Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Enchente SC: Como contribuir via depósito para a Defesa Civil

Quem está em SC tem diversas opções de contribuir com a recuperação da calamidade que se abateu sobre o estado – há postos de doações em diversos municípios, e em muitos casos a pessoa pode apoiar diretamente os amigos, vizinhos, familiares e conhecidos que estão em situação adversa.

Mas quem está fora do estado e gostaria de colaborar, tem como fazê-lo através de um depósito na conta que a Defesa Civil abriu no Banco do Brasil especialmente para receber estas doações. Os dados da conta estão nesta notícia do Diário Catarinense, mas vou colar aqui para facilitar: Banco do Brasil, agência 3582-3, conta corrente 80.000-7.


Enchente SC: vista aérea de Blumenau

Estou na capital de SC, e aqui os danos foram bem menores, embora seja visível o sofrimento das cidades vizinhas, em especial no litoral e na região de Blumenau. De acordo com a Defesa Civil, todo o dinheiro arrecadado será utilizado na compra de mantimentos para os atingidos pela enchente. Doações em dinheiro permitem comprar o produto que estiver em maior necessidade, no local mais fácil de atender a logística necessária para levar a quem estiver precisando.

Eu já doei, e convido você a considerar doar o valor que julgar adequado. Mesmo uma transferência correspondente a 5kg de arroz será útil!


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Caue Gastardi (usuário não registrado) em 25/11/2008 às 3:56 pm

    Poxa, cara muito obrigado por colocar essa notícia, muitas pessoas assinam teu RSS com isso muitos veem…

    Abraços…

    Caue Gasatrdi
    Joinville/SC

    Rodrigo F. Sacht (usuário não registrado) em 25/11/2008 às 4:24 pm

    Boa iniciativa. A coisa por aqui ta feia mesmo. A TV não mostra nem a metade do drama. Milhares de desabrigados. Se procurarem na NET verão coisas de arrepiar, bem pior do que passa nos telejornais. Em Blumenau cemitérios inteiros foram levados pela enchurrada e tem caixões espalhados no meio da rua. Em alguns lugares a água atingiu o segundo piso das edificações.
    Santa Catarina sempre se mobilizou para ajudar nas secas do nordeste, quando há escazes de comida. Agora estamos pedindo ajuda..

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 25/11/2008 às 4:37 pm

    Pois é, nesse cemitério era onde estava enterrado meu avô por parte de mãe. Por parte de pai quase todos os familiares estão em uma casa só em Navegantes, saindo da casa de barquinho e tudo..

    Tá phoda o negócio =|

    Carlos (usuário não registrado) em 25/11/2008 às 5:44 pm

    Boa iniciativa, pois depender da RBS, vão ficar mostrando somente a rua que foi interditada na “Capital”. Enquanto o interior, que tanto a RBS gosta de chamar de interior, fica à deriva !!!

    Ioca100 (usuário não registrado) em 25/11/2008 às 6:25 pm

    Força irmãos catarinenses, já passei por isso aqui no Rio.

    Jean Carlo Luciani (usuário não registrado) em 25/11/2008 às 6:29 pm

    Pessoal, qualquer ajuda é será muito bem vinda! A situação aqui em Blumenau, está terrível! Necessitamos de toda a ajuda possível para podermos reconstruir a cidade! Muito obrigado a todos!

    Pierre (usuário não registrado) em 25/11/2008 às 7:00 pm

    Eu moro em Balneario Camboriu, pertinho de Itajai e realmente a situação por aqui esta horrivel, parece um cenário de guerra. Minha casa não foi atingida pela enchente, mas tem muita gente que não teve esta sorte, tem pessoas que perderam tudo, casa, carro, moveis ficaram so com a roupa do corpo.
    O cenário é devastador, mas por outro lado a solidariedade toma conta das pessoas, cada um ajuda como pode, seja sendo voluntario, sendo doando agua, comida. Hoje estive na UNIVALI, que esta servindo de abrigo e dá vontade de chorar com as pessoas nos colchoes e precisando de cuidados.
    Amigos do Brasil que acessam este blog, ajudem sim, é muito triste o que acontece por aqui.
    Só para ter idéia meu primo mora no terceiro andar e estava ilhado porque a agua ja tinha chegado no primeiro andar do predio que ele mora.
    Outro problema são os saques que acontecem, supermercados, lojas e casas.

