Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


CONSEGI 2008 – Congresso em Brasília terá assinatura do Protocolo Open Document Format

“O CONSEGI, maior debate do país sobre políticas públicas ligadas à tecnologia da informação e comunicação com foco principalmente em inclusão digital, será realizado entre os dias 26 e 28 de agosto em Brasília e terá em sua pauta a assinatura do Protocolo Open Document Format por dirigentes de diversos órgãos, tais como a Caixa, Serpro, Banco do Brasil, Exército, Aeronáutica, MCT, SLTI, CONAB, dentre vários outros.

O protocolo, tem o objetivo de definir qual será o formato dos documentos utilizados pela administração pública, visto que hoje existem dois tipos em utilização: o ODF e o OOXML. A palavra ‘Padrão’, por definição, determina uma forma, um caminho a ser seguido, decisão que deve ser tomada com base em uma série de fatores. “O objetivo é tornar explicita para o mercado nacional e internacional a decisão de entidades do governo em adotarem padrão aberto para planilhas, documentos textos e apresentações, e promover a colaboração entre os órgãos para acelerar e apoiar esta adoção” explica Paulo Maia, gerente nacional de Projetos TI da Caixa Econômica Federal.

A escolha pelo formato ODF está apoiada em alguns fatores críticos para o governo: 1 – na independência de fornecedor, 2 – na autonomia do usuário que salva o seu documento neste padrão, 3 – na transparência que este usuário percebe ao utilizar o ODF por não ter código binário escondido e 4 – pelo fato do usuário não correr o risco de infringir nenhuma patente protegida por um único grande fabricante. “O ODF é livre de royalties e não é necessário licença para poder utilizar, ou seja, é absolutamente acessível” justifica Jomar Silva, diretor geral da ODF Alliance Brasil.”

Enviado por Eduardo Brito (eduardo·vbritoΘgmail·com) – referência (consegi.org.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    bug (usuário não registrado) em 27/08/2008 às 8:49 pm

    Denovo ?

    Esse governo só vive de papo mesmo … é uma piada de mal gosto.

Este post é antigo (2008-08-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.