Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Efeitos 3D estilo Compiz no Enlightenment 17

“O vídeo mostra o Enlightenment 17 com os efeitos 3D do Ecomorph, um composite manager feito para rodar no Enlightenment 17 e também capaz de rodar em outros window managers como, por exemplo, o Fluxbox e o Window Maker.

O Ecomorph é um hack do Compiz e por isso é compatível com a grande maioria de seus plugins…”

Enviado por Terramel (leonardo·saibotΘgmail·com) – referência (terramel.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bandeira (usuário não registrado) em 29/08/2008 às 7:58 pm

    Não obrigado, continuo com o Mac OS X.

    Terramel (usuário não registrado) em 29/08/2008 às 8:55 pm

    Bandeira: Eu sinceramente, prefiro muito mais um sistema bem feito como o Linux e um gerenciador realmente belo como o E17… O Mac OS é até bonitinho, mas só isso… O E17 é realmente belo. E se for para sair do Linux, prefiro usar Windows ME do que MacOS…

    Bandeira (usuário não registrado) em 29/08/2008 às 9:22 pm

    Se fala servidor né?
    Porque quando usava ele como desktop nunca consegui fazer isso http://img352.imageshack.us/img352/110/imagem1mc1.png abrir 41 revistas de uma vez. E ainda faz isso http://www.youtube.com/watch?v=id5vpy2CapY no dia que for bom então nem sei.

    Brazil (usuário não registrado) em 29/08/2008 às 9:40 pm

    O Terramel é louco, usar Windows ME ao inves do Mac OS X.

    Brazil (usuário não registrado) em 29/08/2008 às 9:40 pm

    O Terramel é louco, usar Windows ME ao inves do Mac OS X.

    Bandeira até o gnome faz estas miniaturas, só que mais organizado é claro.

    Paulo Lima (usuário não registrado) em 29/08/2008 às 9:50 pm

    Tenho muita vontade de usar MAC OS, mas por enquanto não!

    http://www.nanosecond.wordpress.com

    freak (usuário não registrado) em 29/08/2008 às 11:54 pm

    Claro q gosto n se discute. Mas trabalho com linux, windows e tenho um mac em casa para desktop e digo q pra isso n troco o mac por nada. Quanto mais uso mais gosto. Tem quase tudo e tudo que tem funciona. N tem o cubo ou transparências (to com um G4 – OSX 10.4.11), mas e daí? O q tem no beryl e outros correlatos q diz respeito a gerenciamento de janela propriamente dito é copia do mac. N tem um site q eu n abro, tem os programas da adobe (todos) tem até o office, varios 3D e n só o blender e o maya q tem no linux. O gráfico dele é bem mais estável q do linux. Nunca tive uma queda de nada, facil de instalar os programas… tenho ambiente de programação, banco de dados, entre outras coisas e interessante… todos foram fáceis de instalar e estão funcionando hehe… a e desde q comprei a anos n tive q reinstalar nem uma vez. Minto… instalei ele no inicio pra saber como era. Depois nunca mais. Gosto muito do linux e vejo ele com um potencial enorme, mas ainda vai ter q trabalhar bastante pra bater o mac no desktop. N só o mac, mas o windows tb. A e só pra constar eu adoro o enlightenment… só usava ele antes, mas… pena q parou no tempo…

    Como disse no inicio gosto é gosto, mas muito comentário q eu vejo principalmente do povo q usas linux contra o mac só pode ser pq n usa ou n usou como usuário final principalmente. Ele é fácil, funcional, estável e com menos frescuras q o compiz. Ou talvez a minha boa experiência foi pura sorte e rara, mas e eu acho difícil.

    aiaiai (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 1:01 am

    Parabéns então para o pessoal do Enlightenment 17 e Ecomorph, conseguiram fazer alguns efeitos muito bom. Deixaram ate usuario MAC com inveja das firulas gráficas, mais uma vez parabéns…..

    Isaac (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 7:06 am

    O preço que se paga por um Mac, dá para montar “O PC” top dos tops de linha e ainda sobra grana a rodo…rs

    henry (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 7:55 am

    O mac é um brinquedinho de luxo. O windows é um videogame caro e lento. O linux é um cavalo de batalha.

