Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Consulta aos usuários Fedora: O que mudar na distribuição?

“Até onde os desenvolvedores estão preparados para entender e atender aquilo que os usuários querem é um ponto sempre obscuro no ciclo de vida de qualquer software e o Linux, quase como um todo, ganha muitas vezes a má fama de não entender o que o usuário comum quer.

Com a chegada do Fedora 10 em novembro, o projeto Fedora passa a assumir uma postura de aproximação junto ao seu público alvo, abrindo processos como a escolha do codinome a toda a comunidade e inaugurando maneiras de um usuário interagir mais ativamente no desenvolvimento da distro.

Nesse espírito, convido a todos os usuário Fedora que leiam o artigo no link abaixo e que expressem aquilo que crêem poder ser melhorado no Fedora em versões futuras.”

Enviado por Henrique “LonelySpooky” Junior (lspookyΘfedoraproject·org) – referência (lonelyspooky.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    John Doe (usuário não registrado) em 13/10/2008 às 11:59 am

    s/yum/smart/g

    marllon (usuário não registrado) em 13/10/2008 às 1:51 pm

    isso parece aquela ferramenta que a canonical disponibilizou para os usuarios colocarem “ideias” do que melhorar/adicionar no ubuntu.. não cheguei a ler o artigo.. mas que parece (como ideia inicial), parece…

    Dorival (usuário não registrado) em 13/10/2008 às 2:46 pm

    [ OFF] – Olha, um dos melhores Beta do Fedora que já instalei, testei o mesmo em placas CPU Intel mais recentes com Nvidia/Ati, tudo rodando OK. O tema ficou muito legal.

    Acredito que aumentar a vida da versão, até pq muitos utilizam o Fedora em alguns servidores, onde um maior tempo de atualização seria melhor.

    CNR = não por favor !!!

    [ OFF] – Olha, um dos melhores Beta do Fedora que já instalei, testei o mesmo em placas CPU Intel mais recentes com Nvidia/Ati, tudo rodando OK. O tema ficou muito legal.

    Cara… e eu que nem consequi fazer ele (o Fedora 10 beta) rodar… CD, Pendrive, Virtualbox… e nada do danado rodar. O máximo que consegui foi um gdm congelado.

    O Seu tá rodando blz? Qual iso vc baixou? Baixei a live gnome e depois o spin com broffice, mas nenhuma das duas rodou.

    Um abraço.

    Eden (usuário não registrado) em 13/10/2008 às 4:40 pm

    Eu também gostaria que o Fedora tivesse um tempo de vida maior. Infelizmente acho isso impossível visto a relação com red hat, e também no faq do fedora tem dizendo explicitamente que não vão fazer isso.

    Eu acho que o ubuntu está roubando a cena pq o ubuntu faz tudo que toda distro faz.

    - tem a versão long term
    - tem a versão que se atualiza rápido
    - tem a versão “um cd pequeno pra server”
    - tem a versão live
    - tem vários spins pra tudo quanto é gosto de desktop
    - tem a versão “instalação convencional” que te dá novas alternativas
    - tem um desktop sem complicação

    Ou seja, agrada gregos e troianos. Eu acho que o Fedora à tempos já está indo por esse caminho também, de agradar todo mundo, mas o LTS do fedora eu não sei não…

    A propósito. O boot de 5 seegundos já vem na próxima versão? :)

    Pelo menos isso: https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=465181

    Animal-X® (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 11:11 am

    CNR sim! ou um repositório non-free…
    Odeio ficar instalando repositório de terceiros, todos remendandos e cheios de bugs! Uso muito livna que tem os drivers da nvidia e os codecs que uso, mas tem poucas coisas lá.
    Seria interessante um repositório bem sortido, pois sinto muito a falta de certos programas que tenho que ficar compilando e instalando coisas no braço, exemplo: any2dvd, eclipse-pdt, openmsx-catapult, emuladores diversos, etc.
    Deveriam diminuir as rígidas regras para instalação de programas na distro, o Ubuntu tá ganhando terreno por causa disso e mais coisas. o usuário comum sente muito a falta de certos programas, bibliotecas e codecs que no Ubuntu tem em abundancia.

Este post é antigo (2008-10-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.