Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Em uma realidade cada vez mais conectada, onde você viveria?

“Eu estava em uma discussão com alguns colegas durante esta semana e achei que seria interessante trazê-la aqui para o br-linux.org.

A premissa é a seguinte: com o aumento da disponibilidade de conectividade 24×7, muitas pessoas hoje em dia trabalham remotamente, sem precisar comparecer a um escritório ou simplesmente trabalham como autônomos usando a internet como meio de contato e entrega de seus trabalhos. Transferências bancárias instantâneas e cartões de crédito completam o panorama.

Levando isso em consideração e supondo que problemas como vistos não existissem, onde você viveria? Em uma cidade do interior do Brasil, curtindo o sossego e baixo custo de vida associado? Ou quem sabe Londres, Nova Iorque ou Tóquio, lugares extremamente agitados e cosmopolitas mas com alto custo de vida e o custo pessoal de ser um imigrante? Alguma praia do Brasil, trabalhando à beira-mar ou São Paulo? Qual a sua opção?”

Enviado por Adilson Oliveira (adilsonΘlinuxembarcado·com·br) .

Respondendo à pergunta domingueira do Adilson, eu já fiz a minha escolha: o BR-Linux é mantido a partir de Floripa, e neste momento está sendo atualizado diretamente do Canto da Lagoa.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Nada mal eim Augusto, floripa….. por enquanto pra mim é utopia. =(
    Mas nada mal ir morar na região dos lagos (RJ) e de vez em quando fazer um trampinho com o note sentado as margens da praia em cabo-frio, comendo um camarãozinho…. nada mal. =)
    Alias, qualquer lugar sendo longe desse inferno que é SP estaria bom.

    Bom, respondendo à minha própria pergunta, eu vivo em Joinville mas sou um destes casos que poderia viver em qualquer lugar.
    Joinville tem a vantagem de ser uma cidade grande (é a maior de SC) mas com “pinta” de cidade pequena. Moro a 10 minutos do centro da cidade mas ainda em um bairro sossegado.
    O custo de vida é relativamente baixo, estou relativamente próximo de boas praias e de Curitiba se eu preciso ir a um centro maior. Como viajo com alguma frequência por causa do meu trabalho para a Canonical (nós temos 4 encontros anuais no mínimo), ter um aeroporto aqui é uma boa.
    Pessoalmente gosto de morar aqui mas tenho pensado na possibilidade de me mudar para uma cidade praiana no Nordeste (especialmente depois que estive em Maragogi no ano passado :) ) mas aí começo a esbarrar em problemas como acesso à internet de banda larga ser mais difícil.
    Quem sabe Natal ou João Pessoa? Não sei, ainda não em convenci totalmente da idéia então vou ficando por aqui.

    Por mim eu poderia viver numa ilha isolada do mundo, mas que tivesse ao menos uma conexão rápida 24h. Acho que psicologicamente sou uma pessoa um tanto antiga, já que não gosto desse negócio de conectividade total – em qualquer lugar que você esteja sempre há alguém que te pode encher o saco, seja por áudio, texto ou vídeo – como alguns adoram.

    Mas infelizmente é complicado achar uma ilha deserta nos dias de hoje. Pelo Google Earth eu achei uma no meio do Pacífico, que parece um tanto desabitada, mas acho que não deve ter banda larga lá. Além de ser um tanto perto do pólo sul, o que deve fazer do lugar um tanto gelado ;-)

    hauhauahau

    Pierre (usuário não registrado) em 17/02/2008 às 6:59 pm

    Eu moro em Balneario Camboriu a 200 metros da praia, e 99% dos meus trabalhos são remotos. Realmente apostei em trabalhar como autonomo e foi uma mudança muito legal. Posso trabalhar e ter mais tempo com a familia.

    George (usuário não registrado) em 17/02/2008 às 7:10 pm

    Moro em Porto Alegre, mas o sonho de consumo é João Pessoa na Paraíba. Apesar de ficar distante e ser litorânea, tem uma boa infraestrutura de conectividade, além de todos os atratativos inerentes a cidade – tem de tudo, calma, sem violência, lindas e limpas praias etc. O problema é só o aeroporto que mais parece uma rodoviária, o que dificulta um pouco as viagens. Porém tem o aeroporto internacional de Recife à 2h de distância.

