Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firefox e Thunderbird conectam com a nave-mãe todos os dias?

“Nos últimos dias tem surgido e ressurgido a discussão sobre o comportamento observado nos 2 mais conhecidos produtos da Mozilla, que a cada 24h entram em contato sozinhos com servidores do projeto. Algumas pessoas acusam, outras negam, mas a realidade pode ser bem diferente do que pintam: os 2 produtos realmente telefonam para casa todos os dias.

Mas isso não é novidade nem segredo: consta na base de suporte oficial do projeto. E a justificativa dada é simples: eles acessam uma lista de extensões que devem ser bloqueadas (que os usuários podem consultar em HTML), por razões de segurança ou estabilidade – como aquele pacote de suporte ao idioma vietnamita que foi distribuído com vírus, por exemplo. Mas não há uma justificativa tão simples para isso ser feito sem maior divulgação, sem uma forma fácil e óbvia de bloquear (dá de desativar pelo about:config, a propriedade é a extensions.blocklist.enabled), e ainda mais quando se considera que junto com a solicitação, seguem também dados (como o número da versão) que podem ser usados para a coleta de estatísticas.

Não tenho nenhum problema com o envio de informações estatísticas, ou a existência de uma lista central de bloqueio de extensões – nem penso em desativar o recurso. Mas gostaria de ainda mais transparência sobre isso. Embora o código esteja disponível, eu seria um usuário mais satisfeito se este tipo de recurso fosse melhor divulgado e tivesse sua própria opção de desativação nos painéis de configuração.”

Enviado por Afonso Correa (afonsoc19xxΘuol·com·br) – referência (cybernetnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ednei_Pacheco (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 10:52 am

    O mais interessante é que o “excelentíssimo” Baboo dá a notícia do evento de maneira “tendenciosa”…

    http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=32370&zoneid=221&resumo=

    “Se o IE estivesse fazendo isso, certamente a maioria dos sites de informática e tecnologia publicariam com destaque que a Microsoft era desonesta e anti-ética, e discorreriam intermináveis parágrafos com a eterna conversa-fiada sobre a “maior segurança do código aberto”, o crescimento do Linux no desktop (de nada para coisa alguma) e as vantagens da Apple (cujo principal argumento para vender os seus caríssimos computadores é que “eles rodam Windows e Office”).”

    Só rindo… &;-D

    cochise (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 11:21 am

    É a velha questão de fazer as coisas automaticamente e não incomodar o usuário ou explicar e se tornar um programa “complicado” para os usuários leigos…

    Jacinto Leite Aquino rego (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 11:55 am

    O baboo NÃO está errado quando diz “Este é um comportamento característico de spywares, algo indesejado por todos…”

    E é verdade. Não podemos ter meio-termo. Que fosse divulgado mais abertamente…

    Bruno (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 12:41 pm

    Mas o Baboo tem que ser tendencioso em relação a essa notícia, é um site direcionado ao mundo Microsoft.
    O cara é um MVP e bla bla bla.
    O site está linkado ao MSN.
    Se ele não for tendencioso perde a bocada rs

    De certa forma o Baboo tem suas razões pois se fosse isso em relação ao IE ia ter muitas criticas e bla bla sobre MS.

    Mas e sobre o Firefox?
    Será que esses dados são tão inocentes assim mesmo?
    Eu por exemplo não iria aceitar mandar dados mesmo que fosse pra fins estatisticos se não fosse previamente avisado sobre isso.

    Mas acho que em breve a fundação irá dar uma nota sobre isso e acalmar os usuários do Firefox e do Thunderbird.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 1:18 pm

    Uma época o Windows Update do Windows 98 fazia isso e a MS foi quase linchada. Não podemos ter dois pesos e duas medidas, o pessoal do Baboo está certo.
    A vantagem do código aberto é que podemos saber exatamente o que o browser faz, mas eles deveriam sim, terem divulgado mais.