    Mac é mesmo uma delícia. Caro ? Não acho, não pelo que ele oferece.
    Uso Linux no dia-a-dia, não tenho problema nenhum. No serviço tenho que usar windows, tb sem problemas. Lá em casa a máquina é da muié, mas to namorando um iMac g3 600, só pra ficar brincando…

    Joao (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 9:24 am

    Tem gente que fala merda mesmo. Esse terramel nunca deve ter usado o MacOS X. Tenho 10 anos de experiencia em linux, mas também tenho um Mac em casa. Mac mal feito? ah vai plantar batatas. Ele tem a base sólida de um FreeBSD, tem praticamente todas as ferramentas de shell que precisamos. Tem ports de quase tudo do linux, é estável, bonito e tem uma performance invejável.
    Falar do que não se sabe é uma merda mesmo. Veja o site do aurélio, uma das maiores autoridades brasileiras em linux. Veja o que ele fala do Mac.
    E principalmente USE ANTES DE FALAR BESTEIRA.

    Ivan (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 10:17 am

    Engraçado, quando cliquei em “comentários” pensei que era pra comentar sobre o vídeo… :/
    Não sou muito chegado nessas frilulas não, apesar de algumas até serem úteis (como o zoom), e o e17 sozinho já é bem “carregado” visualmente.
    O bom é que ele só é bem leve, tentei usar ele por um tempo mas a instabilidade e algumas inconveniências me fizeram voltar pro XFCE.

    A sim, que música é essa? gostei :D

    cristo (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 10:42 am

    Mac OS X realmente é um ótimo sistema, sua estabilidade é provida pelo hardware selecionado da Apple, sua simplicidade é causada pelo Jobs, realmente o sistema é quase perfeito, sei que nem é tão bonito quanto o kde 4.1 ou mesmo DR17 (nome de desenvolvimento do Enlightement), mas sua estabilidade impressiona.

    Agora esse Ecomoph é meio antigo, lembro que a proposta era fazer um ambiente com os efeitos 3D do compiz e fizeram um fork compatível como DR17, entretanto o DR17 está parado, seria bom juntar um pessoal para ajudar no desenvolvimento deste projeto pois quero vê-lo finalizado.

    Eu ainda estou lendo a documentação do DR17 com calma para ver em que vou contribuir, pois o mesmo é um Desktop muito complexo que possui muitas ferramentas e bibliotecas próprias no caso as EFL, mas o que mais gostei mesmo do DR17 é seu foco ao visual, no caso o visual é o mais importante de todos.

    Atualmente o DR17 é classificado como Alpha, infelismente, nem beta é considerado e com o desenvolvimento no stop ai a coisa piora.

    cristo (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 10:45 am

    Quem quiser contribuir com o desenvolvimento do DR17, favor deem uma lida no Google Summer of Code, e caso queiram participar aguardem o gSoC do ano que vem, eu vou participar deste projeto.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 12:39 pm

    Bom, eu nunca uso palavrões em comments, mas dessa vez não posso evitar, como esse terramel é idiota!

    trechos:
    “Você é o único defecando pela boca”
    “(resumindo, o Mac é praticamente um PC travesti)”
    “mas o do SO não é grande coisa. é enjoadinho e não tem nada de inovador”

    Dá para levar em consideração um cara que fala coisas como essa?

    ah por favor, o cara nunca usou um OSX e vem querer falar merda! Eu não gosto da Apple por seu elitismo e arrogância, mas isso não tira o mérito deles de produzirem o melhor desktop da atualidade.

    Agora com relação ao E17, eu tenho a impressão de que isso nunca vai deixar de ser um brinquedo, um brinquedo bem legal, mas um brinquedo.. Já faz uns 4 ou 5 anos que tentei usar pela primeira vez, e sempre quando tento usar denovo vejo que ele continua no mesmo estado pré-alpha-nightly-release

    Flames a parte….

    … Terramel, não fale que prefere usar Window$ ME do que o Mac OS pois você estará fazendo uma tremenda injustiça com o MS-DOS !

    #.D
    #.D
    #.D
    #.D

    PopolonY2k
    PlanetaMessenger.org

    Terramel (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 2:26 pm

    PopolonyY2K: Você sumiu hein! Pow, sei que prefiro o MS-DOS do que o Win ;D Mas como o ME é o pior dos Windows e Win é pior que DOS, simplesmente quis ver quantos mactietes ficariam irritados, entende?

