Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


FISL 9: Backup prático

“Para mim, a palestra mais inovadora do FISL 9, que mais acrescentou conteúdo, a palestra que eu pensei “bah, valeu os cenzão que paguei”, foi a de backup prático, ministrado pelo Solli Honório. Na verdade, não sei até que ponto realmente é inovador, mas a verdade é que eu nunca tinha ouvido falar sobre o tal backup diferencial em disk-to-disk.

O modo mais comum de se fazer backup é em fita magnética, mas quem nunca precisou restaurar um, não sabe o significado disso. Isso sem falar nos riscos de dar erro na mídia, quando não é testada a copia.

Eu já tive que esperar quase 12 horas para recuperar um backup, com o cliente nervoso, aguardando ansiosamente pelo seu dado perdido. Depois desta experiência, quando o backup passa dos 20Gb, eu sempre sugiro embutir na política de backup, um armazenamento em disco também, além do meio magnético.

Em geral, os clientes gostariam que fosse mantido backup em disco de dados de mais de 1 dia, mas infelizmente, isso é muito difícil, pois implica em gastar muito dinheiro em discos rígidos. No máximo, eu consigo armazenar 2 dias de backup em disco. No geral, isso resolve. Mas, sempre tem o caso do cliente querer dados de vários dias atrás; pior, nem sempre sabe o dia exato que o dado foi perdido. Dai não tem jeito. Se fica “algumas-muitas-horas” procurando nas fitas magnéticas.

Após um panorama geral sobre backup, o Solli abordou o disk-to-disk, preferencialmente se usando disk storage, mas que poderia ser até via web. Depois ele começou a falar em manter um histório de backup em disco, eu já pensei: “bah, vai ser difícil de implementar isso. Soluções muito caras”… Mas dai ele começou a falar em backup diferencial, eu confundi os termos e pensei que já era o famoso backup incremental (esse dai eu não arrisco de jeito nenhum). Já estava quase indo embora, quando eu entendi a diferença. “Uau! Um backup que você fica com o arquivo atualizado e pode aplicar diff para regredir?! Fantástico!!!”

É isso mesmo. O sistema faz uma checagem dos arquivos que foram modificados, marca estes arquivos, vê apenas as partes dos arquivos que foram alterados, gera um diff e atualiza o arquivo. Com o diff, é possível regredir o backup. Na pior hipótese, caso seja perdido estes arquivos com o diff, você ainda terá o último backup completo.

Só isso já seria suficiente para me deixar muito feliz. Mas, ainda tem mais: existe um front-end escrito em Perl (eu amo Perl!), que roda via browser e faz todo o gerenciamento do backup diferencial e ainda por cima com o histórico! Maravilhoso! Espetacular! Não tenho palavras para resumir o que estou sentido, hehehe

O aplicativo se chama BackupPC, e pode ser encontrado no link: http://backuppc.sourceforge.net/. Vale a pena incorporar isso em sua vida!

Para finalizar, o Solli sugeriu que o backup em fita não deve ser abandonado totalmente. O ideal é usar o backup disk-to-disk, associado com um backup disk-to-disk-to-tape (neste caso, usando outra ferramenta para gravar na fita, ou seja, você precisa de um BackupPC e um Bacula, por exemplo).”

Enviado por Luciano Giordani Bassani (lgbassaniΘgmail·com) – referência (lgbassani.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eu instalei o backupPC para fazer uns testes e ainda não me senti confortável para colocá-lo em produção, o que é extremamente importante para um serviço deste entrar em produção.

    Eu estou devendo a mim mesmo e a todos os dados que gerencio uma nova política de backup urgente e eficaz e simples.

    Tão logo eu me desafogue desse lamaçal de de serviços vou fazer umas novas experiências com este cara que realmente parece ser muito eficiente.

    Leopard (usuário não registrado) em 21/04/2008 às 9:58 am

    Eu não preciso me preocupar.. tenho o Time machine do meu Mac OS Leopard. heheh ajuntem dinheiro e comprem um tb!!! melhor q ta tendo.

Este post é antigo (2008-04-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.