Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Domingo: Software Livre no Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Relembrando o que já divulgamos no início da semana:

O software livre pode gerar uma boa economia para o empresário. Existem negócios especializados neste tipo de sistema.” Domingo, o Software Livre irá fazer uma participação no Pequenas Empresas e Grandes Negócios, 7:30h na Globo. Acho que é uma boa dica para o domingo.”

Enviado por Elton Torres (elton_btΘbol·com·br) – referência (pegntv.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Katsutoshi (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 2:11 am

    Eu estava passando de canal na TV, quando eu me deparo com a noticia. Irei tentar acordar cedo para assistir…

    Evangelista (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 7:56 am

    Eu pensei que o programa PEGN deste domingo era um especial sobre software livre, mas era uma reportagem só… Mesmo assim, parece que está melhorando a divulgação do assunto na mídia… Foi a 2a. manchete do programa e a 1a. reportagem mostrada.

    A reportagem não cita um só nome de software livre; parece que não falaram nem “Linux”.

    Bem que poderiam citar o BrOffice e o OpenOffice.org.

    O pessoal poderia ser mais direto avisando que software livre não é “Microsoft” e que, quando se falou que é mais imune aos vírus e não apresenta travamentos, estavam se referindo que não era MS Windows.

    Eu não consegui identificar nenhum aplicativo nas telas mostradas, fora um terminal (do Gnome?).

    Era software do quê que o empresário via antes sempre travar? CRM?

    Será que o consultor mencionado que “vendeu” os softwares livres para aqueles micro empresários na verdade não instala Linux (que é software livre) e vende um software empresarial (que é de código fechado e desenvolvido por ele)? Se for isso, vai ter gente pensando errado que pode ter software de graça para tudo em empresa.

    Ou será que é tudo software livre mesmo e ele só presta consultoria? Neste caso, deveria ter ficado claro que o serviço dele seria pago. Vai ter empresário interessado pensando que tudo é de graça.

    Não detalharam o que aquela empresa de software livre, que pode ser aberta com “só” 50 mil reais, vai fazer.

    ###

    Apostilas sobre BrOffice/OpenOffice.org para concursos públicos: http://apostilassobrebroffice.blogspot.com

    Evangelista (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 8:00 am

    Será que a Globo vai disponibilizar a reportagem no site Globo.com?

    O pessoal do PEGN bem que poderia ter passado umas URLs no fim da reportagem, informando onde saber mais sobre software livre ou sobre os softwares “mencionados”.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 8:36 am

    Não mostrou quase nada, graças a deus. VOi um pouquinho pior que a entrevista do Jô Soares.

    Vocês querem me matar de susto? Globo falando de Software Livre? E as empresas de produtos proprietários, coitadinhas … e as empresas de antivírus … e a Microsoft, acionista majoritária, coitada, que não consegue emplacar o Vista …

    Ainda bem que eles mais desinformaram que informaram.

    jaime (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 8:38 am

    O endereço está no portal http://www.g1.com.br/pegn

    Carlos André Ferrari (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 8:46 am

    Link para o vídeo:

    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM887887-7823-SOFTWARE%20LIVRE%20PODE%20SER%20UMA%20BOA%20ECONOMIA%20PARA%20PEQUENAS%20EMPRESAS,00.html

    A reportagem foi bem vaga e aparentemente (pode ser só um tema) mostrou muito windows…

    Kevin-Moc (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 10:22 am

    Gostei da reposrtagem no sentido de divulgar o Software Livre, mas deveriam explicar melhor como seria a economia no sentido das licenças e as diferenças entre os softwares, além do fato da consultoria ser paga.

    Teve tela de maquina com o sistema SL e o SO Windows XP, hehehe.

    Os menos informados, devem pensar, tem Windows XP, de graça?

    Kevin-Moc (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 10:31 am

    Coloquei o link para a reportagem no meu nome, aqui no comentário.

    William de Oliveir Ferreira (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 11:20 am

    Realmente ficou totalmente vaga a reportagem. Pelo que eu ví e entendi, o software livre é o sistema de gestão do consultório (ou talvez o SGDB) mas continuam usando o office 2003 e o windows XP. Alias, eu jí uma janela do kde 2 quando mostrou a empresa de software e, quando mostrou o desktop 3D, mostrou o Gnome com as janelas nas cores escuras.

    Evangelista (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 12:07 pm

    Convenhamos que surfe (1a. manchete do PEGN de hoje) é um assunto mais importante do que software livre, visto que existem mais surfistas que linuxistas (e adeptos do software livre em geral) no Brasil; certamente os surfistas é que estavam aumentando a audiência do PEGN hoje.