    Kurt Kraut (usuário não registrado) em 25/11/2008 às 10:46 pm

    Há anos me envolvo como voluntário em organizações de assistência social e tenho um pedido importante a fazer:

    Quem mora perto das regiões afetadas, por favor, doe alimentos PERECÍVEIS, certificando-se que eles chegarão a tempo ao seu destino. Quase ninguém doa carne ou leite, e essas pessoas terão que prolongadamente se alimentar de doações. Viver semanas ou meses se alimentando só de amido não dá. Então vegetais, carne, leite e ovos são muito bem-vindos para suprir o mínimo necessário na dieta daqueles que precisam dessa assistência.

    Digo isso porque certa vez, visitei uma casa de apoio a crianças com câncer e elas estavam há quase 1 ano sem comer carne, exceto salsicha com macarrão. Isso é deveras prejudicial para saúde.

    Agradecido pela atenção e abraços a todos.

    Pernambucano solidario (usuário não registrado) em 26/11/2008 às 12:28 am

    Poxa a vida irmãos isso é triste,como nordestino fico muito triste mesmo de ver nossos irmaos passarem por isso,mas como ajudar?nao sei o que fazer.

    Pernambucano solidario (usuário não registrado) em 26/11/2008 às 1:02 am

    Galera to formando uma corrente no msn com os amigos e to passando esse numero da conta ai,valeu?

    Fortunata Messianica (usuário não registrado) em 26/11/2008 às 9:35 am

    Estamos aqui em Praia Grande São Paulo, orando e fazendo o Sonen por vcs. Estamos divulgando tambem as contas para depositos pois tambem entendemos que será dificil conseguirmos mandar algo em especie.

    DEFESA CIVIL bANCO DO bRASIL
    Ag 3582-3
    c/c 80.000-7
    DIOCESE DE BLUMENAU CARITAS BANCO ITAU
    Ag 6407
    c/c 07004-1

    Eu já doei, e convido você a considerar doar o valor que julgar adequado. Mesmo uma transferência correspondente a uma refeição será útil!

    Tenham força amigos, vcs não estão sozinhos

    Felipe Schneider (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 12:54 am

    Muito obrigado, vão ajudar bastante por aqui em Itajaí estas doações.

    Marcos Trazzini (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 2:31 pm

    Ótima iniciativa, neste caso a conta é de titularidade do Fundo Estadual da Defesa Civil, mas tomem cuidado com outros espertalhões que estão se aproveitando da situação para divulgar contas PESSOAIS para depósito.

    João Orlando (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 8:55 pm

    Tentei doar pelo Banco Itaú, mas a agência/conta aparecem como sendo inexistentes.
    Por favor verifiquem se a agência ou a conta tem algum erro.

    A agência e conta do BB que eu mencionei na notícia estão verificadas.

    Hugo (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 12:37 am

    Hermanos Brasileros, estoy muy triste por los que estan pasando, soy guia de turismo y trabaje muchos años en balneario, visitabamos la ciudad de Blumenau, tengo muy buenos recuerdos y muchos amigos.
    Desde aqui les deseo que DIOS los ayude, y tratare desde Buenos Aires de enviar y promover alguna Ayuda.
    Mucha Fuerza !!!!!

    Rod (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 4:34 pm

    Eu não dou dinheiro e sim alimentos , roupas, remedios e outros tipos de matimentos. Fico com o pé atrás se realmente todos ou a maior parte desse dinheiro chega mesmo são e salvo para ajudar essas vítimas da enchente ou se alguma parte é desviada…Sabe como é, estamos no pais dos ladrões e corruptos e dos espertos que querem levar vantagem com a desgraça alheia.

    Diego (usuário não registrado) em 29/11/2008 às 8:44 am

    Cara mto boa sua iniciativa!! Se cada brasileiro se mobilizar e doar um pouco, SC vai se recuperar rapidamente, ainda bem que o Lula se tocou e foi ver os estragos qu aconteceram por lá, e ressaltando que a melhor coisa a fazer é doar alimentos perecíveis, pois eles estão com dificuldade para preparar os alimentos, (PÃO, bolachas, ovos, carne, leite, etc), esses são alimentos ideais, e naum esqueção de doar roupas e cobertores que eles precisam mto.