    Mauricio (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 1:20 pm

    Os dados enviados pelo Firefox apenas são necessários para que eles verifiquem se vc precisa de atualizações. Nada demais.

    NO site da mozilla tem a parte de “política de privacidade” e lá se fala exatamente pra que serve o envio destes dados, e inclusive como se faz para bloquear. Outra coisa: os dados não são pessoais, qualquer site que vc visita obtem esses dados (IP da máquina, navegador, etc). Portanto, isso não é feito “às ocultas” como dito no site do Baboo. Pelo contrário, é amplamente divulgado pela MOzilla, inclusive quando vc instala o programa e concorda com os termos da licença (lá na clausula 4 fala da política de privacidade). Quanto à Microsoft, o baboo não disse, mas o WIndows também manda informações do seu sistema para a microsoft.

    Dorival (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 1:21 pm

    Jacinto, a comparação seria válida se no “site de desenvolvimento” dos spywares tivesse a descrição do que o programa faz (o que tornaria o programa inútil, cá para nós…).
    Além disso, não são informações pessoais – é apenas uma lista de extensões que não devem ser carregadas no navegador do usuário, seja por segurança ou estabilidade. Portanto, como toda informação tendenciosa, a comparação é grotesca.

    Lauro (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 1:45 pm

    É… o baboo está puxando pro lado dele… :-) A informação é válida para os usuários do Firefox, já que ficam sabendo o que acontece e podem tomar a providência que assim desejar.

    Eu sou usuário do Firefox, fiquei ciente dessa informação, e a providência que vou tomar é deixar ele fazer exatamente isso, pois entendo que isso me ajuda a manter o software atualizado e seguro.

    Firefox, pode continuar ligando pra casa…

    Gabriel Resende (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 1:54 pm

    Esses caras do Baboo não dão espaço para nenhuma opinião, a não ser que tambem seja as deles, são paga paus da microsoft, não são igual aqui, que cada um pode ser sua opinião, aqui eu posso falar que o Windows é melhor que Linux e ter espaço, huahuahua, td bem que td mundo vai me xingar com todos os adjetivos possiveis, huahuaha, mas mesmo assim terei espaço. Eu curto ainda alguns tutorias do Baboo, aqueles q caem no google, que foram postado em 2003, hauhuahua

    gabriel f. (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 2:27 pm

    A notícia do Baboo foi tão mal intencionada que eles não chegam a dizer o que o programa realmente faz (apenas atualizar as extensos por motivos de segurança). Eles ignoram isso, afinal se o usuário lê algo assim, há forte chance de perceber o quanto a notícia é exagerada e tendenciosa, o que tiraria a credibilidade do site.

    O “jornalismo” praticado pelo baboo, não só por essa notícia, é de baixíssimo nível, sob diversos aspectos. A assessoria de imprensa da Microsoft produz informativos de melhor qualidade. Isso sim faz os usuários de palhaço – como quis insinuar a notícia sobre a mozila – e não um recurso de segurança que não tira a privacidade de ninguém.

    Na boa, isso é paranóia pura. Há casos realmente preocupantes desse tipo de coisa – tipo o que vocês já devem ter lido por aí sobre operações que o Skype realiza sem que o usuário tenha conhecimento e que incluem uso de processamento e de banda. Isso sim é preocupante. Agora, essa do Firefox…

    Além do mais, se incluíssem até uma opção insignificante dessas na tela de opções do Firefox (que já é meio cheia demais)… pombas, ia ser um inferno! Acho que o usuário que realmente se preocupa com esse tipo de coisa (nada contra o usuário) tem conhecimento mais do que suficiente para acessar o about:config e mudar a chave em questão. Dá um tempo! Daqui a pouco a Mozilla vai ter que informar até a cor da camisa dos programadores…

    Alexandre (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 4:54 pm

    eu concordo com o baboo. se fosse o IE todo mundo iria falar mau. agora como eh o tao belo Firefox ninguem fala nada.

    ta loco! vamo deixar de criticar algo q eh microsoft e quando eh linux tudo eh otimo !

