Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Em artigo, Mythbuster recomenda Linux para curar a dor de cabeça causada pelo Vista

“Jamie Hyneman, da dupla de apresentadores da popular série de TV Mythbusters, escreveu um artigo para a revista Popular Mechanics apresentando 7 dores de cabeça tecnológicas do dia-a-dia, e como resolvê-las.

Junto com as ferramentas com cabos e baterias incompatíveis entre si, os aparelhos que reimplementam protocolos de controle remoto ao invés de aderir a um padrão, e as lanternas de led com pilhas caríssimas, Jamie listou o Windows Vista. Para explicar por que considera o Vista uma dor de cabeça tecnológica, ele se referiu a bugs, e usou o jargão “feature bloat”, que definiu como sendo a presença de excesso de recursos extras que tendem a sobrecarregar o seu sistema, devido a exigir memória e tempo da CPU.

Para o caçador de mitos, há uma solução para a dor de cabeça tecnológica causada pelo Vista: instalar um sistema operacional baseado no Linux, como o Ubuntu.”

Enviado por Helge Panzer Kampfwagen – referência (popularmechanics.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-01-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 6:59 pm

    Antes do Discovery virar o “Car” Channel esse é um dos únicos programas que faziam o canal ainda valer a pena. Esse tipo de dica dele me mostra porque eu achava o programa legal.

    Will Walber (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 7:54 pm

    Bobagem…

    …passei um tempo nesse “novo” Ubuntu e ele só meu deu aborrecimento. Bugs horriveis!

    Ao Will,

    Poderia citar um dos bugs?

    Will Walber (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 8:22 pm

    O mais irritante (o resto são coisas pequenas relacionadas a o Compiz e outros aplicativos) é quando ele trava o vídeo e não aparece nada a não ser um borrão… Aí não dá mais pra fazer nada se não formatar e instalar novamente. Isso aconteceu três vezes comigo… Sendo que numa dessas, eu havia instalado o drive que ele oferece. Em nenhuma outra eu fiz qualquer alteração, que não a de aumentar a resolução…

    Pelo menos comigo, não valeu a pena baixar e gravar a ISO…

    Comigo!

    Contigo! hehe

    Eu não uso Compiz, até porque é óbvio que desktops 3d não passam muito de tech-demos ainda, não dá pra depender deles em um pc de produtividade (ainda).

    Só uso Ubuntu em minhas máquinas, e nunca tive problemas de travamentos (sem que o culpado tenha sido eu ;)

    Meu notebook, por exemplo, está com um uptime de 1 semana, e uso ele diariamente, desde desenvolvimento até jogos.

    Isaac (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 8:54 pm

    Não deixem o Carlos Cardoso, a.k.a Master Jedi Troll, saber disso!!!

    Marcelo (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 9:29 pm

    uso Ubuntu a + de 1 ano, tá tudo funcionando perfeitamente, incluindo a webcam, que concertei hoje, vou informar aos desenvolvedores sobre o problema daqui a pouco tempo, a única coisa que não sei se está funcionando ou não é a impressora, que tentei fazer ela imprimir sem ter tinta ^^

    Will Walber (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 9:53 pm

    Poisé, pessoal! É mal do “comigo não vai”! Uso o PC pra trabalhar e passar o tempo, afinal, gastei uma notinha pra deixar ele mais “turbinado”. Como eu passo uma média de 12 horas na frente do monitor, não me agrada apenas as pastas básicas abrindo… Isso me cansa a vista.

    Alias, como eu não jogaria muita coisa mesmo, que a minha placa servisse ao menos pra “aliviar” a vista… mas sem essa desculpa de “o usuário é o culpado”! Se eu usar essa desculpa, posso afirmar que o Windows é perfeito também… A despeito do que sempre leio nos guetos “linux’seiros”.

    Como muito se diz, no fim o que importa é que funcione…

    Valeu! ^^

    Eduardo (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 10:29 pm

    Bom pessoal… acredito que usuários todos fomos (alguns ainda são) um dia. Realmente é complicado vc ter um amigo que disse: “instala que funciona”, e na hora de instalar, só dor de cabeça. Se um pequeno problema nos impedisse de continuar tentando, não estaríamos discutindo isso hoje. Todos fazemos escolhas. O sistema operacional é uma delas. Não adiante dizer que é bom ou ruim. Todos usam aquilo que atende suas necessidades. Problemas tudo na vida tem… Mas não é porque um vela deu problema que vamos trocar o motor do carro, né!

