Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Dvorak opina sobre PCs com Linux incluído na placa-mãe

“A Asus está lançando notebooks com Linux pré-instalados na placa-mãe, o que permite que o usuário tenho acesso praticamente instantâneo à internet. De acordo com o colunista John Dvorak, essa novidade é “a maior ameaça à Microsoft desde que ela abriu seu capital”. Dvorak argumenta, basicamente, que com o sucesso destes PCs, diversos usuários terão contato com Linux e poderão perceber que os Windows não são tão necessários.”

Enviado por Yan (webmasterΘnotebooks-site·com) – referência (notebooks-site.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 10:55 am

    Não sei se só é só comigo, mas já vi tantas “maior ameaça à MS” com alguma novidade pra Linux que só acredito vendo.

    dvorak é comediante.

    Letifer (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 11:09 am

    É claro que ter um navegador rodando em sua frente em 5 segundos é muito atraente e qualquer usuário Windows é capaz de usar um Gnome ou KDE (clique aqui, clique ali), mas se você mandá-lo abrir um console e digitar qualquer kill `ps -aux | grep Gates | awk ‘{print $2}’` lhe trará horror e desespero.

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 11:13 am

    E por que o usuário precisaria digitar esse treco aí?

    Shadow (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 11:20 am

    Certo, peça então para o usuário abrir o “prompt do DOS” e digitar “ipconfig /all” para ver os dados da conexão com a internet :)

    André (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 11:25 am

    Isso não é nada. Os nobres usuários logo darão um jeito de instalar o Windows nesses computadores, abrindo mão das vantagens que o Linux pré-instalado possa oferecer, afinal, “temos que usar o que todos usam e não temps tempo para aprender coisas novas”. Sempre foi assim, sempre será;

    PS: Não tá entrando o site do DVorak…

    O Dvorak nem vou dar credito para ele, ele é super sem noção na revista Info vive criticando o Linux, falou estes dias que linux não valia a pena porque não suportava Sata, kakaka………

    André aquele Linux que vem nas placas da Asus é bem basico com boot rápido.
    http://br-linux.org/linux/desktop-linux-embarcado-em-mais-placas-mae-da-asus

    Logo não é preciso tirar ele, basta desativar e usar como se fosse uma placa mãe normal.

    hey (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 1:51 pm

    André,

    Esse linux pre-instalado vem na placa mae, nao se pode desistalar eu acredito.

    É somente usado em casos especiais, como quando o SO principal nao funcionar. E é cheio de limitçoes de aceso ao disco rigido.

    Creio que esse sistema nem compete com windows. Nao vejo porque a microsoft ter medo dessa coisa. Ninguem vai usar isso.

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 2:02 pm

    Duas coisa que um Dvorak é: teclado e troll.

    Ele atira para o lado que lhe dá mais ibope.

    Não digam isso do Dvorak. O cara entende e é bom pacas.

    O bobão da INFO é outro, é o Dagomir Marquezi, sempre embasbacado com as novidades mais borocoxôs. Sem falar que considera o Windows e o Gates verdadeiros deuses que só estão interessados no bem humanidade. Quer dizer, ninguém é perfeito mesmo: idolatra Frank Zappa mas é um lambe-lambe da M$.

    ” Ninguem vai usar isso…” ??? Eu adoraria um gadget com essa plaquinha !!! Tem td o que eu uso 99% do meu tempo. Com wireless então !!! UAU !!! Se eu precisar de um office, tem o google, o picasa web quebra um galho… Será que sai caro uma pçaquinha dessas ? com um GB de ram deve ficar um avião !!!

    Antônio Pessoa (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 3:20 pm

    “Ninguém vai usar isso.” A ASUS começou a colocar este sistema em poucas placas topo de linha, mas o sucesso foi tamanho que ela decidiu colocar em todas as placas mães produzidas. Se ninguém usou e o sucesso foi tanto, eu imagino se uns três usuários começarem a utilizar.

    E quando seu Windows não quiser iniciar (quem mandou atualizar o WGA) e você precisar mandar aquele e-mail urgente para o professor da faculdade ele vai lhe parecer bem mais atraente.

    Ta vindo em todas as placas-mãe ???

    lordtux (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 4:27 pm

    To pessando em montar um pc, e já sei qual marca de placa mãe escolher.

    hahahahha, rimei!!!

    lordtux (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 4:32 pm

    Mas vamos ver, daqui a pouco não só a asus, mas outros fabricantes vão estr fazendo a mesma coisa, com mais recursos sem perder a leveza, e como 90% dos usuarios utilizam apenas o que o splashtop oferece, creio que isso afetara a microsoft, principalmente no aumento da participação do linux no mercado, eu por exemplo as vezes uso somente a internet, e com google por ai a coisa é mais fácil ainda.

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 4:44 pm

    Dagomir Marquezi. Eu não li nada do que esse cara escreveu quando eu tinha coragem de comprar a InfoExame.
    Ainda bem.

    Abraços.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 5:23 pm

    Dvorak é conspiratório. O negócio dela é chamar a atenção…Atualmente, muitos já travaram contato com Linux, poucos ficaram com o pingüim. Dvorak é o flip flop do jornalismo de TI…

    Esse sistema existirá e persistirá, simplesmente porque ninguém se dá ao trabalho de retirá-lo, colocarão o Windows e carregarão por cima. No final das contas, o Linux será super usado, simplesmente porque é comprado…Como no PC Conectado.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 5:28 pm

    A melhor parte de sua dialética é o “O efeito psicológico disso é profundo, e os resultados podem ser devastadores para a Microsoft[...]“. Nem Ridley Scott e Stanley Kubrick poderiam ser mais criativos.

    sem@email.org (usuário não registrado) em 24/07/2008 às 12:51 am

    Se o Linux for gravado numa midia read-only e usar memoria ram como memoria cache (swap, alias, uma coisa que nao faz sentido num mundo em que as memorias ram estao tao baratas) pode ser ate que nao seja uma ameaça para a M$, mas com certeza vai ser uma ameaça para virus e outros bichos!

    Entao alguem invadiu o seu PC? Bem, reboot!

    Seu Linux estara limpinho de novo!

    Nao eh o caso com o meu Win98. A exatos 84 minutos eu instalei um soft (peguei na Internet) com algum tipo de “infestaçao”. O sistema começou a funcionar estranho e eh quase certo que vai me dar trabalho. Se fosse o Linux que mencionei ai em cima, bastava resetar e o sistema voltava ao normal (sendo normal uma questao bem subjetiva).

    Usar o HD para guardar dados que voce vai ter que acessar o tempo todo eh uma coisa logica, mas instalar o Sistema Operacional (que eh a coisa mais importante no PC) numa midia read-write eh bem que uma maluquice. Ja ouviram falar de CPM?

    Pois eh, foi uma das primeiras vitimas da M$.

    Por que HD ano tem uma travinha para proteger contra escrita?

    Eh so uma opinao!

Este post é antigo (2008-07-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.