Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Diário de bordo do Projeto Fedora Brasil no CESoL

“Dia 19 – Após a abertura do evento com a palestra do Marcelo D’elia Branco, demos inicio as nossas tarefas na tenda do projeto fedora brasil, que foi montada junto das tendas de jogos livres. Pessoas pediram para que fossem instados em seus pendrives o Fedora com Gnome, fizemos tudo via LiveUSB-Creator. Em virtude do curto período de tempo até o encerramento do primeiro dia do evento, nos limitamos a isto somente.

Dia 20 – Foi iniciado o curso do Guilherme (RazGriz) “O GIMP para mentes criativas”, com alguns contra-tempos, Guilherme começa suas atividades com tranqüilidade, e consegue contornar uns problemas isolados que tivemos no evento. Já na nossa barraca tivemos um movimento bem maior do que o do dia 19, em vista de que estavamos distribuindo mídias (DVD X86 32Bits e LiveCD-Gnome), queimando ISO’s de DVD X86 64Bits e instalando fedora em pendrives (louvado seja o liveusb-creator :D), bem como o Rodrigo Padula, estava com 2 XO’s e 1 ClassMate para exposição e posteriormente iria utilizar em uma palestra.

Dia 21 – As atividades começaram mais cedo um pouco, pois tivemos que alem de continuar o install fest e o burn fest do projeto, ajuda a organização em relação ao streamming de video que teve-se durante o evento. Rodrigo Padula deu a sua palestra “Sugar/Fedora – Laptops Educacionais”. Guilherme está bem confiante sobre o potencial de sua turma e acredita em um bom aproveitamento do curso. Eu, que tive problemas com rede sem-fio recebi da organização, um Access Point para a nossa tenda, o que facilitou o install-fest em notebooks, saldo total de notebooks e desktops instalados fedora: 12 Maquinas, inúmeras mídias e instalações em pendrives.

Dia 22 – Guilherme teve sua palestra submetida na grade, marcada para as 13:00 sobre o “Mini criativo”, Padula teve sua palestra “Fedora – Potencialidades de um sistema GNU/Linux” ministrada, sem muitos contratempos tambem, estive presente na palestra do Padula, inclusive fiquei na mesa, para ajudar com o que fosse nescessário. Eu (Lucas), esqueci as mídias ja gravadas em casa, por isso passei o dia todo instalando Fedora em maquinas e Pendrives, os usuarios que traziam DVDs ou Cds, eu queimava as isos sem problemas.

Dia 23 – Visando uma maior aproximação com a comunidade local e divulgação das atividades como embaixador Fedora em Fortaleza, Rodrigo Padula me colocou como seu substituto na palestra sobre o Projeto Fedora. Para aliviar a tensão da minha primeira palestra, despensei o microfone, e solicitei que o publico se aproximasse mais do palco para que todos pudessem me escutar sem o microfone, a palestra foi um sucesso, tivemos várias perguntas de como participar do projeto e como proceder quando detectado algum bug, etc.. Na metade do dia, as mídias acabaram-se, e tivemos que continuar somente queimando ISOs e instalando fedora em pendrives. Guilherme termina o mini-curso e aplica uma prova nos alunos para manter o nível de aprendizagem mais homogêneo.

Gostaria de agradecer a organização do CESoL, por ter nos dado esta chance de espalhar o projeto pelo ceará e de nos ter financiado algumas despesas. Em especial ao nosso amigo Roberto Parente que foi muito atencioso com os convidados, tornando assim a nossa estadia no evento um total sucesso, vamos agora começar a organização para o próximo evento de SL, aonde será, como iremos, onde durmiremos, onde comeremos, etc. Com exeção de apenas alguns contra-tempos aqui ou ali, gostaria de salientar que o evento foi um completo sucesso ! Vocês das UFC estão de parabéns!”

Enviado por Lucas do Amaral (lucasΘcefetce·br) – referência (projetofedora.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo Padula (usuário não registrado) em 28/08/2008 às 1:45 am

    O nosso amigo Lucas viajou na maionese…. segue correção para o último dia de evento.

    “Dia 23

    Visando uma maior aproximação com a comunidade local e divulgação das atividades como embaixador Fedora em Fortaleza, Rodrigo Padula me colocou como seu substituto na palestra sobre o Projeto Fedora.”

Este post é antigo (2008-08-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.