Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Comparativo: Mandriva X openSUSE

O TuxMachines publicou um novo comparativo entre as versões mais recentes de openSUSE e Mandriva. Na edição anterior do mesmo comparativo, a distribuição francesa ganhou, mas as versões correntes se aproximaram, e a conclusão agora é um empate com elogios a ambas as distribuições.

Os itens avaliados e descritos incluem desempenho, estabilidade, suporte a hardware, gerenciamento de software, pacotes instalados e mais.

Saiba mais (tuxmachines.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Edinho (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 6:02 pm

    Graças a deus existe o Ubuntu!

    Graças a Deus eu posso escolher usar meu Mandriva!

    Sergio (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 7:25 pm

    Parabéns a equipe das duas distribuições, e principalmente ao pessoal do openSUSE

    Sergio (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 7:25 pm

    Parabéns a equipe das duas distribuições, e principalmente ao pessoal do openSUSE que deu a volta por cima!

    Charles (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 7:31 pm

    Realmente parabéns as duas distribuições!
    E cada um na sua, então: Go Mandriva Go!

    Abrantes (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 8:09 pm

    “e a conclusão agora é um empate”!?

    Overall Winner
    Winner: openSUSE

    Felipe (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 9:34 pm

    Realmente prefiro Mandriva antes de qualquer distro, de verdade ja testei umas 10 ou mais e inclui:
    Kurumin 7
    Ubuntu 7.10 e 8.04
    famelix
    epidemic
    kubuntu
    kalango
    opensuse 10.3
    e tem outras que nem lembro não consegui conectar o Speedy com nenhuma, para ser honesto só no Ubuntu 7.10 mas mesmo assim era bem lento estava quase desistindo do Linux quando vi aqui no br sobre o lançamento do Mandriva 2008.0 ai pensei vou testar essa porcaria “que erro meu” baixei gravei dei o boot fui mexendo gostando fui tentar configurar o Speedy fiz os procedimentos e deu certinho ótima velocidade e tudo funcionando agora to ai com meu Mandriva 2008.1 e muito feliz. mas vou testar o novo OpenSuse para ver se isso é verdade.

    Bruno Gama (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 9:44 pm

    Sem dúvidas alguma, OpenSuse.

    O resto é o resto.

    Marcellino Junior (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 10:48 pm

    “Duas distros mortas”

    OpenSuSe é a 2a no Distrowatch, Mandriva é a 6a.

    Tenho que concordar, as duas estão mortas.. devem ter somente 1 milhão de usuários cada.

    ;)

    Haldrin (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 12:33 am

    Sou usuário linux e uma coisa que nunca consigo entender:
    se nossa comunidade (GNU/Linux) é livre e somos unidos, porque sempre que existe este tipo de enquete ou notícia elogiando determinada distro, os usuários (alguns) da distro X metem o pau na distro Y ?
    Acredito que por sermos livres temos o direito de escolher a melhor que nos adaptamos, seja ela X, Y, Z, XZ, YX, etc…
    Com isso esquecemos que Ubuntu, Kubuntu, Opensuse, Debian, Mandriva,… é tudo Linux. Acredito que não há resultado de comparação melhor do que a do próprio usuário. Tente instalar um Slack da vida para um usuário Windows ou mesmo um usuário Kurumin; ou tente instalar para usuários de determinada empresa um Debian. Ambas distros são ótimas para quem gosta mas, confusa para quem não é familiarizado.
    Sou usuário das duas (Mandriva e Opensuse) e recomendo ambas para amigos e clientes, pois as ditros não deixam de ser “LINUX”, ficando mais fácil mostrar o Software Livre de outro ângulo.

    Abraços !

