Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Compilando programas usando Build Scripts

“Publicamos um tutorial explicando o uso dos chamados build scripts na tarefa de compilar aplicativos a partir do código fonte. O tutorial explica onde e como editar e usar scripts de diferençes distribuições dentro da que o usuário tenha e fala das vantagens desse método.

“A arte de compilar aplicativos a partir do código fonte exige um conhecimento que muitos usuários inexperientes não possuem e, frequentemente, acham instruções errôneas nas suas pesquisas pela internet.

O erro mais comum ocorre nos três principais comandos usados para compilar aplicativos, como você já leu em dúzias de lugares: “configure”, “make” e “make install”, embora eles sejam necessários não se deve começar diretamente com eles…””

Enviado por Flavio de Oliveira (flavosΘterra·com·br) – referência (goblinx.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Jorge Luis (usuário não registrado) em 10/12/2008 às 1:08 pm

    A arte de compilar aplicativos a partir do código fonte exige um conhecimento que muitos usuários inexperientes não possuem e, frequentemente, acham instruções errôneas nas suas pesquisas pela internet.

    Usuários tem que saber compilar aplicativos ?!!

    Cadu (usuário não registrado) em 10/12/2008 às 1:08 pm

    “O erro mais comum ocorre nos três principais comandos usados para compilar aplicativos, como você já leu em dúzias de lugares: “configure”, “make” e “make install”, embora eles sejam necessários não se deve começar diretamente com eles…”

    Estranho, eu comecei com eles e nunca tive problemas. Faltou um “porque” depois do “não se deve começar diretamente com eles”. Antes de afirmar com tanta certeza algo desse tipo, é melhor ter bons argumentos favoráveis.

    Cadu (usuário não registrado) em 10/12/2008 às 1:10 pm

    O Jorge já achou outro problema com o “artigo”. Se fosse uma tese de mestrado/doutorado, já era… :)

    Estêvão (usuário não registrado) em 10/12/2008 às 1:23 pm

    Eu gostei do artigo. Os build scripts são muito interessantes, principalmente para usuários de Slackware. Na correria do dia-a-dia é complicado parar suas tarefas pra ir compilar software na unha, no final de semana já é outra coisa.

    Grobsch (usuário não registrado) em 10/12/2008 às 2:16 pm

    Tem o porquê lá no artigo… só não pus o texto aqui… e não está escrito em lugar algum que usuário precisa saber compilar aplicativos… Parece que leram a chamada mas nem tentaram ler o artigo… o artigo é útil para os que querem compilar programas, nem todo mundo precisa disso ou gosta de compilar, eu preciso e tive que aprender a usar build scripts.

    “Estranho, eu comecei com eles e nunca tive problemas.”

    Você tem bastnate sorte então, pois é umas das únicas pessoas que nunca tiveram problemas a compilar programas, seja qual for o método.

    Tem o porquê lá no artigo… só não pus o texto aqui… e não está escrito em lugar algum que usuário precisa saber compilar aplicativos… Parece que leram a chamada mas nem tentaram ler o artigo… o artigo é útil para os que querem compilar programas, nem todo mundo precisa disso ou gosta de compilar, eu preciso e tive que aprender a usar build scripts.

    Obrigado, disse tudo! Gostei do material e da inciativa :)

    Fiquem com Deus!

    thrak (usuário não registrado) em 10/12/2008 às 3:33 pm

    Legal o artigo.
    Eh interessante ver as diferencas entre os estilos de programacao.
    O script do gentoo eh bem melhor estruturado e consequentemente mais facil de entender.

    Grobsch (usuário não registrado) em 10/12/2008 às 4:21 pm

    Obrigado!!

    Eu mesmo de mesmo (usuário não registrado) em 10/12/2008 às 4:31 pm

    Que bando de amebas,o cara colocou o artigo pra quem quer compilar os programas a partir do codigo fonte,para voces que ainda não sabem:nem todo mundo gosta de usar pacotes pre-compilados nem todo mundo confia!!!eu sou um deles!e outra coisa:quem quer usar ubuntu e essas coisas usa e quem que usar linux: slack etc,usa do seu modo nem todo mundo tem preguiça mental e nem todo mundo e burro!!

    Ronin (usuário não registrado) em 10/12/2008 às 5:59 pm

    Muito bom o seu artigo!

    Há alguns meses atrás compilei todo o nosso querido Slackware
    com flag -i686 e deu um trabalho danado ,tive que instalar uns
    pacotes para compilar outros e alguns patches para compilar.
    Mas em compensação fica fácil atualizar e melhora o desempenho
    e a estabilidade.

    Grobsch (usuário não registrado) em 11/12/2008 às 10:15 am

    Obrigado a todos!

Este post é antigo (2008-12-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.