    Paulo Cesar: Uiii, tá bravinha flor? Já percebi que foi só falar mal da Apple e consigo irrito a comunidade gay! ;D Vamos então por partes: Você é o único defecando pela boca! Vem me chamar de idiota sem nem saber quem sou? O único idiota aqui é você! Se não aguentou o que falei e acabei te fazendo chorar, então pega seus brinquedos e cai fora… O Apple é realmente um PC. um PCzinho caro. Não gostou? Pode chorar que não ligo! Também não tem nada de inovador. No começo roubou a xerox e até hoje o que fazem é apenas ficar com marketing e um bando de fanboy paga pau enchendo o saco de tudo quanto é comunidade, seja comunidade de Linux, BSD, ou Windows… Melhor desktop da atualidade? Não fala besteira! Isso é uma puta falácia dos que não entendem porra nenhuma! O Linux como desktop é muito melhor que o Mac simplesmente por ser muito mais flexivel. Até o Win como desktop também arrebenta com o Mac -.- Não quer levar em consideração o que falo? Ótimo, coloque sua viseira e vai comprar sua revista Veja ou sua Info e não me enche o saco -.-
    E o E17 não é brinquedo nenhum. Ele é fantástico, bem feito, rápido e mesmo sendo pré-alpha, roda muito bem e uso-o faz 1 ano no meu notebook sem problema nenhum…

    freak (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 2:57 pm

    Essa discussão sobre o mac é inútil. A maior parte dos argumentos contra n tem fundamentos. O custo beneficio do mac é o melhor q tem sim. É como se eu tivesse um *ux com as facilidades do windows que inclui os programas q rodam nele (dei o exemplo dos da adobe) e com muito raras quedas. Claro q elas acontecem. Me diz um SO q isso n acontece.

    Muita gente fala do custo do mac, mas isso levando em consideração a nossa realidade (brasileira). Os produtos da apple AQUI custam muito mais caros do q deveriam.

    Falam de ser um sistema otimizado e hardware escolhido a dedo como se fosse errado. Pra isso só pode ser uma piada hehehe…

    Entre outras coisas q eu nem quero me extender, pq como falei essa discussão é inútil… enfim… isso tem q ser em outro tópico.

    Quanto ao enlightenment eu adorava o 16. Até hj uso o 16 e n parti para o 17 pq primeiro eu achei q seria uma continuação melhorada do 16, mas veio muito mudado e instável. E nesse tempo todo parece q n evoluiu muito. Eu acho muito legal o enlightenment. Simplesmente acho o melhor gerenciador de janela q tem, mas é só isso: Um gerenciador de janela (pelo menos até o 16). O q é bom. Por isso eu usava antes junto com o gnome.

    Só q parece q ninguém mais deu importância pro enlightenment e ficaram todos só com o gnome e o kde. Estamos formando um monopólio? hehehe
    “A n, mas é só vc ir no repositório tal e dar tal comando no linha de texto tal e isso e aqui e instalar”. Realmente pro usuário final isso é ótimo.

    Uma vez eu cheguei a contar uns 10 gerenciadores de janela pro linux. Quantos vem hj numa distribuição padrão?

    Bom, pra terminar no enlightenment eu gostaria muito q ele saisse dessa constante desenvolvimento pra se tornar algo mais estável e viesse tb prontinho pra usar em pelo menos as principais distros q tem por aí.

    Freak…

    …desvirtuando um pouco mais a discussão sobre Mac’s eu concordo com você que os Mac’s custam muitocaro para a arealidade brasileira.

    Na verdade estamos pagando uma fortuna pelos Aplle’s para que os americanos e europeus tenham o mesmo equipamento a preço de banana.

    Espero que nossa mentalidade mude um dia.

    PopolonY2k
    PlanetaMessenger.org

    Bandeira (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 4:52 pm

    Não acho caro o valor atual do MacBook. Agora querer comparar um Amazon, Positivo com o valor do MacBook é forçar a barra.

    Por exemplo na fnac, 10x sem juros R$ 299,90. Sendo que na fac ainda tem R$ 150,00 na verdade R$ 180,00 mas o cartão de desconto custa R$ 30,00.

    Meu segura 5 horas a bateria, vejo um monte de gente la na faculdade levando adpatador de força para usar o notebook.

    Especificações técnicas:

    Resoluções suportadas vídeo:
    - 13.3 polegadas (diagonal) monitor glossy widescreen TFT com suporte para milhões de cores.

    Resoluções Suportadas:
    - 1280 por 800 (nativo), 1152 por 720, 1024 por 768, 1024 por 640, 800 por 600, 800 por 500, 720 por 480 e by 480 pixels , relacão aspecto16:10; 1024 por 768, 800 por 600 e 640 por 480 pixels relacão aspecto 4:3; 720 por 480 pixels, relação aspecto 3:2.