    João Marcus (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 10:33 pm

    Sinceramente, o Linux tem muuuuuitos problemas, e é impraticável pra 95% dos usuários. Só uma minúscula parte se beneficia realmente com o Linux. A maioria não tem como ficar lidando com os diversos problemas que acontecem.

    Eu tive problemas com o Compiz até o Ubuntu 7.10. Essa última versão já não tem me dado dor de cabeça nesse assunto.

    Sobre o Vista: Eu realmente queria gostar do Vista. Eu comprei a versão Business, e é um lixo. O Explorer trava constantemente (meu pai também está com o Vista e isso também acontece), o sistema fica lento do nada… Sistema horrível. Uma decepção. Poderia ter ficado com o XP, que não me dava mais dor de cabeça.

    Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 10:44 pm

    Compiz é um software em TESTE, BETA! Natural ocorrerem problemas do gênero, principalmente se o FABRICANTE da sua placa de vídeo não libera os DRIVERS da mesma de forma DESCENTE para Linux.

    O UBUNTU DIZ: “NÃO USE O COMPIZ SE NÃO SOUBER USAR!!!!”

    Odeio esses retardados que não sabem configurar o compiz, pq é beta e saem dizendo que o Linux é uma merda.

    Um monte de gente reclama do lixo do Vista… vai e instala o lix… quer dizer, o Ubuntu. Ai como o Ubuntu é uma coisa que parece que funciona só porque Deus quer, sai dizendo que Linux é ruim e bugado, sem nem ter experimentado outras distros.
    Nenhum sistema é livre de falias, o rWindows é simplesmente o mais cheio delas e isso o torna a última opção, se é que é uma.
    Tentou Ubuntu porque ta na moda? Não deu certo? Tente o Mandriva (atualmente na versão 2008), tenho certeza que vc não vai se decepcionar. Como recursos ainda temos o SuSe, Fedora e todo o resto… devem ser mais de 2000 distros. Uma tem que funcionar pra vc!
    Assim como não é cerrrto dizer que rWindows é o que vc conhece pela sua experiência com o rWindows 3.11, também não é certo dizer que Linux é o que vc conhece pela sua experiência com apenas uma distro.
    Como diria o sr. Seixas: “-Tente outra vez!” :D E boa sorte!

    É o mandriva é muito bom, o ubuntu também. Em geral ninguém tem dor de cabeça com eles.

    Xis (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 11:49 pm

    Não entendo pq algumas pessoas da comunidade alimentam raiva (ou inveja) do Ubuntu.

    O Ubuntu é Linux, utiliza ferramentas do projeto GNU e em sua instalação básica contém apenas free-software, igual a tantos outros como Fedora, Debian, SUSE, etc.

    Só posso concluir que a raiva vem devido a inveja em o Ubuntu ser o líder absoluto em utilização. Se formos considerar o google trends o ubuntu é a soma de Fedora+Debian+SUSE… e acho que ainda ganha.

    Se considerar os acessos a sites da comunidade (quem sabe o Augusto pode nos dar uma mão com os números do br-linux) o Ubuntu sempre é o líder entre os utilizadores (por exemplo no distrowatch, com imensa vantagem para o segundo colocado).

    O Ubuntu não é moda, ele tem seu mérito, entre uma distro atualizada e estável, o Ubuntu alcançou um ótimo equilíbrio e se tornou uma alternativa viável para usuários finais trocarem o Windows pelo Linux. Ainda poderia citar o fato de ser apenas em 1 CD que vem com sistema completo + suíte office, ótimos repositórios e uma empresa por trás que garante 3 anos de manutenção (nos LTS) sem qualquer custo adicional. E.. hmm.. talvez uns 10.000 ou mais pacotes binários prontos p/ usar.

    Além disso, ele herdou os usuários Debian, que também eram maioria, e também sofriam com ataques da comunidade.