    Henrique (usuário não registrado) em 17/02/2008 às 7:15 pm

    Se durante as últimas décadas o movimento dos trabalhadores foi sair do campo rumo às metrópoles para trabalhar na indústria, no comércio e no setor de serviços, agora na era da informação, a tendência é que uma parte da mão de obra que não precisa de envolvimento físico com o seu trabalhe, volte a se espalhar pelas regiões do País, levando em conta qualidade e custo de vida.

    Claro, existem os viciados em metrópoles ;) falando de São Paulo.

    É só vcs não virem para o Oeste do estado de SP (este fim de mundo ______ (insira um palavrão aqui), pq senão nada de internet rapida, até discada está com problemas (tem quase 1 semana que funciona aos trancos), como não tem concorrência estão pouco se lixando, quando liguei semana passada para reclamar (novamente) me disseram que até o dia 29/02 está td resolvido, quase xinguei (este ano tem 29), mas acho que o atendente estava mesmo era tirando um sarro da minha cara.

    Se eu pudesse mudar já estaria longe, poderia ser qualquer lugar, até a ilha do Tenchi, no meio do polo.

    Ué MaxRaven, a ilha é minha. Pode tirar os zóio. ;-)

    Mas agora que o cara citou a questão da internet discada, infelizmente ainda hoje, no Brasil, Internet rápida, e de qualidade, só nos grandes centros urbanos mesmo. E, quando sai adsl nas pequenas cidades, é por um valor muito maior do que em cidades como o Rio e São Paulo.

    Aqui mesmo em Maringá/PR há uns três anos atrás só havia uma empresa com o serviço, e cobrava um valor pela net de 128kbps o mesmo cobrado por uma de 600kb-1mb nas grandes cidades.

    Sorte minha que apareceram outras empresas, como a GVT e algumas de acesso via rádio, que fizeram aumentar a concorrencia e forçar a baixa dos preços.

    Posso dizer isso pois utilizei por um ano o serviço da BrTelecom (256kbps) e estou já há um mês com a da GVT de 1mbps, e pelo mesmo preço que o antigo.

    Daqui há uns tantos anos pontos de internet sem-fio (wireless) já serão bastante comuns até nas pequenas cidades, assim como conexões por satélite e rádio – ainda muito caras e lentas -, possibilitando que eu me conecte mesmo descansando na minha ilha no meio do pacífico. Mas por enquanto fico no aconchego da minha casa num bairro de periferia (se não tem praia por perto, eu coloco um papel de parede bem legal, passo um protetor solar para tomar sol no quintal de casa fingindo estar perto do mar ;-)).

    Eu não sei… ainda gosto de trabalhar no escritório. Gosto de sair daqui e pensar que o trabalho ficou aqui dentro. Não vivo trabalho, vivo outras coisas, trabalho é só uma parte da minha vida que dura 40 horas por semana e só. :P

    George, João Pessoa está também entre as minhas “top” opções :)

    Inbert (usuário não registrado) em 18/02/2008 às 9:11 am

    Faz 8 ano que sai do sul rumo ao nordeste, escolhi João Pessoa, PB, é uma terra maravilhosa, porem depois de dois meses resolvi ir além e vim conhecer Fortaleza CE. Moro a 20 Km do centro, parece um sitio, tem internet 1 Mb velox de boa qualidade, e estou a uns 10 min. da praia, Beach park. Fortaleza é a terra do sol, para quem gosta de sol e praia, acho que aqui não dá 20 dias de chuva por ano, quando chove mais é a noite, durante o dia sempre tem sol, o custo de vida é baixo, e o povo é muito acolhedor. Eu por mim ia morar em Icapui, uma praia a uns 220 Km daqui, porem lá não tem banda larga. E depois de um ano a gente enjoa da calma e da tranqüilidade, quem morou em cidade grande não se acostuma mais no interior, não adianta.

    Rodrigo Reis (usuário não registrado) em 18/02/2008 às 10:09 am

    Eu gostaria de morar no interior de São Paulo, mas não muito longe.

    Viveria numa metrópole de verdade, tipo São Paulo.
    Gosto de cidades com uma vida comercial e noturna
    bem agitadas.

    Já tô meio de saco cheio de Curitiba, que tem um
    estilo bem de interior. Se não fosse a faculdade,
    não pensaria duas vezes em me mudar daqui.

Este post é antigo (2008-02-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.