Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Debate no fisl9.0: Certificação: como ficam os desenvolvedores de Software Livre?

“No mercado proprietário, a certificação é uma forma bastante usada para atestar capacidade técnica em técnicas ou produtos específicos. No software livre, a certificação LPI é o padrão de fato. A certificação é o melhor caminho para o reconhecimento da capacidade técnica de desenvolvedores de software livre? Quais as limitações do modelo atual de certificação? Como ele pode evoluir para tender os anseios e as demandas da comunidade (de desenvolvedores, principalmente) de software livre?

Veja no site do fisl9.0 como contribuir com o debate desde já.”

Enviado por Antonio Terceiro (terceiroΘsoftwarelivre·org) – referência (fisl.softwarelivre.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Leonardo (usuário não registrado) em 7/04/2008 às 11:12 am

    Certificação já foi uma faca de dois gumes, mas agora, IMHO, perdeu o valor.
    Já vi muitos profissionais com zilhões de certificados, notas altíssimas, falarem baboseiras homéricas, e pessoas sem certificados extremamente competentes.
    Infelizmente, não são exceções, são regras.

    O cetificado cumpria um papel diferenciador, agora é mais um título que as amebas de RH leêm no CV e prontamente assumem que é um cara competente.

    Hoje, vendo chamadas de oportunidades, se eu vejo que certificação é obrigatória ou preferencial, nem submeto o meu. Além de eu não ter um, sei que vou lidar com um ambiente onde nem sempre o melhor se sobressai, mas o que tem mais títulos… Dilbertlândia no talo.

    Karlisson (usuário não registrado) em 7/04/2008 às 11:22 am

    O link está apontando para a página de edição da notícia… o correto é http://fisl.softwarelivre.org/9.0/www/node/341/

    João Marcus (usuário não registrado) em 7/04/2008 às 1:25 pm

    Leonardo, não acho que a certificação tenha perdido seu valor. Para você ter uma certificação da RedHat, tem que ser no mínimo medíocre, não tem como ser um “zé ruela”.

    Na verdade, eu estou desanimado com o mercado de trabalho para Linux porque os “chefes de cabelo pontudo” acham que, porque o Linux é “de grátis”, o profissional também custa pouco. Ficam aí, exigindo muita experiência para pagar 2 mil e pouco COMO PESSOA JURÍDICA! Vão catar coquinho…

    Dica para quem está começando: faça o certificado. Não adianta ficar reclamando que o mercado pede o certificado, que não serve para nada, etc. O mercado pede, então corra atrás disso. Mesmo que, no fim das contas, você não tenha aprendido muita coisa, vai ficar melhor no seu CV. Sim, eu acho ridículo, mas no Brasil é assim mesmo: as aparências é que valem.

    Antônio Flávio (usuário não registrado) em 7/04/2008 às 1:44 pm

    Não concordo com vocês.
    Tenho estudado muito para tirar certificações e, sem dúvida nenhuma, aprendi muito nesse tempo. Com certeza existem profissionais que não possuem certificação alguma e são competentes, mas as certificações realmente atestam que você possui aquele nível de conhecimento proposto.

    Leonardo (usuário não registrado) em 7/04/2008 às 2:44 pm

    @Antônio Flávio
    Antônio, sempre que você estuda você aprende, quer você estude voltado à certificação ou não.
    O negócio é, quando todos falam e pensam “realmente atestam que você possui aquele nível de conhecimento proposto” estão redondamente enganados. Infelimente, quem decora e faz todos os simulados e o escambau pra certificação,sabe só o que precisa para ISSO. Muito caras experientes que conheço não fazem bonito nas certificações… E quem destrói em certificação,como fica ? Já vi pivete empertigado falando que o que a JVM faz no GC não interessa,nao importa… E é SCEA.

    @João Marcus
    Concordo com você.
    As certificações LPI, RH e Cisco tem algo que a Sun tenta encaixar nas do Java, que é experiência prática e conhecimento o suficiente para tomar decisões factíveis e práticas. Tenho um certo bias no assunto por só trabalhar com desenvolvimento, e me expressei mal, desculpe.

    Marcos (usuário não registrado) em 7/04/2008 às 4:48 pm

    Os comentários parecem ser meio contraditórios, não? Tá falando de certificação para desenvolvedor e dois fala em LPI e RH etc…

    Desenvolvedor é um coisa, e administrador de sistema é outra. Um desenvolvedor precisa muita mais saber como fazer bom uso de uma tecnologia e como achar as respostas na internet do que conhecer um monte de comandos de cor. O cara que decora muitos detalhes da linguagem é, quase como regra, incompetente. Vai ter dificuldades de aprender coisas novas (por vai tentar decorar também) se adaptar a novas versões, etc…

    Nunca vi um programador que fosse certificado Java e que fosse bom. Quando eu contrato (e já fix muito isso), ter certificação é ponto negativo no currículo.

    Diferente para quem está operando um sistema operacional que geralmente tem um modelo mais estático e que não precisa ser um profissional tão criativo.

Este post é antigo (2008-04-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.