Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Detran-CE trocou Oracle por PostgreSQL

“O diretor de Tecnologia Detran-CE anunciou no dia 01/10/2008 que no dia 20/09/2008 a equipe de informática do Detran-CE, juntamente com a equipe da Mondrian Tecnologia, colocou em produção a nova versão do sistema de habilitação usando o banco de dados PostgreSQL como substituto ao Oracle.”

Enviado por Nabucodonosor Coutinho (coutinhoΘmondriantecnologia·com) – referência (mondriantecnologia.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    É uma ótima notícia, até porque eu também moro no Ceará.
    Espero que se torne mais um caso de sucesso.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 4/10/2008 às 2:34 pm

    Existem também outras ações que o Governo do Estado do Ceará está tomando em favor dos softwares livres, no dia 1º de novembro deste ano o portal do estado, além dos sites de todas as secretarias e empresas vinculadas, será migrado para o Plone (ou Joomla! como segunda alternativa), há também ações no sentido de migrar as estações de trabalho para a plataforma Linux e OpenOffice, o que gerará uma enorme economia para um estado tão carente como o Ceará.

    O DETRAN-PR fez a troca já há algum tempo, abandonando uma empresa privada e adotando o pgSQL na CELEPAR, empresa pública.

    Vale lembrar que no caso de qualquer DETRAN a migração e o trabalho no dia-a-dia com o servidor é muito crítico devido ao volume de dados modificados continuamente.

    cristo (usuário não registrado) em 4/10/2008 às 7:34 pm

    Então só precisam de um bom DBA pois PostGree tem o mesmo nível do Oracle só se diferenciando que não tem muitas facilidades que o Oracle possui, mas mesmo assim um banco muito poderoso.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 4/10/2008 às 8:18 pm

    cristo (usuário não registrado) em 4/10/2008 às 7:34 pm
    Então só precisam de um bom DBA pois PostGree tem o mesmo nível do Oracle (…)

    Tem exata certeza disso? Digo porque trabalhei numa empresa em que, quando precisavam fazer um banco de dados enorme, os analistas repetiam (e repetem ainda): “Só o Oracle suporta essa demanda”. E, antes que alguém me questione, esta empresa é bem favorável ao SL.

    Mas não deixa de ser bom ler casos de sucesso de bancos de dados livres! Parabéns ao Detran-CE pela escolha!

    Bom, se o PostgreSQL atende, não há por que pagar licença do Oracle. E hoje já não é difícil achar um bom DBA dele e mesmo empresas que dão suporte.
    Onde trabalhei aconteceu o oposto, usávamos Postgresql, mas chegou um ponto que ele não estava conseguindo mais aguentar o número de transações concorrentes. Mudamos pra Sybase utilizando a versão gratuita e o sistema ficou bem mais escalável. Mas se não fosse por isso, estaríamos com o Postgresql até hoje.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 5/10/2008 às 1:59 am

    Apenas contratem um DBA/AD Genérico. Contratar um DBA de nunca foi uma escolha muito razoável. Por exemplo, podem haver situações onde um Firebird possa emcaixar-se melhor, como em computadores antigos. Neste caso é bom ter alguém que saiba avaliar as alternativas.

    curioso (usuário não registrado) em 5/10/2008 às 12:00 pm

    Assisti a uma palestra onde Franzé (do Detran-CE) explicou como foi o processo:

    O Detran-CE encomendou a uma empresa (esqueci o nome) por volta do ano 2000~2002 um software para cuidar do licenciamento da frota de veículos. A empresa tinha expertise em Oracle e assim o utilizou, colocando quase toda a lógica de negócio diretamente no banco.

    O que a Mondrian (pra mim era só Coutinho e Cia XD ) fez foi ver como a lógica de negócio funcionava dentro do banco Oracle e “mimetizar” no Postegre. Funções que não tinham similar imediato no Postgre foram implementadas em PL (como as funções internas do Oracle, por exemplo).

    Já no final do período de migração, o sistema trabalhava utilizando o Oracle e o log de transações era salvo e feito em paralelo no Postgre, para uma dupla checagem dos dados.

    Nada foi alterado nas aplicações em si.

    PS: Seria uma boa se a economia resultante fosse abatida no ipva do povo ;)

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 5/10/2008 às 7:48 pm

    Cristo, é PostgreSQL ou postgres. Um dia descubro porque tanta gente escreve “postgree”.

    Tércio, embora na empresa que você citou, o pessoal admire o SL, pelo jeito fica na admiração e não conhecem o Postgres.

    Frequento a lista nacional do pg e é relaticamente comum casos de gente com bancos gigantescos, em Gigas ou teras, e também na quantidade de transações por segundo.

    O skype utiliza o PG e inclusive expandiu (e disponibilizou) recursos para melhorar a questão de escalabilidade.

Este post é antigo (2008-10-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.