    De acordo com o ranking DistroWatch, do último mês, acho que não estão tão mortas assim, principalmente o openSUSE:

    1 – openSUSE – 2747
    2 – Ubuntu – 1842
    3 – Mint – 1450
    4 – Debian – 1352
    5 – Fedora – 1273
    6 – PCLinuxOS – 1110
    7 – Mandriva – 753

    Silvio (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 4:42 am

    Não faz o menor sentido criticar duas das melhores distribuições Linux, essas distros possuem até desenvolvedores do Gnome e do Kde trabalhando para elas, mortas não estão. Não alimentem os Trolls.

    freak (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 11:32 am

    Eu ja testei várias distros e gosteis principalmente dessas duas. O ubuntu q todo mundo fala achei um saco. Da erro de mais e não tem o q faça configurar adequadamente o meu video. Tenho uma placa com duas saidas de monitor e eu nunca consegui configurar isso nele. E isso na mão pq feramenta pra isso n tem mesmo. Ja o opensuse ja consegui uma vez só q infelizmente essa 11 não deu. Infelizmente o drivbe open não funciona e o da nvidia não esta bem arrumadinho, instala, mas diz q n esta la… resultado: voltei pro mandriva q apesar de n ser 100% como eu gostaria a maioria das coisas funciona perfeitamente bem inclusive esse detalhe. Faz anos q uso e até agora foi a q menos me deu problema e mesmo testanto eventualmente uma ou outra sempre volto a ela… a 2008.1 n gostei tanto, ja a anterior parecia estar melhor. Minha espectativa agora é a próxima…

    marck (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 11:56 am

    Entre as duas , provavelmente o mandriva ganha no Brasil. Pois no instalador de pacotes as descreções dos mesmos aparecem em portugues. No suse não e ai muitos passam dificuldade.
    para mim o suse é melhor.

    Felipe (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 12:47 pm

    Haldrin falo tudo

    Leandro Menezes (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 1:11 pm

    Eu gostei da versão atual do OpenSuse, mas a unica coisa que ele “passa embaixo”, na minha opinião, é na renderização das fontes. Achei um pouco “suja”. A renderização ideal de fontes, na minha opinião, é a do Ubuntu, especialmente em telas LCD. Uso o Arch Linux com patches do Ubuntu e estou muito satisfeito com a suavidade e beleza das fontes na tela. É algo que melhora sua experiência quando você tem que passar horas na frente do computador.

    rachid (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 2:01 pm

    No quesito leveza o Mandriva é uma pena e o Open Suse é um hipopótamo!
    Go Mandriva Go!!!

    A ultima versão do openSUSE teve 65mil instalações registradas logo nas primeiras 30 horas após o lançamento ( sem contar as milhares de não registradas).

    Queria ter uma distro morta assim também!

    Sem inovações? As duas juntas são as maiores contribuintes (entre distros) para o KDE, arrisco dizer que cerca de 60% dos desenvolvedores do KDE são relacionados a uma dessas duas distros! Sem contar Gnome, kernel (sim, ambas contribuem para o kernel… e a outra distro que é “bem viva”?)

    Não sei do mandriva, porém só nessa ultima versão foram mais de 200 novos recursos e grande parte em projetos de terceiros, que ira beneficiar todas as distros.

    Sem contar nas centenas de patches para o kernel que foi feita durante o desenvolvimento de ambas as distros, só para o kernel tanto openSUSE quanto Mandriva deve ter contribuido mais que “aquelas distros vivas” contribuiram para todos os projetos no mesmo período!

    Se não estou ficando louco a ultima grande migração que foi noticiada aqui no br-linux foi “BB migra para openSUSE” e não “BB migra para Ubuntu”… E por ai vai.

    São distros antigas sim. Porém ainda hoje são muito fortes. Vide o DistroWatch! Semana passada o openSUSE conseguiu 4300 pontos na media semanal contra o recorde anterior do Ubuntu que era de 3900!

    Respeito plenamente quem não gosta de nenhuma dessas distros, porém fechar os olhos para tudo que essas distros fizeram e fazem para o Linux é muita alienação ao meu ver! Nem é preciso ir muito longe, basta entrar no site do Kdevelops e ver o tanto de coisa que tem de ambas as distros lá!

    São distros com KDE muito populares, acho que a comparação é muito pertinente!

Este post é antigo (2008-06-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.