Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como configurar o modem Thomson ST510 (Speed Touch 510 v6)

“Fiz um pequeno tutorial para explicar como configurar o modem Thomson ST510 (Speed Touch 510 v6), que é fornecido pela Telefônica, em comodato, para conexão de banda larga ADSL.
O teste foi feito no Linux Ubuntu 8.04.

Em seu site a Telefônica diz que o modem não vai funcionar no Linux nem em Mac, por isso acho interessante a publicação do tutorial. Também não encontrei material tão didático na Internet. Embora exista muita coisa falando sobre esse aparelho na Internet, os textos não são voltados para usuários leigos e tratam principalmente da função de roteador do aparelho, que só é acionável via um software que só roda em MS Windows.”

Enviado por Evangelista (atmevgltΘgmail·com) – referência (wiki.ubuntu-br.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gelatina1996 (usuário não registrado) em 14/09/2008 às 7:04 pm

    Quando vcs vao publicar um tutorial de como fazer funcionar o modem 3G MF622 da ZTE, operadora Brasil Telecom, no Linux?

    uai kdê (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 4:20 pm

    uai kade

    Não entendi a diferença entre configurar esse modelo de modem e configurar um modem ADSL qualquer…

    Evangelista (usuário não registrado) em 17/09/2008 às 5:20 pm

    Réplica do autor da notícia

    O meu texto pode até ser óbvio para o amigo e para muitos dos leitores do BR-Linux, mas o assunto dele não é tão fácil e óbvio para usuários vindos do MS Windows.

    Portanto, o texto é para leigos em Linux. Aliás lá no tutorial está escrito logo no início: o texto é para iniciantes em Linux. Não avisei isto na notícia porque eu esqueci. Por isso, peço desculpas se alguém perdeu tempo lendo um texto não útil para si mesmo.

    Eu sou leitor do BR-Linux há vários anos e nunca participei da pesquisa de hardware, por falta de tempo. Senão, teria lançado o link para o tutorial em algum comentário. [Também eu adquiri recentemente este modem.]

    Tudo bem, parece que eu me precipitei, ao não avaliar o público interessado. [Mais de um atendente da empresa de telefonia me assegurou que o aparelho não funcionava no Linux. Por isso, tentei rapidamente desmentir o fato. Ok, isso também não diminui a minha responsabilidade por lançar uma notícia sem relevância.]

    Não fui eu que autorizei a publicação da notícia. Não sei se foi o administrador do BR-Linux ou foi terceiro que autorizou a publicação, mas os textos passam por avaliação antes de aparecerem ao público; e isso não aconteceu no mesmo dia. Se foi terceiro, peço desculpas ao Augusto Campos. [Não estou responsabilizando outros por alguma falha minha que gerou uma informação não relevante. O pessoal do BR-Linux não tem obrigação de ler a origem da notícia antes de publicar, para avaliar a relevância.]

    Digitando a palavra “Linux” no Google, os resultados na página do BR-Linux aparecem logo nas primeiras ocorrências, por isso eu escolhi este site. Mesmo assim, peço desculpas novamente, se aqui não é o lugar para a publicação desse material para iniciantes.

    Teclado você pode trocar; scanner você pode usar na resolução mínima; para impressora você pode usar driver genérico. Mas o modem da Telefônica é emprestado ao cliente (não é possível trocar) e não vem com instruções para usuários de Linux (leigos).

    Além disso, os textos que apareciam na maioria dos resultados do Google falavam sobre troca do firmware ou de configurar a função de roteador do modem, e não mostravam a configuração no Linux. Pensei que uma informação fácil [para os leigos] pudesse ser relevante e diminuir o preconceito em relação às configurações no Linux.

    Pensei que, se o fabricante do hardware possui vários modelos de modem, talvez o tutorial servisse de base para configuração deles… destinado aos leigos…

    Quando um usuário faz uma busca na Internet para saber como configurar um hardware, ele não procura pelo texto genérico (“modem ADSL”), que por sinal retorna muitos resultados não relevantes, mas sim procura pelo texto específico: “modem speed touch 510″.

    Mesmo assim, peço desculpas por qualquer falha minha.

    Vou continuar a ler o BR-Linux, mas sem me manifestar nos comentários, para que os usuários avançados não se incomodem comigo. Aliás não vou ousar mandar outra notícia, pelo mesmo motivo.

    Evangelista

Este post é antigo (2008-09-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.