bilhões de dólares e ainda há espectativa de que o sistema utilizado seja algum comercial? É bem provável que tenham desenvolvido algo para uso somente do laboratório.

    E… nossa. Só se fala ultimamente do Google Chromium e do Laboratório-do-Fim-Do-Mundo. Era mais legal quando só se falava da calcinha – ou ausência dela :-) -da Britiney Spears… hauahuahauhau

    Embora não seja da área da física, gosto muito do assunto, e procuro ler sempre sobre ele. Recomendo ler aogo do Stephen Hawking, que ajudou a cunhar muitos destes termos utilizados hoje, como Buraco Negro, Buraco de Minhoca, Super Novas, Singularidades, etc. E o mais legal é que você – eu – não precisa ser um físico para entender o que ele escreve. Física modernas para leigos, é o nome.

    Mas quando ouço esse pessoal falando em buracos negros que engolirão o universo… hauahau. É de morrer de rir. Existe uma teoria que diz que existe a possibilidade de “buracos negros” serem algo muito comuns no universo, e que eles surgem com relativa freqüência em dimensões ínfimas – menores que qualquer átomo – durante instantes de tempo também ínfimos.

    Me corrijam se eu estiver errado – já que há muitos físicos por aí -, mas uma das coisas que querem verificar com este experimento é porque algumas partículas têm massa e outras não, além daquela questão da tal “matéria escura”, e tudo mais (42? hauahua).

    Eu, como leigo, me fascino com a física moderna, embora às vezes “condene” a atual necessidade de tentar entender o “microcosmo universo invisível” quando não conseguimos nem ao menos entender o mundo visível.

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 3:22 pm

    Lembrando que a física estudada no LHC não é a moderna, é a quântica!

    anjinho (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 5:01 pm

    “Recomendo ler algo do Stephen Hawking, que ajudou a cunhar muitos destes termos utilizados hoje, como Buraco Negro, Buraco de Minhoca, Super Novas, Singularidades, etc. E o mais legal é que você – eu – não precisa ser um físico para entender o que ele escreve. Física modernas para leigos, é o nome.”

    O termo “buraco negro” foi criado pelo físico John Wheeler http://en.wikipedia.org/wiki/John_Archibald_Wheeler
    E você está se iludindo, não é possível entender de fato física avançada sem o devido preparo.

    Desculpem pelo comentário acima, é que não havia me logado no site…

    Sim anjinho. Entender não é possível. Mas é possível ter uma idéia da coisa. Seu livro “Uma Breve história do Tempo” é um livro destinado ao público leigo, e tenta explicar de maneira simples os complexos conceitos da física … quântica, moderna, ou o que quer que seja àqueles que mal sabem “calcular um campo elétrico de Gauss”. Lógico que estes foram livros direcionados para os leigos, o que não significa que ele só tenha escrito este tipo de obra :-)

    Gostar e se interessar não significa se formar, fazer mestrado em mecânica quântica e doutorado no MIT. Significa tentar se informar, mesmo que por pura curiosidade e sem querer se aprofundar em questões técnicas.

    Super Interessante também ajuda… Anos atrás eu era um devorador de Super Interessantes, mesmo sabendo ser uma revista somente de curiosidades.

    Desculpem, é que parei no meio do curso de física (no caso, sobre eletricidade). Depois de seis meses não agüentava mais aquelas integrais duplas com constantes k, ‘e’ e ele-ene da constante de Planck e não sei o que… hauahu Ainda bem que já faz tempo que não vejo isto.

    “ajudou a cunhar” não é o mesmo que “criou”. Hawking certamente faz parte do “time” de cientistas que construiu as atuais teorias no século XX.

    Física Moderna inclui a mecânica quântica e a teoria da relatividade, não?

    Como disse acima, que me perdoem os físicos, que eu falo besteira mesmo :-)

    anjinho (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 8:03 pm

    Ler superinteressante para “entender” algo de ciência é a mesma atitude de quem escreve sobre Linux e nunca usou o sistema.

    sem@email.org (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 1:47 am

    Uma coisa interessante sobre este projeto do CERN eh que na pior das hipoteses eles descobrem uma soluçao para o “Paradoxo de Fermi”. Pena que a informaçao vai ser inutil… pra todo mundo.

    anonimo (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 1:48 pm

    A maior parte dos servidores deles sao Linux:

    http://linux.web.cern.ch/linux/scientific4/

    edempoa (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 1:53 pm

    Superinteressante era uma revista voltada a divulgação de conhecimentos científicos em formato de acesso popular nos anos 90, o que ajudou a popularizar a ciência. Hoje é uma revista de curiosidades e pseudo-ciência.

    PS: Mas acho que todo mundo tenta bancar de técnico em algum assunto de vez em quando, ainda mais os nerds hehe

    Rayzen (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 3:42 pm

    Gastaram a maior fortuna pra criar a losna d um computador pra reproduzir o Big Bang…..
    Esse dinheiro seria melhor investido no combate a fome, ou algo no estilo.

    “anjinho escreveu: Ler superinteressante para “entender” algo de ciência é a mesma atitude de quem escreve sobre Linux e nunca usou o sistema.”

    Que bom então, já que uso a física para tudo que eu faço posso tentar entender o que acontece ao meu rodar, pois uso o “sistema”.

    Leigos podem estudar e entender conceitos de física moderna/quântica sem problemas. Não estamos falando de um estudo profundo para a publicação de trabalho acadêmico. O entendimento vai ser superficial comparando-se ao de um cientista da área, mas não é ilusão pensar que eu posso estudar e entender dentro dos meus limites e curiosidade.

    Sou formado em história, mas gosto de estudar *NIX e programação. Alguém pode me dizer que isso é uma ilusão minha?

    Não limite a capacidade do ser humano, ela é maior do que você pensa.

Este post é antigo (2008-09-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.