    MaxRaven (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 5:13 pm

    ta loco! vamo deixar de criticar algo q eh microsoft e quando eh linux tudo eh otimo !

    E desde quando, para a Mozilla, o Firefox é “do Linux”?

    Pelo contrario, basta pegar qualquer estática, de qualquer e ver, que FF+Win dá mais de 90% dos usuários do FF+Linux (tds as distros).

    Ednei_Pacheco (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 5:47 pm

    “eu concordo com o baboo. se fosse o IE todo mundo iria falar mau. agora como eh o tao belo Firefox ninguem fala nada.”

    Falamos “mau” (mal!) do IE porque sabemos perfeitamente que é impossível atestar as “boas intenções” da Microsoft justamente devido ao fato do código-fonte não estar disponível, ao contrário do Firefox, o qual podemos perfeitamente realizar uma auditoria para detectar se há algum código malicioso que faz bem mais do que diz… &;-D

    Carlos Lorenzon (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 6:41 pm

    Ednei_Pacheco realmente o FF não é do Linux mas tbm quem disse isso?

    todo mundo sabe que não é isso apenas dizem que é opensource oque não tem que ser obrigatoriamente do Linux como varios outros softwares!

    Carlos Lorenzon (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 6:50 pm

    inclusive o firefox na aba atualizações das Ferramentas -> Opções ou Editar -> Preferencias dependendo do sistema operacional tem caixas de seleção para ativar ou desativar a opção de verificação!

    Bruno (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 7:14 pm

    Daqui a pouco a Mozilla vai ter que informar até a cor da camisa dos programadores…

    Não acho que tenha necessidade de tanta informação rs

    Mas de saber que dados são enviados pra nave mãe isso sim tem que ser informado.

    Fico imaginando que o cara do Baboo deve ficar lá quase explodindo de felicidade de não ser algo contra o IE rs

    Poucas coisas não fazem nenhum sentido como um software de código aberto desse porte transmitir ou esconder informações para algum tipo de artimanha empresarial.

    Matar por religião talvez esteja no mesmo nível dessa bisbilhotice. Pura ignorância.

    cristo (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 8:13 pm

    Bobagem…

    Deveriam ler mais os contratos antes de falar algo…

    sln (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 9:41 pm

    Bobagem…

    Deveriam ler mais os contratos antes de falar algo…

    Assino embaixo.

    foobob (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 9:45 pm

    Esse povo não entende como auto-updates funcionam, não?

    Carlos Lorenzon (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 9:49 pm

    além de estar no contrato tem a opção nas prefêrencias do browser para desabilitar isso!

    jotaB (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 10:47 pm

    Obsessão!
    Paranóia!

    Aff.. Aos que acham que a Mozilla “escondeu” o fato, comecem a ler as condições que são claramente exibidas quando se instala um software.. aquela telinha não está ali por acaso, se você a ignorou, a culpa por estar desinformado é toda sua..

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 29/06/2008 às 3:44 am

    Não acho que seja paranóia do Baboo, se você se iguala, não pode culpar o outro de fazer o mesmo, senão se transforma num círculo-vicioso. E ainda baixa a qualidade do produto. Aplico isso a todos os aspectos da minha vida.

    Alguém leu a página de referência? Lá tem informando tudo que é feito e como desabilitar.

    Foi só eu ter colocado os olhos no título da notícia que já soube que esta era referente à “matéria” publicada pelo sr. Minerbo.

    Fique claro que esta não é a primeira vez que ele faz isso, ele já colocou uma matéria no mesmo estilo no dia em que o Mac OS X foi invadido em um evento – noticiado até pelo BR-Linux.