    Foi destacado na reportagem que uma das vantagens do software livre é ser “grátis”. E isso também não foi bem explicado, já que não existe SL com a mesma qualidade que programas comerciais para certas atividades específicas [controle de estoque, etc.] de micro-empresas: farmácia, depósito de material de construção, ótica, banca de jornal, padaria, bazar, etc. [Se é que existe SL para todas estas atividades.]

    E os caras mostram logo com detalhe uma tela preta com letras brancas, que é recurso nunca usado no mundo do MS Windows. Vai ter gente pensando que para operar esse tal “software livre” que os telespectadores da Globo nunca ouviram falar é preciso ter muito conhecimento, principalmente de comandos tipo MS DOS (terminal).

    miranda (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 12:31 pm

    Ridicula essa reportagem, não acrescentou em nada e só vai confundir mais ainda a cabeça dos usuarios.
    Não tinha nada de livre nessa reportagem, windows xp e uma aplicação comercial que sabe-se lá se é livre.

    Uma confusão total: Primeiro o empresario fala que economizou com licenças (o windows dele é pirata??) com antivirus (bom…pode ser o “gratis”) e com suporte (ué, e aquele cara que dá treinamento faz isso de graça??). Foi ridicula a abordagem da rede globo para com o Sl (mais uma vez) do mesmo modo que foi com aquela entrevista do Jô Soares com o Sergio Amadeu.
    E o pior: 50 mil reais para abrir uma “firma” de SL?? Fala sério, qualquer um basta ter um computador e saber desenvolver ou prestar suporte em SL já estã habilitado para o serviço. No maximo uns 10 mil para tirar algumas certificações.
    O nome desse programa deveria ser PEGC ( Pequenas Empresas Grandes CAGADAS).

    Eu (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 1:07 pm

    A Globo deve ser uma das maiores parceiras da M$, só pode. Primeiro teve aquele entrevista no programa do jô, um policial sem noção falou uns 3 blocos e o sergio amadeu não teve a menor chance de falar pq o gordo tava afim de ferrar com ele. E agora essa da PEGN.
    E VIVA A RECORD NEWS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    hehehehehe

    ejedelmal (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 1:10 pm

    Pra não dizerem que sou troll ou injusto. Vejam so a deturpação:

    http://www.youtube.com/watch?v=BZmy9lWm63s

    ejedelmal (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 1:12 pm

    Record News é uma boa idéia. Que tal caçar o cabelo lá na galícia e pedir-lhe uma matéria de como as coisas andam por lá. Ficaria ótimo.

    hein (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 1:29 pm

    Até que não foi tão ruim assim.

    Só acho engraçado que ninguém nunca fala sobre as 4 liberdades pregadas pelo Stallman, nem mesmo em encontros voltados para o Linux/SF. O negócio é lucro e corte de despesas. :)

    Eltern (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 1:37 pm

    Pelo visto, na concepção de muitos aqui, o programa PEGN errou em apresentar (ainda que sem maiores detalhes) o software livre? Erram os que iniciam utilizando Software Livre no MS Windows para ir rompendo, de forma sábia, as barreiras da migração, não é mesmo?

    O que importa, não é gente que não tem bala na agulha assistir, e sim, empresas que tenham postura de analisar as coisas e dispensar pesquisas. Certamente, aos interessados, desencadeou uma curiosidade sobre o tema. E nisso, o programa PEGN fez muito melhor do que muitos aqui, inclusive eu. Eles divulgaram para um número de pessoas que, juntando o empenho de todos aqui, não seria alcançado tão cedo (possivelmente).

    Logo, aos que acham que foi inútil a reportagem, deveriam pagar um programa (horário) e ir lá se apresentar com toda a desenvoltura técnica que possuem sobre Software Livre, acrescentando a enorme bagagem sobre plano de negócio.

    Uma empresa utiliza muito mais recursos de informática do que simplesmente enviar e-mail e acessar orkut, como a maioria dos que criticam as coisas de forma arrogante, utilizamfazem.

    miranda (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 2:50 pm


    Erram os que iniciam utilizando Software Livre no MS Windows para ir rompendo, de forma sábia, as barreiras da migração, não é mesmo?

    Ok, ja que você é observador fala pra nós, que somos massa-de-arrogantes-que-usamos-sl, qual o software livre que vossa senhoria viu na reportagem??


    O que importa, não é gente que não tem bala na agulha assistir, e sim, empresas que tenham postura de analisar as coisas e dispensar pesquisas. Certamente, aos interessados, desencadeou uma curiosidade sobre o tema.

