Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


FlyBack: backup incremental simplificado para o desktop

A idéia e a implementação do sistema Time Machine, do Mac OS X, tem servido de inspiração para quem procura alternativas em software livre, e há opções, cada uma oferecendo um conjunto de aspectos que pode ser encontrado no Time Machine.

E o FlyBack é mais uma delas: um sistema de backups baseado em snapshots com o rsync, que cria backups sucessivos dos arquivos e diretórios que você selecionar, fazendo hard links para backups anteriores de arquivos que não tenham sido alterados. Assim, a qualquer momento você tem a estrutura de diretórios e arquivos disponível no disco de backup, mas sem desperdiçar espaço com arquivos que não tenham sido alterados.

Ele não tem os requintes de interface do Time Machine, nem a integração com o desktop que oferece acesso facilitado a versões anteriores dos arquivos, entre outros recursos. Mas para quem procura um sistema de backup simples e fácil de usar para o desktop, é mais uma alternativa. Não é tão seguro quanto ter um sistema de rotação de backups em mídia removível armazenada externamente, mas é melhor do que não ter backup nenhum.

Saiba mais (bernaz.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-01-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Sandro Rib (usuário não registrado) em 21/01/2008 às 11:24 am

    Augusto, essa notícia saiu duplicada…

    De qualquer forma, apoio a mudança para o WordPress. :)

Este post é antigo (2008-01-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.