Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


É amanhã: Mozilla reune lan houses do Brasil

Projeto reunirá donos de LAN Houses de 11 estados diferentes do país, em reunião dia 17 de dezembro no Rio de Janeiro

Reconhecendo a importância do papel das LAN houses para a inclusão digital, a Mozilla, uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover escolha e inovação na Internet, está dando início a um novo projeto para entender e ajudar a solucionar os principais problemas enfrentados por elas no Brasil.

A primeira ação do projeto será a realização de um encontro com donos de LAN house de onze diferentes estados brasileiros, que ocorrerá no dia 17 de dezembro no Rio de Janeiro (veja os detalhes abaixo). O objetivo do encontro é identificar os principais desafios enfrentados pelas LAN Houses no Brasil e abordará temas tais como o problema da informalidade, as dificuldades de zoneamento e de obtenção de alvarás, a possibilidade de desenvolvimento de complementos do Firefox específicos, o uso de software livre, dentre outros.

O encontro funcionará como laboratório inicial para a elaboração de propostas, que permitam à Mozilla apoiar o desenvolvimento, crescimento e reconhecimento das LAN houses como importante ferramenta de inclusão digital no Brasil. Vale lembrar que o atual diretor executivo da Mozilla Foundation, Mark Surman, trabalhou anteriormente como diretor da organização Telecentre.org (http://www.telecentre.org/), responsável por inúmeros programas de inclusão digital ao redor do mundo. Segundo Surman, “para milhões de pessoas, as LAN Houses são o primeiro ponto de contato com a Internet. Para aproveitar ao máximo suas potencialidades, a Internet precisa ser aberta e segura, mas também participativa. A Mozilla e os donos de LAN Houses compartilham este objetivo de garantir que a Internet seja aberta e disponível para todos”.

Esta primeira ação demonstra a preocupação da Mozilla em apoiar iniciativas que ajudem a aumentar a inclusão digital no Brasil e a contribuir para uma web mais livre, aberta e acessível.

A reunião será realizada na sede da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro em conjunto com o Centro de Tecnologia e Sociedade, parte da Escola de Direito da FGV- RJ (www.direitorio.fgv.br/cts). Os interessados em participar podem se inscrever através do email bmagrani@mozilla.com. Mais informações podem ser obtidas através do site blog.mozilla.com/brasil ou através do email acima.

Local: Praia de Botafogo, 190, 8º andar, auditório 803. Rio de Janeiro, RJ. Sede da Fundação Getulio Vargas Horário: 10:00h – 17:00h. Informações em: blog.mozilla.com/brasil

Saiba mais (blog.mozilla.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    self_liar (usuário não registrado) em 16/12/2008 às 10:39 pm

    Isso é extremamente necessário.Muitas LAN Houses são frequentadas por crianças e jovens .E muitas delas ainda usam o iraque explorer 6 !!!!

    É uma pena crianças perderem TANTO tempo no orkut.Mas é menos pior usando o firefox.

    Bruno (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 12:38 pm

    A reunião está sendo transmitida ao vivo através do endereço http://www.mogulus.com/reuniaolanhouse

Este post é antigo (2008-12-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.