Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Deputados pedem para TSE liberar uso da web na campanha eleitoral

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral foi receptivo aos argumentos, como web incentivando os debates e transparência.

Um grupo de deputados representando a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara solicitou, na quarta-feira (13/08), que o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) libere o uso da internet na campanha das eleições municipais.

Na ocasião, um deputado apontou que o artigo que trata da internet é restritivo e limita o seu uso aos sites oficiais de campanha. Isto inibe os candidatos de usarem ferramentas importantes e gratuitas para a divulgação de suas propostas.

O presidente do TSE foi receptivo à proposta, entendendo o argumento de que a internet é um veículo importante principalmente para envolver os jovens no processo eleitoral.

Para os deputados que participaram da audiência, o uso de ferramentas online, se liberado pelo Tribunal, incentivará o debate e a transparência nas eleições municipais.

A solicitação verbal será encaminhada por escrito ao Tribunal para análise formal das propostas. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    nononono (usuário não registrado) em 18/08/2008 às 9:29 am

    Não por favor não, porcaria eleitoral na web não!

    henry (usuário não registrado) em 18/08/2008 às 9:31 am

    se eles nao entrarem nos batepapos e nos ircs e nas minhas caixas postais e no meu orkut, tá otimo…

    frederico (usuário não registrado) em 18/08/2008 às 10:04 am

    Gostaria de saber se poderei processar algum deputado se eu receber spam. No rádio ou na TV, eu posso escolher se assisto ou não. E meu e-mail? Além de já sujar as ruas com papéis inúteis, teremos lixo no e-mail, comentários em blogs, etc?

    uuu (usuário não registrado) em 18/08/2008 às 10:06 am

    o que isso tem a ver com SL mesmo ?

    Isto seria excelente em vários sentidos e ruim em outros (meu professor de algoritmos 2 vive falando em custos e benefícios. ordenar dados em arquivo não é fácil não :-)).
    Seria interessante pela questão ambiental: sem aquele monte de santinhos na rua! Sem aquele monte de carros de som com aquelas músicas irritantes passando toda hora na rua, sem aqueles cartazes com fotos gigantes de candidatos com sorrisos falsos…
    Mas – no caso utópico de uma campanha puramente web – seria ruim no sentido de que, como poucas pessoas no Brasil tem acesso à Internet, somente estes poucos teriam acesso à campanha virtual. Como boa parte dos internautas brasileiros de hoje quase não ligam para política – olha eu, olha eu! -, é muito provável que este ripo de campanha não dê em nada.
    Spams? Acho que não faria muita diferença se tivéssemos spams eleitorais, visto que provavelmente a quantidade não afetaria no bolo total de envio de spams. Eu simplesmente ignoro – se bem que ontem ganhei numa promoção da Oi um Foto/Album… Fiquei tão feliz… hauahuaha

    O uso da Internet como ferramenta para disseminar informações sobre as campanhas seria interessante, mas não valeria de quase nada em nosso cenário atual, onde os que não tem informação são justamente aqueles que não têm acesso à Internet.

    [viajando na maionese]
    O voto deveria ser facultativo no Brasil. Muitos vão votar só por obrigação. Aí elegem Ultra-Collor, Paul Malluff. Isto sem contar que os grandes “coronéis” só são eleitos em várias regiões do Brasil somente porque a maioria dos eleitores são analfabetos e/ou tem seus votos manipulados pelos políticos locais.

    Concordo com o comentário apresentado na notícia de que campanhas online permitiriam a maior participação dos jovens – como eu, na minha velhice de vinte anos – no processo eleitoral. A política brasileira – ou até a mundial – é feita de velhos. Não velhos no sentido pejorativo, mas de pessoas “antigas”, com pensamentos retrógrados. Não que seja necessário ser jovem para “pensar novo”, mas é muito mais difícil mudar um pensamento do que formar um novo a partir do zero, Não que os velhos sejam inúteis. Mas atualmente eles não servem para nos governar. Deveriam ser nossos professores, por assim dizer. Eles tem a experiência, nós temos a capacidade de julgar o que eles ensinam, em busca de um mundo melhor, que é a função de um professor (lembro quando há um tempo atrás as palavras de um professor meu “Não, em momento algum o cliente tem acesso ao código do seu sistema”. E não sou eu que vou discutir :-)).

    [/viajando na maionese].

    Será que é necessário ficar velho para pensar em política?

    Credo, moderem este comentário. Devo ter inalado muito metano exalado por algum boeiro… hauahuah

    Revoltado (usuário não registrado) em 18/08/2008 às 11:55 am

    henry (usuário não registrado) em 18/08/2008 às 9:31 am

    se eles nao entrarem nos batepapos e nos ircs e nas minhas caixas postais e no meu orkut, tá otimo…

    Se acha que alguém pode entrar no seu orkut, é melhor protegê-lo caso contrário vão te pegar desprevenido.

    No meu orkut ninguém entra! Eu sou espada! hehehe 8-)

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 18/08/2008 às 12:06 pm

    Já tô vendo o Terra e o UOL cheios de anúncios de políticos :(

    Tércio Martins, por isso que não acesso os sites em questão e procuro sempre utilizar em meu navegador extensões que barram propagandas (flashblock, adblock, etc) na maioria dos sites. Só desbloqueio para poucos sites que eu respeito, como no caso do Br-Linux :-)

    Discordo com a afirmação do colega acima onde campanhas políticas na internet tirariam a possibilidade de escolha do eleitor. Minha nossa, já viram televisão ou rádio em época de eleição? Colocar na Grobu, no essebetê ou na bandi e ver a mesma coisa não se compara à possibilidade de escolher o site que você quer entrar, bloquear conteúdos indesejados, etc, como temos na rede.

    Invadir orkut? Ué, o orkut não serve para isso mesmo, para ser invadido?

Este post é antigo (2008-08-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.