Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Convertendo a codificação de caracteres de arquivos-texto

“”É difícil alguém que trabalha com dados digitalmente nunca ter se deparado com situações em que um arquivo encontra-se num encoding diferente do que gostaria, seja durante a edição de um código-fonte, arquivo de configurações ou mesmo numa legenda. Em alguns casos podemos contornar dizendo ao aplicativo que estamos usando que o arquivo está em determinado encoding (por exemplo, UTF-8, ou ISO-8859-1), mas em outras vezes a melhor saída pode ser a conversão.”

Saiba mais (fernando.scherrer.nom.br).”

Enviado por Fernando Scherrer (fernando·scherrerΘfernando·scherrer·nom·br) – referência (fernando.scherrer.nom.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Por que ainda insistem no iconv? Gente, o iconv foi considerado “deprecated” em favor do recode. Por favor, atualizem-se um pouco.

    Fernando (usuário não registrado) em 8/02/2008 às 10:10 pm

    Boa noite,

        Patola » eu realmente não sabia desta consideração de deprecated sobre o iconv, gostaria até que você me passasse onde posso encontrar informações sobre esta afirmação, já que não tinha visto nada sobre isto antes e também não econtrei nada que referenciasse o iconv como deprecated ou coisa do tipo googleando, nem no br-linux, under-linux, linuxquestions, slashdot… etc.
        Pretendo realizar uma atualização no post no site indicado (considero deprecated coisa séria, vivo pegando no pé dos meus colegas de programação por fazem uso de métodos deprecated e ainda colocam @SupressWaning, agora dou uma dessa) aqui para incluir a utilização do recode citando-o como ferramenta mais adequada para a conversão de arquivos entre encodings, e que existência desta torna o iconv deprecated, mas para isso preciso de uma referência para citar.
        A idéia do post foi apresentar uma maneira para realizar a conversão de arquivos entre determinados encodings, a qual não categorizei como única ou mais correta/indicada, já que sabemos que para um problema podemos ter várias soluções, sendo que a utilização de uma à outra pode depender muito dos recursos disponíveis no momento, algumas distribuições que tive contato ultimamente não dispõem do recode, porém o iconv está presente, e se estamos em campo com um notebook sem internet para baixar o recode, por que não utilizar o iconv, aliás não entendi porque considerá-lo deprecated em favor do recode se muitas distribuições atuais não trazem o recode: o Slackware current não tem ainda, acabei de checar o FILELIST.TXT num mirror. A necessidade da conversão veio de um amigo que adquiriu um Home Theater há um mês e este estava apresentando problemas com acentuação de legendas em português, pesquisei um pouco e achei soluções utilizando o iconv em fóruns, mas nenhum artigo só sobre o assunto. Com a atualização incluindo o recode acho que vai ficar um material bom, já vou incluir um agradecimento a você no post e uma referência à seu site (se não tiver nada contra, claro). Se tiver mais alguma coisa a acrescentar, sugestões são o bem-vindas (e importantes).
        Fico aguardando a referência para realizar a atualização do post, grato.

Este post é antigo (2008-02-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.