Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Em visita a SP, Jimmy Wales lança núcleo brasileiro da Wikipedia

Em visita nesta semana a São Paulo, o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, oficializou o lançamento do núcleo brasileiro da fundação Wikimedia — grupo responsável pela enciclopédia on-line e também por outros serviços colaborativos na internet.

“Essas redes locais surgiram na Europa e foram se espalhando pelo mundo, com o objetivo de estimular a produção colaborativa de conhecimento e reforçar a identidade de comunidades específicas”, afirmou Wales durante encontro organizado pela Telefônica, na manhã desta terça-feira (11).

Chamado de Wikimedia Brasil, esse núcleo não tem endereço físico nem exige que os colaboradores se encontrem pessoalmente. Atualmente são 94 voluntários envolvidos no projeto, mas qualquer interessado pode se inscrever para participar. Antes mesmo da estréia oficial do núcleo, os colaboradores criaram um estatuto com a definição dos objetivos, seus valores e forma de organização do grupo.

O principal objetivo da iniciativa é incentivar a criação de conteúdo na língua portuguesa e de povos indígenas no país. Com isso, é provável que cresça o número de artigos em português e também a quantidade de usuários brasileiros do serviço colaborativo. Hoje a enciclopédia alimentada e editada pelos próprios internautas tem 438,3 mil artigos em português e 2,5 milhões escritos em inglês (esta última fatia representa 20% de todo o seu conteúdo). (via g1.globo.com)

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 12/11/2008 às 10:14 pm

    Mais um para ficar pedindo dinheiro na internet!!!

Este post é antigo (2008-11-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.