    Se o Ubuntu é lixo, o kernel+GNU+xorg+gnome+openoffice+udev+hal+etc e tal é lixo !!

    Vai entender…

    Will Walber (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 11:49 pm

    Mandriva, Kurumin, SuSe, Fedora… e outros menos populares. Sempre aparece alguma coisa que me obriga a visitar inúmeros fóruns. Sendo muito ruim ou não, no Win eu só preciso iniciar o programa outra vez e menos freqüentemente, instalo novamente.

    Eu uso o PC pra trabalhar e não posso ficar quebrando cabeça pra fazer funcionar um programa que roda fácil no Win. Isso sem falar dos drives que eu preciso… Eu não me interesso por linha de comando, quanto mais copilar alguma coisa que, novamente, tá disponível nuns dois “clicks” no XP ou Vista.

    No fim não adianta tentar enfiar um monte de razões pelo qual usar Linux, Windows ou MAC..! Cada um tem suas vantagens…

    Eu tô muuito satisfeito com o Windows Vista e pra mim basta.

    O Linux só é ótimo por que o Windows é horrível… Sem stress pessoal!

    Aloizio (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 11:58 pm

    Leio atentamente todas as meterias publicadas aqui e o que chama a minha atenção é o fato de as pessoas defenderem o sistemas que eles usam e julgam ser o melhor. Eu, minha filha e minha neta usamos Linux Ubuntu, não estou julgando como sendo melhor, mas como mais seguro, no entanto posso dizer também que o Windows XP é também um excelente sistema, quanto ao Vista não gostei, pesado demais.
    A grande maioria das pessoas costumam instalar um sistema operacional em máquinas ultrapassadas e querem que o sistema se encaixe como uma luva no PC, impossível! muitos relatos de mal funcionamento com certeza é de hardware com problemas,e depois sai dizendo isto não presta esse não funciona, e muito mais, vejam os relatos, é um ou outro porque a maioria tem o sistema de sua referência instalado sem nenhum problema.

    Will Walber (usuário não registrado) em 30/01/2008 às 12:08 am

    Tudo na sociedade precisa duma referencia. É exatamente isso que motiva o post… O Linux “dá menos dor de cabeça que WinVista”. São as referencias que indicam o que pode ou não ser bom e adequado pra cada um… O Ubuntu tá bom pra você..? Ótimo!

    Na minha máquina, que por acaso é muito recente, o Vista roda muito bem e é melhor pra MIM.

    O bom mesmo é um post de “X” Vs “Y” pra fazer o negócio render… ^^

    tsc (usuário não registrado) em 30/01/2008 às 12:30 am

    resumindo,

    você gosta de um bom troll.
    Fora isso, você é a primeira pessoal que conheco que gosta do vista, o sisteminha horrivel o xp esmaga ele, agora voltando para o Linux, a maioria dos users de windows gostam de ir para o Linux pois veem um screenshot feito no linux ou alguem usar o compiz,beryl ou compiz-fusion e ja querem experimentar, so que nao sabem que a pessoa que esta usando esses sistemas levou um “tapa” para instalar(pelo menos alguns ou a maioria).
    Como voce disse, usa seu sistema para trabalho…se usa para trabalhar porque instalar algo nao essencial igual o compiz? meu computador de trabalho é clean para nao dar bugs…agora ou voce esta mentindo ou voce é suicida de ficar instalando qualquer coisa na sua maquina de trabalho.
    Fora isso nao tenho mais nada a falar.