    Acho justamente o contrario, quem tem “bala na agulha” tem conhecimento da causa e vendo essa materia, vai querer inovação para sua empresa e , juntamente com isso, economizar com as dezenas de licenças para usar o Windows (visto que ele foi focado na entrevista).

    O pequeno empresário nem sabe o que é licença o muito menos software (nem livre nem proprietario) e se satisfaz muito bem com o seu “computador” (windows e seus virus) pagando de vez em quando 50 conto pra qualquer colega do colega do funcionario formata-lo quando esta lento .

    Eu (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 3:14 pm

    Claro que errou, se é pra incentivar, que façam uma matéria que apresente de forma clara. Da forma como foi mostrado parece que eles não tinham o que mostrar e resolveram falar de software “gratis”. Pra começar teria que ser explicado as diferenças entre OpenSource, FreeSoftware e Software Grátis.

    André Machado (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 4:03 pm

    Eu gostei da reportagem, pois apresentou o software livre de uma forma simples e clara para os empresários, que são o público-alvo do programa, mas gostaria de ressaltar que a maioria das telas apresentadas eram do sistema Windows, sendo que eu vi até uma do Dreamweaver no finalzinho.

    leonardoav (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 4:46 pm

    Retirado da matéria do PEGN:
    “Softwares livres são programas de computador
    que o usuário pode copiar pela internet e usar
    sem pagar a licença de uso”.

    É isso que acontece quando jornalistas fazem
    matérias sobre informática.

    Fernando (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 4:53 pm

    olha

    vi a reportagem com o link dadoa acima.

    – para o publico que o programa tem, a reportagem foi ideal,
    logico que poderiam falar do linux, br-office a fins.

    – mais ainda digo para o publico que o programa tem, que são micros empresarios e afins, pelo menos alguns deles irão pensar em usar SL.

    detalhe eles consultaram a utah.com.br e consili..

    sem@email.org (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 6:05 pm

    Ha alguns anos atras, quando eu sonhava abrir minha empresa que na epoca nem era de software eu nao perdia um PEGN. Todo domingo eu e as galinhas acordavamos cedo para assistir. O program era inspirador, mas no meu caso deveria se chamar BIND (Boas Ideias Nenhum Dinheiro). Ja tentaram pedir um emprestimo para abrir seu primeiro negocio? Na minha cidade eles so emprestavam se eu ja tivesse o negocio. Mas se eu ja tivesse o negocio eu nao ia pedir o emprestimo! Quem eh que aguenta o juros! Desisti. Nem assisti mais o PEGN e nem pensei mais em microempresa. Mas o programa tinha suas virtudes.

    Software Livre num veiculo de midia onde a M$ Poe o dedo? Ta doido?

    No entanto faço uma pergunta:

    Hoje em dia eh tao mais facil e barato criar midia visual que eu gostaria de saber porque o pessoal do SL nao se junta e cria seus proprios “programas de TV” e distribui em midia alternativa como o Youtube ou Metacafe?

    Caramba, eh so escrever o texto, arrrumar alguns apresentadores (quem sabe contratar um que seja de tv e esteja desempregado) e filmar!

    Na hora que o cliente pedir alguma referencia, aponte para ele o endereço no Youtube! Um bom documentario sobre SL e Linux, com uns 30 minutos nao eh coisa do outro mundo! Se nao houver quem saiba fazer algo bom no meio da comunidade, quem sabe procurar por estudantes de artes em faculdades? Olha so este aqui, que eu achei no Youtube:

    http://br.youtube.com/watch?v=cHK3l0yuLpI

    E vem se param de chorar sobre aquela fatidica entrevista no Jo!

    Dziego (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 8:44 am

    Também tem de se levar em conta o público a quem era dirigido o programa. Falar de Linux, Gnome, openoffice.org, tudo numa única reportagem seria confundir a cabeça de telespectadores leigos. O melhor era só comentar as vantagens, ainda que de forma vaga, e aí os interessados que tenham curiosidade para procurar.

    Além disso, vocês devem imaginar que existem diversas restrições quanto a mencionar nomes de marcas registradas na TV, principalmente ao fazer comparações. Quantas vezes chamam Maisena de amido de milho?

    lazaro (usuário não registrado) em 5/10/2008 às 3:28 pm

    eu gostaria que alquem me mamda-se a reportagem quem passou hoje no progama “05/10/08″ relacionada a vidos…. decoração em vidro…. agradeço muito.. obr..

    lazaro (usuário não registrado) em 5/10/2008 às 3:30 pm

    Eu gostaria que alquem me manda-se a reportagem que passou hoje no progama “05/10/08″ relacionada a vidro….” decoração em vidro”…. agradeço muito.. obr..

Este post é antigo (2008-09-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.