Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Falta de qualificação ainda é barreira ao uso da internet no Brasil

A falta de capacitação e de conhecimento sobre tecnologia foi apontada pelos moradores de países emergentes como a principal barreira ao uso da internet. A revelação faz parte da pesquisa “Cities Net Opportunities”, patrocinada pela Cisco e conduzida pela consultoria Illuninas Global, cujos dados foram divulgados nesta sexta-feira (05/12). O levantamento foi realizado com moradores e empresas de cidades do Brasil, África do Sul, Argentina, México, Polônia e Rússia.

De acordo com o estudo, a falta de qualificação foi a barreira ao uso da web mencionada com mais freqüência (29%) pelos cidadãos de todos os países. No Brasil, esse número é ainda maior: 35% dos consultados afirmaram que a falta de capacitação é o motivo que mais impede o uso da internet. Já o custo do acesso à rede mundial de computadores foi citado como barreira por apenas 18% dos entrevistados no Brasil

Mesmo sem saber como usar, os entrevistados se mostram interessados na web e nos serviços que ela pode oferecer. Em geral, os cidadãos se mostram interessados em serviços governamentais ligados a emprego, educação e saúde. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    cardoso (usuário não registrado) em 22/12/2008 às 10:38 am


    Em geral, os cidadãos se mostram interessados em serviços governamentais ligados a emprego, educação e saúde.

    Como as pessoas mentem em pesquisas ;)

    Heider (usuário não registrado) em 23/12/2008 às 11:28 am

    É difícil de acreditar, mas se a cisco diz, acho que vale a pena né?
    É impressionando a falta de instrução e conhecimento das pessoas.
    Penso que deveria existir um meio de integração dessas pessoas no mundo virtual, um meio mais acessível onde pessoas pudessem usurfruir desse recurso, pois assim, pessoas teriam mais facilidades em desempenhas algumas funções do dia a dia e se manter um pouco mais inoformado do que acontece pelo Brasil e Mundo.

    devnull (usuário não registrado) em 23/12/2008 às 3:19 pm

    Não muito como ser mais acessível do que a internet já é. Só se essas pessoas não conseguem usar celulares também, pois são tão complicados o_O

    Essa pesquisa me pareceu vítima do mesmo problema que tantas outras – não foi bolada pensando que as pessoas mentem…

    Creio que o número de pessoas com dificuldade para usar celular, caixa eletrônico de banco e programar videocassete (atividade em extinção?) é bem grande. Os que têm dificuldade em usar a web devem ser bastante frequentes também, e os sites interessados nesta fatia do público certamente precisam levar isto em conta.

    devnull (usuário não registrado) em 23/12/2008 às 3:57 pm

    Então o problema dessas pessoas não é especificamente com a Web e é muito estranho que o brasil tenha uma percentagem alta delas, considerando que muita gente tem celular aqui.

    A não ser que seja questão cultural mesmo – elas acham que a Web é difícil porque não conhecem e não conhecem porque acham que deve ser difícil…

    Como o artigo (e até mesmo o trecho que eu destaquei) aponta, o problema é com o domínio da tecologia, e se manifesta na web (alvo desta pesquisa específica), assim como se manifesta no uso de outras ferramentas também.

    Não vejo nada de estranho, e acredito que ainda há muito a avançar em acessibilidade em todas as tecnologias mencionadas, no que se refere a reduzir a barreira para este público.

    Finalmente, acredito que o índice de pessoas que tem celular não é um indicativo tão direto do domínio do uso de tecnologia.

Este post é antigo (2008-12-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.