    []`s

    cristo (usuário não registrado) em 30/01/2008 às 7:06 am

    Engraçado eu conheço o Windows desde de quando era apenas um gerenciador de janelas do MSDos, inclusive também conheço bastante o MSDos, naquele tempo era inovador e divertido usar o sistema, que apesar de limitado para os padrões de hoje, era muito legal, falando sério gostei pacas da era Windows 3.11 apesar do vírus (já que o MDDos era um sistema monousuário), e principalmente os jogos que eram legais, mas quando vi o Windows 95, foi ai que conheci um monte de travadas e problemas (menos problemas comparado ao 98 e ME), como travamentos, telas azuis da morte, coisas do tipo (sem contar os vírus que já eram da era Dos), contudo o 95 tinha um mérito que o 98 nem tinha, caso você perdesse o explorer.exe, você poderia usar um gerenciador de janelas alternativo, bem parecido com o do 3.11, o qual usei por um tempo, nesse caso, passei 4 anos usando o Windows 95, até que quando resolveu dar a bronca definitiva, nisso tive que partir para o 98 onde meus problemas só aumentaram, pois o sistema era mais instável e sempre dava a idéia de mal feito, após esse trauma, foi ver o famoso XP, eu vi o primeiro XP, para mim parecia que prometia algo melhor, contudo quando foi comprado o pc, a primeira decepção foi com a placa da nVidea, ao qual o sistema nem se quer conseguia fazer exibir uma imagem decente, enquanto a placa funciona como uma beleza no Kalango Linux, assim tive que formatar o pc instalar novamente o XP, ao qual funcionou por um tempo, contudo começou a frescar de novo a tantas vezes que resolvir matar de uma vez o XP e colocar o 2000 ao qual funciona até agora, mas mesmo com toda segurança feita, o sistema ainda se demonstra um pouco instável, contudo menos instável que o XP (por incrível que pareça, o Windows 2000 é mais estável e leve que o Windows XP, e se souber instla-lo ele pode ficar mais leve e organizado, dando menos dores de cabeça).

    Nesse ponto com essas decepções resolvir partir de vez para o Ubuntu, primeiro porque era simples e nem queria algo muito na mão, já que queria fazer as modificações aos poucos, nesse caso, fui pegando softwares, compilando alguns, me ferrando um bocado, entretando para mim foi benéfico, já que pude fazer algumas coisas interessantes que no Windows nem podia, podendo ir muito além nesse sistema, atualmente estou procurando um notebook que venha com alguma distro bem configurada para poder ampliar e usar, pois comprar um note que tenha o Vista é só para ter dor de cabeça, pois o sistema realmente chegou ao cúmulo do instável.

    Usuário de Linux há 12 anos (usuário não registrado) em 30/01/2008 às 7:53 am

    Ubuntu é uma bosta, me envergonha dizer que aquele lixo cheio de problemas é Linux…

    Slack (usuário não registrado) em 30/01/2008 às 8:14 am

    Não entendo uma coisa, todo mundo falando de linux, mas ninguém citou uma distro que presta, Ubuntu, Mandriva, Curumins e afins são distros “modinhas”, linux “bom de verdade” Slackware ! ! !

    Realmente eu acho tudo isso muito complicado. São opniões apaixonadas, experiências próprias ou confusões de onde está a origem do problema.
    Não vou me adentrar em detalhes da cada item, apenas vou citar alguns casos que eu participei ( entre eles alguns que já havia citado anteriormente ).
    No trabalho: Após um periodo de descrença, tenho 2 servidores usando kurumin 4.0 e Conectiva 10, na época não eram recém lançados, mas estavam bem funcionais ( e ainda estão para as necessidades atuais e com reserva). Problemas que eu tenho com eles é quando preciso ir a sala de servidores apenas para ligar as máquinas, após um longo período de falta de energia. (Infelizmente esse é um problema recorrente onde trabalho)
    Em casa, já usei o Mandriva 7 a 10 (muito bom pelo periodo que me atendeu) passei pelo Conectiva 8, 9 e 10 (o 9 foi ruim comparado aos outros), kurumin desde a versão 1.1 até a 5 (sempre excelentes, mas em regime de segundo linux), Mandriva 2006 e 2007 (já não me atenderam com esperava, estavam pesados demais para minha máquina)
    Fedora 7 e 8 ( atual em casa ) e Slackware 10, 11, 12 (meu uso pessoal em casa e trabalho ).
    Mas nem tudo é perfeito, o Slack que uso no trabalho é clandestino, oficialmente uso o Windows XP.

    Afinal o que eu quero passar é algo simples, são impressões pessoais, mesmo que tenha um fundo técnico. Não me apeguei a nenhuma distribuição em especial a ponto de endeusá-la, mas confesso um carinho especial pelo Slack e kurumin. Pode parecer antagônico até, pela diferença de posturas entre elas, mas foi justamente não ter essa visão seletiva, que me permitiu ver qualidades em todas e aproveitar o melhor de cada uma. E nisso até o Windows (exceto o Vista ainda), me proporcionou muito aprendizado.