    Alou pessoal,

    É bom avisar que neste momento de profunda tristeza muita gente vai se aproveitar da situação passando o número de uma conta falsa para lucrar as custas da tristeza de uns e da boa vontade dos outros.

    Estejam atentos na hora de fazer o depósito, se a conta pertence a quem está sendo realmente divulgado ser.

    sem@email.org (usuário não registrado) em 30/11/2008 às 11:12 pm

    POR FAVOR, ALGUEM PODERIA USAR A CABEÇA!

    Tem um monte de gente que pode ajudar ate com pequenas quantias, mas quem eh que vai pegar um fila de 40 MINUTOS no Banco do Brasil para fazer um deposito de 5$ Reais????

    Havia um brasileiro que tinha um projeto FreeSoftware de um gerador de Boletos bancarios via web.

    Depositos na Caixa Economica Federal podem ser feitos nas agencias lotericas no Brasil todo!

    Entao a equaçao fica assim:

    projeto-brasileiro-FS-boleto_bancario +
    uma conta na Caixa Economica Federal +
    um site para gerar os boletos +
    alguem que quer fazer uma doaçao =
    ————————————————
    MAIS DOAÇOES !

    Cada um ajuda como pode. Por enquanto, as contas para doação estão disponíveis, assim como diversas outras formas. Mas se você implementar sua idéia, não deixe de mandar a URL, para que eu ajude a divulgar!

    sem@email.org (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 12:57 am

    Mas se você implementar sua idéia, não deixe de mandar a URL, para que eu ajude a divulgar!

    Eu nao tenho nem autonomia nem autoridade para fazer isto. Nem moro em SC. Caramba, eh nestas horas que se ve a força da comunidade! Sera que nao tem ninguem em SC que possa fazer isto? Para a coisa ter validade tem que ser feita por gente que tenha autoridade (pelo menos more em SC) para fazer. Uma diocese, uma prefeitura etc. Tem que ser possivel auditar as contribuiçoes depois para que a coisa seja seria. Um jornal! Um jornal de SC poderia fornecer uma conta na Caixa Economica Federal e mais uma web page para gerar o boleto! Assim teria credibilidade. E, caso nao se ache o codigo livre para o gerador de boletos e ninguem se proponha a criar existe uma versao na web que custa so 77$ R$. Eh open source, mas nao sei se eh freesoftware.

    Eu, por mim, me disponho a doar. Vamos la gente, sera que nao tem ninguem com os canais necessarios para fazer?

    souzacds (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 10:25 am

    link para os números de contas da defesa civil, de outros bancos, que estão recebendo doações.

    Imagino que cada um que tenha condições de contribuir, esteja realizando o que seus meios e intenções permitem. Mesmo quem tem intenção de doar via rede bancária parece estar se virando bem sem essa sua implementação, e sem impor nenhuma condição.

    Concordo que é nessas horas que se vê a força da comunidade, mas esta força está sendo demonstrada de muitas formas, inclusive pelo volume das doações em reais, que já montam a vários milhões. Não é o caso de dizer que os organizadores não estão fazendo o suficiente, ou não estão fazendo certo.

    No caso específico da comunidade web, não acho que ela precise demonstrar algo implementando esta sua idéia. Seria legal se uma pessoa que coloca a existência deste tipo de recurso como condição para doar encontrasse os meios para que isso ocorra, mas é bem menos interessante se ela se limita a buscar desafiar outros, difusamente, para fazê-lo.

    souzacds (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 10:48 am

    concordo.
    esse sem@email.org, quer que as vitimas esperem que alguem faça um boleto pra depois esperar as doações.

    andre (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 4:14 pm

    bom meu nome e andre sou de sao paulo tenho uma produtora de eventos eu fiz aqui 5 eventos em sao paulo arecadei 10 mil tonelada de mantimentos eu queria se fosse posivel alguem me ajuda na viagem por que eu mesmo quero entregar este mantimentos se alguem pode me liga por favor vamos ajuda os prosimo irmao niguem sabe do dia da manha muito obrigado andre 1185973641

Este post é antigo (2008-11-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.