    Armazenamento:
    HD (disco rígido):
    - 120GB;
    - 5400-rpm;
    - Serial ATA.

    Memória / Processador:
    - Processador Intel Core 2 Duo – 2.1Ghz – T8100;
    - Memória Cache de 3MB L2;
    - Bus frontside a 800 MHz;
    - Memória 1GB (dois pentes de 512 MB tipo SO-DIMMs) de PC2-5300 (667MHz) DDR2; dois slots SO-DIMM para expansão de até 4GB.

    Combo drive Slot-Loading
    - Combo Drive (Leitor de CD e DVD – Gravador de CD);
    - (DVD±R DL/DVD±RW/CD-RW);
    - Máximo de gravação: 24x CD-R; 10x CD-RW;
    - Máximo de Leitura: 8x DVD-R, DVD+R, DVD-ROM; 6x DVD-ROM (double layer DVD-9), DVD-R DL (double layer), DVD+R DL (double layer), DVD-RWe DVD+RW; 24x CD.

    Gráfico:
    - Processador gráfico Intel GMA X3100 com 144MB de memória compartilhada DDR2 SDRAM.

    Vídeo:
    - Suporta Extensão e espelhamento da área de trabalho. Suporta simultaneamente resolução nativa do monitor integrado e até 1920 por 1200 pixels em um monitor externo, ambos com milhões de cores.
    - Porta Mini-DVI;
    - Câmera iSight integrada.

    Bateria e energia:
    - Adaptador de força MagSafe 60W;
    - Até 4.5 horas de duração da bateria.

    Requerimentos ambientais:
    - Temperatura Operacional: 10° to 35° C (50° to 95° F)
    - Temperatura armazenamento: -24° to 45° C (-13° to 113° F)
    - Umidade: 0% to 90% não condensada;
    - Altitude Máxima Operacional: 3,000 m (10,000 feet);
    - Altitude Máxima Operacional: 4,500 m (15,000 feet);
    - Altitude Máxima Transporte: 10,500 m (35,000 feet)

    Áudio:
    - Alto-falantes stereo integrados;
    - Microfone integrado;
    - Linha digital ótica de áudio entrada/áudio (minijack);
    - Linha digital ótica de áudio saída/áudio (minijack).

    Internet sem-fio:
    - AirPort Extreme Wi-Fi integrado (baseado na especificação IEEE 802.11n; compatível com IEEE 802.11a/b/g);
    - Bluetooth integrado 2.1 + EDR;
    - Gigabit Ethernet integrado 10/100/1000BASE-T (conector RJ-45).

    Portas:
    - Uma Firewire 400;
    - Duas USB 2.0.

    Softwares Instalados:
    - Mac OS X Leopard;
    - Pacote iLife 08;

    Bandeira (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 5:01 pm

    Comparações. Tirei todos do site da americanas.

    R$ 2.899,00 NoteBook AMZ-L71 CW Celeron M 1.5GHZ 512MB – Amazon

    R$ 2.499,00 NoteBook AMZ-L71 CW Celeron M 1.5GHZ 512MB – Amazon

    R$ 3.299,00 Notebook Celeron M – 256MB – 40GB – CD-RW/DVD-RW – Amazon PC

    R$ 2.699,00 Notebook MX8250 Core 2 Duo T5450 1.66GHz 2GB 160GB DVD-RW 15.4″ Vista Premium – Mirax

    R$ 3.299,00 Notebook dv2770br Core 2 Duo T5450 1.67GHz 2GB 250GB DVD-RW 14.1″ Vista Business – HP

    R$ 2.999,00 Notebook Core 2 Duo T5300 2GB 120GB DVD-RW 14.1″ Vista Premium – Toshiba

    R$ 2.499,00 Notebook Core Duo T2300 1.66GHz 2GB 160GB DVD-RW 12.1″ Vista Basic – Toshiba

    R$ 2.399,00 Notebook V44 Celeron M410 1.4Ghz 512MB 40GB DVDRW Windows Vista SE 14″ – Positivo

    R$ 2.499,00 Notebook Y89 Core 2 Duo T5450 1.66GHz 2GB 250GB DVD-RW Webcam 1.3MP 14″ Vista Premium – Positivo

    R$ 2.999,00 MacBook Core 2 Duo T8100 2.1GHz 1GB 120GB DVD/CD-RW 13.3” Câmera iSight White – MB402LL/A – Apple

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 5:57 pm

    Pô, faz tempo que eu não via um pessoa tão emocionalmente desequilibrada e estúpida.. e não entendo essa necessidade sua de falar que todo mundo é gay.. seria uma projeção psicológica do seu verdadeiro eu reprimido?