    Foi apenas um testemunho.

    O negócio é bem simples: se todos os produtores de hardware dessem ao Linux a mesma atenção que dão ao Windows, não haveria praticamente dor de cabeça nenhuma. Como isso não acontece, ou você precisa quebrar a cabeça do jeito tradicional para instalar uma distro enxuta, sólida e “complicada”, ou usa uma distro mais simples e inchada (visando suportar automaticamente a máxima variedade possível de hardware, e com isso aumentando muito a probabilidade de bugs) como o Ubuntu, ou paga para a MS por ela ter feito antes todo esse trabalho por você e usa Windows.

    Mas, ao contrário de que acontece usando Windows, você tem a liberdade de usar o que quiser! O Ubuntu funcionou perfeitamente na primeira? -Sim? Ótimo, é o que normalmente acontece… -Não? Parta para outra, deixe o Ubuntu para quem se dá bem com ele – não é pouca gente, e para eles ele não é uma bosta. Quer mais eficiência e estabilidade? Então “gaste” um pouco para aprender a instalar outra distro mais otimizada. Nenhuma distro funciona direito na sua máquina? Reclame com os fabricantes do seu hardware, são eles que deveriam ter a obrigação de suportar direito o Linux (da mesma maneira que ocorre com o Windows), e não o inverso!

    Sou usuário linux há muitos anos…e há muitos anos frequento o BR-Linux…pois sempre gostei do nível das abordagens, mas como o Linux é um sistema em ‘ metastase ‘, em ebulição inovadora constante, sempre estamos recebendo neófitos e curiosos…..
    Alguns defendem esse absurdo….que é o windows….o windows é ruim, pelo mero fato de ser o produto originado como foi ( vide: Piratas do Vale do Silicio ) e devido a empresa que oferece o produto e as práticas, tão comentadas, da referida empresa. Como sistema, até que o XP bem instalado e organizado roda bem sim.
    Aqui no Japão, todos os meus clientes contratam meus serviços para remover o vista e colocar o XP em suas máquinas e fazer a alteração do sistema original em Japonês para português. Diria que a aceitação do Vista está bem ruim. Dá para entender…..o sistema veio provar a péssima capacidade de desenvolvimento e inovação da M$oft.
    Já o Linux. Mesmo sendo constantemente atacado e sabotado, vem se saindo bem, pois a capacidade de desenvolvimento dos técnicos comprometidos com o desenvolvimento do sistema é de se tirar o chapéu.
    Essa coisa de distro melhor ou pior….ou comentários sobre distros, requer conhecimento, da história do Linux e da cronologia das distros, bem como das propostas originais de cada uma. O universo de distros, reflete a infinidade de perfis de usuário e a alta capacidade de customização do Linux.
    Todas as distros são boas. O Slack hoje é lendário, mas sem o brilho do passado, mas um excelente distro, com excelentes pacotes…não tão complicada como querem alguns…..muitas coisas são lendas e referem-se ao passado.
    Quem usa Linux, independente da distro…está usando Linux….pois Linux é o Kernell…então, parem com esse despropósito…amadureçam.
    Quanto ao camarada que veio elogiar o Vista aqui…não encontro sentido….pois aqui é um espaço de usuários Linux..seria mais conveniente buscar um site de Windows User’s.
    Usuário Linux normalmente tem bagagem e na maioria sairam do ambiente Windows e não querem mais….não vêem sentido nas políticas comerciais da M$, nem no sistema de licenciamento da família windows…queremos liberdade e qualidade.
    O LInux mais usado hoje, provavelmente, neste momento, seja o PCLinuxOS um fork do Mandrake ( antes de virar Mandriva ), que por sua vez nasceu do RedHat….O Ubuntu, assim como Kurumin e outros…originaram-se do Debian….o Fedora não nasceu do RedHat…ele era o RedHat que após o Rdhat 9 antes do 10 lançõu o projeto Fedora, que é um RedHat comunitário…e mantendo o nome RedHat para versões comerciais….e assim vai
    Mas uma coisa é certa….quer dar palpite…gaste um tempo estudando, pois ser superficial numa área como a nossa é ser ridículo…..

    mux (usuário não registrado) em 30/01/2008 às 9:11 am

    Eu sou usuário de Linux já a 5 anos e desenvolvedor de uma distribuição baseada no Kurumin. Mas também usei Windows por muito tempo e continuo tendo o XP em dual-boot. Mas vamos aos Fatos:

    * O Linux ainda nao é tão intuitivo como o Windows, é impossível usar o sistema sem a linha de comando.