    O que vemos, com tudo isso, é que o Baboo não tem ética jornalística, pois uma notícia, a rigor, deve ser imparcial. Agora, ilustrar a matéria com uma figura que chama o usuário de Firefox e Thunderbird de palhaço, assim como frases do tipo “O curioso nessa falácia…” , “pois evidentemente os desenvolvedores têm algo mais útil para fazer ao invés de revisarem dezenas de milhares de linhas de código como passatempo”, “com a eterna conversa-fiada sobre a “maior segurança do código aberto”, o crescimento do Linux no desktop (de nada para coisa alguma)”, entre outras, é sinal que ele vive no seu mundinho e rejeita tudo que seja contrário à sua empresa.

    Vamos ver o que o Firefox/Thunderbird envia:

    - IP do computador – toda transmssão TCP/IP têm isso;
    - Hora local – Talvez para controle ou registro;
    - Versão do produto utilizado – Como vão atualizar sem saber a versão do produto utilizado pelo usuário?
    - Se o usuário utiliza algum plug-in ou add-on – Será que ele não pensou que alguma extensão possa ser incompatível com a atualização?
    - Número de usuários ativos utilizando as aplicações – Estatística.

    Será que alguém pode invadir ou pegar informações pessoais dos usuários com isso?

    E como o Baboo explica o fato do Internet Explorer 5 mandar informações pessoais para a Microsoft e os misteriosos e polêmicos arquivos index.dat do Windows XP, que armazenam endereços de sites visitados pelo usuário de forma criptografada?

    Logo, concluímos que nós, usuários de software livre, devemos dar as costas para essa pessoa e seu site. Vamos parar de acessar o Baboo, cujo conteúdo, além de não nos interessar, reflete a mentalidade da indústria de softwares proprietários, e vamos acessar mais o BR-Linux e outros sites que saibam respeitar a liberdade de escolha de seu leitor.

    Carlos Lorenzon (usuário não registrado) em 29/06/2008 às 12:11 pm

    André Machado falou tudo!

    Não culpem um software por vocês não terem lido os termos e condições entre outras coisas que estampam na sua cara para você ler!

    Na verdade este post não tem qualquer relação com algo publicado no Baboo. As referências e links constam no post. Pelos comentários fiquei sabendo que o Baboo também postou algo a respeito, mas eu não costumo lê-lo. Nada contra quem lê.

    Na verdade este post não tem qualquer relação com algo publicado no Baboo.

    A gente sabe, mas sabe como é, uma coisa puxa a outra ;)

    Aliás, interessante a nova forma de ocultar comentários negativos…

    Se você é um usuário preocupado, basta fazer o seguinte:
    1. Baixe o código fonte do Firefox.
    2. Leia e procure qualquer indício de código malicioso.
    3. No caso de encontrar (o que é muito difícil já que várias pessoas já leram o código e nunca apresentaram nenhuma prova de informações pessoais serem enviadas a um outro computador) apague as partes em questão, e reporte à comunidade.
    4. Compile o código você mesmo.
    5. Seja feliz sabendo que seu Firefox está limpo.

    Por isso é importante o software ter seu código fonte disponível, no case de IE, Opera, Safari já não teríamos tanta liberdade de fazer essa avaliação.

    Ednei_Pacheco (usuário não registrado) em 29/06/2008 às 6:51 pm

    “Na verdade este post não tem qualquer relação com algo publicado no Baboo. As referências e links constam no post. Pelos comentários fiquei sabendo que o Baboo também postou algo a respeito, mas eu não costumo lê-lo. Nada contra quem lê.”

    Aí é que está a questão: eu acesso regularmente o Baboo (pois trabalho em Suporte Técnico e tenho que dar assistência a usuários Windows) e, das matérias lá publicadas, nenhuma outra foi tão ofensiva o quanto esta. Até a notícia do assassinato da esposa do Hans foi noticiado lá, mas não neste nível.

Este post é antigo (2008-06-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.