    A propósito, estude um pouco sobre design e ergonomia antes de vir falar qualquer merda a respeito de desktops, eu não vou ficar discutindo com um ignorante (em ambos os sentidos da palavra) e troglodita.

    E mais uma coisa, vou logo avisando que eu não tomo como ofensivo me chamarem de gay, pois não tenho nada contra eles e até conheço uns, que por sinal são muito gente boa.

    freak (usuário não registrado) em 31/08/2008 às 12:52 am

    Esse é um papo pra ter numa mesa de buteco pq n vai levar a nada hehehe…
    Todas as interfaces tem suas vantagens e desvantagens. Sistemas operacionais? Idem. E no fim o q acaba relevando é a adaptação de cada um e a aplicação pra sua necessidade. Por isso comentei rapidamente sobre antes virem muitos gerenciadores de janelas e hj só virem o gnome e o kde no linux. Cade a tal liberdade (de escolha) q o usuário deveria ter? Depois vem com esse papo de liberdade… Eu sempre comento do usuário final pq é ele q regula e n o desenvolvedor ou o administrador. Como q o cara vai saber se existe e usar se n estiver la? E se tem pouca gente sabendo q existe, pouca gente usa e pouca gente desenvolve e acaba morrendo. Mas enfim.

    Agora o q n me entra na cabeça é alguém simplesmente falar mal de algo sem mais nem menos como se esse algo fosse algo tão terrível no sentido de malévolo. Falar q é pior q o ME? hehehe É piada até pra quem usa o windows hehehe Colocar até a sexualidade de quem usa em xeque. É algum tipo de trauma? hehe… bom deixa pra la :)

    *****
    popolony2k, é bem por aí mesmo. Infelizmente agente paga muito caro aqui no brasil por coisa q é bem mais barato fora. Lembro de um amigo q tava fazendo um projeto em eletrônica e teve q importar um transístor diferente ou algo assim. Fato é q esse componente fora saía por 5 centavos e quando chegava na mão dele ficava por nada mais nada menos do q a bagatela de 60 reais. Um absordo q acontece graças a nossa carga tributaria e burocracia q… enfim… nem vou falar nada pq aí sim vou ter q baixar o nível. Por essas e outras esse paísinho ta onde ta.

    Quanto ao enlightenment q eu ja falei e volto a falar eu acho muito legal… torço para que se desenvolva muito e saia da obscuridade tendo inclusive a mesma importância que o gnome e o kde.

    Meus caros, a proposta do Enlightenment (DR17) é outra. Ele é um ambiente diferente dos outros justamente pela sua modularidade – é possível deixá-lo tão leve para rodar num pentium II com 128 de RAM ou tão pesado a ponto de requerer um hardware mais potente. E isto ambiente gráfico algum tem.

    Seus efeitos são diferentes dos do compiz. o Compiz é “somente” um gerenciador de janelas. Ele não afeta o comportamento das aplicações. Já o enlightenment é um ambiente onde os efeitos fazem parte de cada componente: menu, papel de parece, mudança de desktop, decoração de janelas, botões, etc. E é isso que muitos não conseguem enxergar.

    Está certo que ele parece não estar mudando muito nos últimos tempos. Mas quem acompanha a lista de discussão dos desenvolvedores sabe que eles estão trabalhando à todo o vapor. Falta muito pouco para o lançamento de uma versão estáveis. Parece que o conceito está completo, faltando somente detalhes. Por exemplo, muito antes do lançamento do KDE4 eu via muitos conceitos visuais deste no Enlightenment, sendo que no Enlightenment funcionam muito bem. Principalmente o conceito do plasma, presente no enlightenment como gadgets. Lógico que falta muito, como rotação dos gadgets, etc. Mas os “painéis” são muito mais configuráveis que no KDE-4.1.

    Ah, e uso o E17 com muito gosto. Uso até o itask-ng, uma “imitação” do dock do OS X. É muito leve e compre bem o seu papel. Não, não é vontade de ter um Mac. Só achei um visual interessante.