    * Embora eu mesmo seja um fã da distro a versão 7.10 do Ubuntu e do Kubuntu apresenta varios bugs, como reinicio expontaneo do X e congelamento do Firefox.

    * Ainda é um parto conseguir drivers decentes, ou que funcionem tão bem quanto no windows.

    * Em notebooks a economia de energia não é tão eficiente e o “Suspend to RAM” não funciona como devia.

    Embora todos estes defeitinhos, acho que a distro é uma das que está mais próxima de se tornar a primeira distro realmente utilizável pelo usuário doméstico, devido principalmente ao enorme numero de pacotes nos repositórios.

    Para mim uma distro que está a frente do ubuntu em facilidade de uso é o “Mint” (baseado em ubuntu), mas ainda falta muita água para correr… O linux nos servidores domina mas no desktop ainda engatinha… Fato.

    Discussão tão antiga quanto sem sentido… Mas o ser humano é isso aí mesmo: “o meu é maior/melhor que o seu”.
    O ‘filósofo’ César Grossman (se não me engano) disse uma vez: “pra que tudo isso se são apenas sistemas operacionais, e em 100 anos estaremos todos mortos?”.

    Márcio Duarte (usuário não registrado) em 30/01/2008 às 9:55 am

    Sou desenvolvedor e adotei a tecnoligia .NET não por paixão a MS, mas por opção de mercado. Não sou a favor da política de marketing e distribuição dela… ela ilude o usuário com algo que promete e não cumpre.

    Porém, minha máquina roda o Windows Vista a mais de 8 meses, (fui Beta Tester e tudo), e nunca tive problemas. Ela fica ligada o tempo todo (máquina do trabalhao) e muitas vezes acesso de casa durante o fim de semana.

    Acho que o problema do Vista foi o que a MS prometeu e o que ele realmente faz:

    Ela prometeu um visual diferente e invovador e recursos avançados de 3D. Ele não inovou nada… o Leopard X inovou… mas o Vista é mais um da família. Quanto ao 3D, se vc não tem uma placa de vídeo no mínimo GeForce família 6 com 256, vc vai sofrer… e se iludir…

    Ela prometeu um mundo de segurança. Ele tem um monte de encheção de saco com softwares que não funcionam, pq têm que ser inciados em modo de administrador; para cada função crítica abre uma caixa de diálogo (algumas vezes abrem duas) pedindo confirmação de que é isso que vc quer.

    Tem mais coisas, mas isso já dá para exemplificar. Para MIM, que sou mais do que experiente em Desktops, qq coisa que usar não me trará problemas. Mas o usuário normal (aquele ue usa o computador como uma ferramenta de trabalh e não como O trabalho em sí), vai sofrer… Mas vai sofrer tb em qq distribuição do Linux…

    O problema de Desktops não é a tecnologia ou os erros que ela gera e sim o usuário. Sendo Windows, Linux, Mac/OS, OS/2… se vc não está enturmado com ela, vai ter dificuldades.

    O Linux trava, quem sabe vai no console e digita seus comandos mágicos e desloga sessão, derruba processos e td mais… quem não sabe tem que bootar… O Windows trava, quem sabe vai no Ctrl+Alt+Del e conhece qual processo derrubar ou iniciar aquele processo mágico que vai te ajudar e derrubar o processo que está travando… e assim vai…

