Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Equipe do Debian GNU/Hurd adota virtualização

Fazia 3 anos desde o último relato, mas o Debian GNU/Hurd está em andamento. Diversas versões foram lançadas, sendo a mais recente em dezembro de 2007.

Aparentemente vários desenvolvedores estão usando virtualização para rodar a virtualização – com o qemu, considerado lento, e com um port do GNU Mach para o Xen, que tem alguns requisitos mas é relatado como sendo funcional.

Segundo o relato, como diversos computadores modernos não são mais compatíveis com o GNU Mach, o port para o Xen permitirá que seus usuários fiquem menos dependentes de hardware. O link da LWN leva ao relato completo. (via lwn.net)

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Stewie Griffin (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 11:05 am

    Vamos lá GNU/HURD!! Ano 2213 vem aí!!

    Ranieri Mazili (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 11:45 am

    Não é possível, deve estar sobrando recursos na FSF…
    Acho um grande disperdício alocar pessoas no HURD, esse projeto já esta morto antes mesmo de nascer, seria muito melhor colocar essas pessoas em projetos que realmente precisam de bons programadores, como o GCC por exemplo.

    [Só uma opinião]

    André Simões (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 12:39 pm

    Da mesma forma que o windows não se consolidou para toda a eternidade como queria Bill Gates, o GNU/Linux também não deve ser eterno (acredito que deva viver mais, mas não eterno).

    Sempre fui curioso para testar mas no máquina diretamente eu nunca faria.

    Wagner (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 12:52 pm

    EU utilizei o VMware para instalação, funcionou até o X, só não testei a rede.

    E agora a minha opinião: Esse projeto vem de longa data, de certa forma por baixo dos panos sem muita midia, mas é um projeto diferente (no sentido que não tem nada muito parecido) com dificuldades inerentes a abordagem desse tipo de kernel e, se tudo der certo, trará grande avanço para os SOs [Vide a famosa discussão Andrew x Linus].

    Eles devem continuar as pesquisas desse kernel sim.

    Stewie Griffin (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 1:21 pm

    O GNU/HURD nao vai sair nunca. Falei.

    Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 8:35 pm

    Senhores,

    Creio que não perceberam que é o Debian rodando com o Hurd como kernel, assim como tem Debian rodando com kernel FreeBSD, NetBSD, opensolaris, assim claro com kernel linux, ahhh se me lembro bem tem um maluco que queria que o Debian rodasse sobre o MS/kernel32.

    Vale lembrar que o Debian apoia e incentiva estes projetos, faz parte do contrato social do Debian.

    Particularmente fico muito feliz quando estes projetos do Debian estão evoluindo, é bom isso, é bom ter opções.

    Isso é uma das coisas que mais me agrada no projeto Debian, a diversidade.

    Cadu (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 9:14 pm

    “… se tudo der certo, trará grande avanço para os SOs [Vide a famosa discussão Andrew x Linus].”

    Já existem vários microkernels que funcionam e que são muito rápidos (como o L4 e suas variantes, por exemplo). Se algum dia o Hurd servir para algum avanço na área de SO, vai ser como o Mach serviu: para ensinar como não fazer um kernel. E na verdade, muita gente já o usa com esse propósito.

    Infelizmente, assim como aconteceu com o Mach, pessoas usam erroneamente um design falido e infeliz de microkernel para dizer: “Olha! Os microkernels não funcionam”. Na verdade, deveriam dizer: “Puts! Como alguém conseguiu pensar nesse design de mer.. para um microkernel??”

    Ark (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 10:00 pm

    Cadu, sem falar do QNX, que é comercial, mas é o Sistema Operacional dominante em sistemas comerciais realtime.

    Cadu (usuário não registrado) em 17/09/2008 às 12:46 am

    Ark, sim, tem o QNX, mas o QNX além de ser velho, parou no tempo… não desenvolvem nada novo há anos, ao contrário das variantes do L4 e até mesmo o Minix, que são sempre foco de pesquisa e trabalhos acadêmicos.

    Sem falar que o QNX possui código fechado, enquanto o L4, e até mesmo a variante comercial (OKL4), é Open Source e possui uma comunidade de desenvolvedores bem ativa.

    O QNX só é conhecido porque existe há anos, enquanto o L4 começou a ser comercializado há apenas 2 anos e já está rodando em milhões de celulares na Ásia.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 17/09/2008 às 4:49 pm

    Ranieri Mazili (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 11:45 am

    Não é possível, deve estar sobrando recursos na FSF…
    Acho um grande disperdício alocar pessoas no HURD

    Software Livre não age como em um empresa onde o chefe aloca os esforços de seus empregados onde bem entende–a não ser em casos onde os programadores são contratados. No SL, voluntários normalmente escolhem onde desejam contribuir, questão esta motivada por inúmeros fatores, muitos de cunho pessoal e subjetivo; deixar de contribuir para um projeto–ou porção específica deste–não necessariamente significa que este voluntário desejaria e trabalharia em outro projeto.

    Se estes desenvolvedores, íntimos do HURD, insistem em trabalhar no projeto, que autoridade temos para sentenciar a morte do projeto, ou melhor, quem somos nós para dizer que estes voluntários devem gastar seus recursos em outra coisa?

Este post é antigo (2008-09-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.