    À quem não gostar do visual padrão do e17, saibam que não estão sozinhos no mundo. Também odeio aquele tema amarelado :-) Mas saibam que existem trocentos outros temas, como este que estou usando:
    http://www.flickr.com/photos/13180019@N07/2814491844/

    Mais temas podem ser encontrados em: exchange.enlightenment.org

    Bozo (usuário não registrado) em 31/08/2008 às 1:41 pm

    Tem janelas transparentes com gaussian blur como no Vista? Saca, tipo vidro fumê?

    Terramel (usuário não registrado) em 31/08/2008 às 4:07 pm

    freak: Mas o Linux continua sendo mais seguro, mais barato e mais flexivel. Também tem mais programas,.. Claro, não tem os da Adobe, mas sinceramente, tem quem gosta claro, mas eu nem ligo pra Adobe ;D Prefiro um Gimp do que um Photoshop e apesar disso, dá pra rodar os softwares da Adobe com Wine :D

    Assim como você, também triste quando vi pela primeira vez o E17 e vi que não era uma continuação do E16 quie eu ja gostava (e muito), mas as mudanças vieram pra melhor dessa vez. O que achei fantástico também foram as bibliotecas EFL ;D É realmente uma pena que não fica pronto logo. E concordo com você que parce estar havendo um monopólio de Gnome e KDE. Também não gosto disso. Cada WM tem sua utilidade e isso é ótimo. Não podemos ter apenas Gnome e KDE, temos que ter todos que já temos e fazer os usuários saberem disso… Além do E17, tem o Fluxbox que é excelente e adoro tb, o Openbox, o FVWM, o Window Maker e vários outros..

    Bandeira: Frequento um site de mac as vezes porque preciso conhecer o inimigo, da mesma forma que frequento sites sobre Windows e M$… Agora sério, frequento sim blogs sobre Win e Mac tb, mas o Macmagazine é um excelente blog apesar de eu não gostar de Mac. Preciso saber o que anda acontecendo no mundo, mesmo que as vezes tenha que ler coisas sobre uma empresa de desprezo, mas isso não significa que o MacMagazine é um bom site onde aprendo muita coisa, não sobre Mac (pois não preciso bem disso), mas serve como referencia para saber como escrever em meu site ou algo do tipo…

    ok, tenho que sair, já já volto e escrevo o que falta….

    Terramel, o itask-ng não faz parte da árvore de desenvolvimento do enlightenment, ao contrário do engage. O engage é um “programa”, enquanto que o itask-ng é um módulo do e17, o que significa que só pode ser utilizado dentro do e17. Já o engage pode ser utilizado em qualquer wm ou ambiente.
    Eu prefiro, sem dúvidas, o itask-ng, já que o seus efeitos utilizam recursos da placa de vídeo. O porém é que para isso deve o composite (transparências, etc) deve estar habilitado. Há um módulo especial para isso na árvore do e17 chamado bling, ou você pode mesmo usar o xcompmgr.

    Há também um módulo em desenvolvimento que provê, além das transparências, etc, aquele efeito do OS X (também do compiz e kwin) chamado exposê, onde as janelas são dispostas na tela, em miniaturas (com atualizações em tempo real). Ele pode ser encontrado em [1].

    E um vídeo em [2].

    Se a usabilidade do enlightenment é melhor ou pior que no OS X eu não sei, mas vejo que o conceito por trás do ambiente é outro, e é isso que muitos não conseguem ver. Talvez seja por ter um conceito diferente que ele está há anos em desenvolvimento. Falta muito pouco para ficar “perfeito”. Para mim, quando este dia chegar não fará a mínima diferença, já que o utilizo em meu dia-a-dia (assim como o KDE3, o WindowMaker e o Xfce).

    Como exemplo, assistam este vídeo [3].

    Pois este mesmo programa pode ser rodado no desktop [4].

    Diversidade é algo extremamente importante, em todos os contextos. Este é o diferencial do (GNU/)Linux e outros unixes abertos em relação aos sistemas fechados e de desenvolvimento centralizado.

    Não existe evolução num ambiente estático e sem variedade.

    [1] http://www.gurumeditation.it/blog/enlightenment/bang/

    [2] video.google.com/videoplay?docid=7008496279631191197&ei=sxW8SNSKIIXgqQLn6Li_Dw&q=bang+module

    [3] video.google.com/videoplay?docid=-8446281959526922902&ei=8RW8SITOFY3YqQKQxfTqDA&q=enna+efl&vt=lf

    [4] http://www.flickr.com/photos/13180019@N07/2818226852/

Este post é antigo (2008-08-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.