    Uma coisa é certo sobre Desktops e usuários comuns (são aqueles que não gastam horas e horas funçando nas entranhas do sistema operacional para desvendar todos os mistérios): Se vc não quer ter problema nenhum, compre um MAC. Se vc quer ter poucos problemas, mas gastar uma fortuna para resolvê-los, use o Linux (os técnicos cobram uma baba). Se vc quer ter problemas, mas gastar nada (seu sobrinho deve saber resolver) ou pouco, use o Windows (tem tanto técnico de Windows que a hora de um é baratinha… mas cuidado para que o técnico não resolva um e desenterre mais três… hehehe)

    Ctrl+Alt+Backspace, “comandos mágicos” para fazer logout (desloga é foda, principalmente vindo d’ cara que se diz profissional…), não é à toa que pseudo-desenvolvedores que usam pseudo ferramentas da MS só produzam código porco…

    Will Walber (usuário não registrado) em 30/01/2008 às 11:45 am

    Como eu havia dito antes, passo um bom tempo em frente ao monitor e acabo me estafando de ver pastas apenas… e sim, eu quero ver algo a mais porque foi um dos motivos d’eu ter gasto a mais no PC com placas de vídeo e tal… troll, troll, troll… Isso é blá, blá, blá de quem não gosta de ler um post que discorde do “seu” ponto de vista. E sim, tenho meus momentos “Kamikaze”, não fosse por isso, nunca teria testado um Linux na vida, afinal, porque sair da comodidade que estou acostumado e que me satisfaz.!?

    Não testei o Ubuntu por ser modinha. Testei por curiosidade… curiosidade porque sempre quis testar “um” Linux, mas não tenho tempo ou paciência pra mexer com “linhas”! Quero plugar e pronto. Me acostumei com a praticidade… e como todo mundo cantava aos quatro ventos que o Ubuntu era uma distro muito fácil, fui ver eu mesmo.

    É uma grande besteira esse papo de “modinha” meninos! Por acaso cês acham que não fazem parte disso!? Só pra esclarecer, nunca esteve tão na moda “não seguir a moda”! Então não adianta, cês tão na moda. E que mal há nisso..? É assim que se toma conhecimento de muita coisa. Ah, esqueci que muitos usuários de Linux não querem que o resto dos “humanos estúpidos” toquem em suas distros perfeitas!!!

    Não testei o “Slack” porque sempre leio recomendações de que ele não é recomendado a usuários comuns. Não vou ser eu a descordar..^^

    Abandonei sim o Ubuntu pelo Vista(cansei do XP), mas não apenas pelas falhas na minha radeon, mas principalmente pela falta de suporte ao meu scanner e tablet! Abri mão dos jogos que gosto, mas do material de trabalho não dá…

    Entre todas as distribuições que eu testei o Ubuntu foi a mais atraente, pela GRANDE facilidade, pelo visual, pelos programas “default”, pela organização e por coisas menores, mas ainda não ME serve pela falta de alguns drives.

    Não adianta tentar agredir a escolha alheia porque ela difere das sua “pessoal”! Isso só evidencia ignorância. O Linux tem muitas qualidades, mas exaltar isso as custas dos problemas dos outros não funciona com todo mundo, afinal ele pode não ter esses mesmos problemas.

    Ainda tenho esperança de que o próximo Ubuntu suporte melhor minha placa de vídeo, meu scanner e tablet. Gostei mesmo da distro e o único problema de ser “modinha” é ser abandonado quando ela passar… se não for o caso, ótimo.

    Angelo Pascutti (usuário não registrado) em 30/01/2008 às 11:55 am

    Li alguns dos comentários, e notei o assunto sobressalente: ubuntu.
    Eu fui usuário de linux por longos 4 anos, e hoje sou um usuário absurdamente feliz de WinVista. Usei desde o kurumin 4.0, até debian 3.1 passando por ubuntu, suse, slack, redhat, mandriva (que eu não consegui usar mais do que algumas horas). Se fosse para eu voltar para alguma distro, hoje seria o SuSE para meu ambiente de trabalho e ubuntu para os amigos.
    Essa diferença de ‘o que eu uso e o que eu recomendo’, vem do fato de eu conhecer um pouco mais a fundo que a maioria dos meus amigos de linux e preferir, de longe, o kde. Opção é opção. E eu sei, existe kubuntu mas convenhamos, ele não chega nem perto do ubuntu. Falha da Canonical. Opção minha, denovo.
    E por que uso vista?
    Bem, no linux, minha impressora não funcionava direito, minha webcam nem torto funcionava, meu scanner? Esquece. Autodesk inventor? Maple? Um programa de torrent decente? webcam de forma fácil no msn? Um programa de office decente? É gente, por isso e outros motivos eu voltei para o Windows.
    E sobre a reportagem, eles falam de compatibilidade entre programas, mas acho que eles nunca usaram linux para valer e sofrer com a diferença entre as distros. :
    Mesmo assim, sou um grande fâ deles. :D

    Gostei muito do artigo, a exemplo do seriado da tevê. Pobre Buster (boneco cobaia da dupla)! O que eles dizem sobre o Vista é absolutamente verdadeiro e pode ser extendido aos outros Windows. Um fato notório, com relação ao Windows, é que ele vai na contramão de todo o movimento ecológico, ao promover o sucateamento precoce de toda a maquinária (o “hardware” para rodar o Vista é o sonho de consumo – da indústria de componentes e periféricos). Qualquer pessoa com perspicácia mediana há de ver que isto não pode certo. Nós, usuários de computador, precisamos ter consciência ecológica, afinal, o lixão, digo, planeta, é o mesmo, não importa o S. O…

    Nossa, o Ibope do programa está em alta mesmo, nossa, fazia tempo que não me divertia tanto nos comentários :D
    Por tudo que li até agora só consigo chegar a essas conclusões:
    1- tem gente que realmente quer usar o linux, mas não o Linux mesmo, mas sim um “Windows de graça e legalizado”, então procurem se informar sobre o ReactOS, este sim pode ser a sua solução.
    2- tem gente que diz usar linux, mas ainda não entendeu o que vem a ser isso realmente.
    3- tem gente que odeia o ubuntu, mas, ao meu ver, não pelo deveria odiar a distro, mas sim quem fala determinadas coisas sobre ela.
    4- minha mãe é hacker e eu não sabia, ela só usa linux a alguns anos, slackware ainda por cima e nunca reclamou de nada.
    5- o Br-linux precisa de um “tracker” nos moldes que havia antes, assinar os feeds de comentários isolados é ruim :p

    Will Walber (usuário não registrado) em 30/01/2008 às 12:38 pm

    Eu disse que um bom “X” Vs “Y” é preciso pra remover umas “teias” do lugar…

    O que eu escrevi sobre o “Slack” é só o que a comunidade repassa pra massa(eu)!

    Acertou em cheio no 1º ponto! Imagino que igual a mim, a maioria das pessoas não dá a mínima pra “OSa” ou “OSb”… ela só espera que ele faça o que é preciso e se for de graça, é ainda melhor.

    Vinícius V. Marques (usuário não registrado) em 30/01/2008 às 12:59 pm

    Cacete!

    Que flame da bexiga.

    Simples: quem gosta de Linux usa Linux (eu fico aqui feliz com meu Debian), e quem gosta de Windows, usa Windows e pronto.

    ThiagoArbex (usuário não registrado) em 30/01/2008 às 1:20 pm

    Até parece que alguém experimentou linux de verdade acha que ele é de alguma forma pior que qualquer windows. Isso nunca aconteceria, nunca. Seja pela instalação que é deveras mais simples, seja pelo uso do SO que é absurdamente mais simples. Comentários tipo “tem que usar linha de comando” ou “o linux tem bugs” são feitos por pessoas que mal tentaram e de muita má vontade.
    Se você usa 0.1% do mesmo esforço que você usa pra usar os SOs da microsoft no linux sua satisfação vai ser muito maior.
    O linux é melhor e pronto não existe argumento em contrário, não tem mais como galera. Já faz muito tempo que é muito mais fácil usar linux do que windows e qualquer comentário em contrário está simplesmente desatualizado ou muito, mas muito errado.
    A única desculpa pra usar windows é ter um hardware ou software sem suporte no linux que seja absolutamente excencial para sua existência, fora isso não existe mais nenhuma dificuldade em se usar o linux que não seja muito pior no windows. Quem nunca visitou fórum para consertar o windows? Eu só visitei menos fóruns quando comecei a usar linux.

Este post é antigo (2008-01-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.