Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Cisco nega culpa em pane da Telefônica

Como a Cisco é a maior fornecedora de roteadores e infra-estrutura de rede para a Telefônica, seu nome foi citado em especulações sobre os motivos que levaram a telecom a falhar em fornecer acesso à internet em São Paulo.

Em nota, a Cisco diz que seus técnicos acompanharam a investigação da Telefônica e constataram que a falha “não teve nenhuma relação com equipamentos Cisco em operação na rede da Telefônica”.

“Mesmo ciente dessa situação, devido à importância da Telefônica como parceira, da complexidade e raridade do problema em questão e pela relevância dos serviços prestados pela operadora para a sociedade, a Cisco manteve seus especialistas auxiliando no restabelecimento do serviço dentro do menor prazo possível”, diz a empresa.

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bruno (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 9:40 am

    Isso é óbvio que ela ia negar.
    Imagina quantas telecoms , bancos e outras empresas e intituições tem produtos dela.

    Imagina se cada uma por medo que o produto de pau troque por um modelo da concorrente se ela dizer que o produto deu pau e não sabem informar o pq disso.

    Mesmo que seja verdade sobre a sabotagem, esse incidente já queimou o filme da Cisco.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 9:49 am

    Acho muito difícil ser problema com equipamento da Cisco. No máximo com o mal uso do equipamento, mas não com o equipamento em si.

    Alexandre Thieme Reis (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 10:24 am

    Em relação ao comentário do Bruno:
    Não seria melhor aguardarmos as investigações e só depois apontarmos os culpados?

    Thiago Prado (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 10:40 am

    Além da falta de culpados aqui em Ribeirão Preto o speedy continua parando de funcionar, na segunda dia 07/07/08 cheguei em casa e ate as 22:30 não voltou a funcionar, por fim fui dormir irritado precisando pegar uns trabalhos para adiantar.
    Esta firula da telefônica não ter no mínimo um sistema preparado para falhas é ridículo principalmente para os usuários que necessitam estar sempre conectados a internet.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 11:50 am

    Ontem eles estavam com problema novamente com o servidor de DNS e com autenticação novamente. Não raro dava problemas para autenticar, demorava muito e dava erro, já o DNS demorei pacas para conseguir novamente a me conectar a alguns sites, só depois que mudei para o openDNS que normalizou.

    coincidências a parte, tudo começou quando a Telefônica começou a sequestrar os erros de DNS para exibir links patrocinados com a desculpa de “ajuda na busca” (que busca? já que digitei o endereço correto), será que há relação?

    Douglas (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 12:28 pm

    Trabalhando com esse tipo de equipamento se ele já estava em funcionamento a chance dele dar defeito é de 0,5 % sem que seja problema de hardware, o que se fosse seria recuperado em 0,5h é muito mais provavel dar problemas nos links(analogicos ou digitais), como por exemplo perca de pacote, protocolo errado e tal do que no pobre Cisco.

    Felipe Albrecht (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 12:38 pm

    Seus Especialistas:
    Caras engravatados, que falam fofo, fizeram uma super certificacao cisco mas nao sabem quantos bits tem num byte.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 12:51 pm

    Acabei de ver numa emissora de TV regional (interior SP), até os telefones em muitas cidades aqui da região foram ao chão, nada funciona, sem internet, sem ligações locais, sem DDD, só mesmo celulares funcionam, mas não conseguem fazer ligação para os fixos da região, só para fora.

    Ontem a noite vindo para casa vi em uma lotérica, uma fila enorme do lado de dentro, com as portas fechadas, hj fiquei sabendo o pq, o sistema havia caído e estavam esperando voltar para o pessoal terminar de fazer os pagamentos.

    Alexandre Correa (usuário não registrado) em 9/07/2008 às 3:33 pm

    acredito que não seja problema de hardware nem equipamento, pois quando é equipamento, saberiam na hora e em algumas horas nao tiveram sucesso no reparo, a substituição deste seria feita. (porque ficar procurando o defeito se pode ser solucionado repidamente com outro equipamento ?)

    Penso até em sabotagem, algo neste nivel…

    Fabio (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 9:52 am

    Galera segue abaixo e-mail que mandei para G1 da Globo, existia uma solução, e esta solução não foi divulgada nem para os lugares que não poderiam parar !

    Bom dia pessoal da G1, gostaria de falar sobre o problema da telefonica que afetou milhões de brasileiros e muitos orgãos publicos, trabalho com informatica, e nesse dia recebi 2 ligações de clientes meu, todos estavam com problemas de acesso, porem eu trabalho até as 14:20, assim que sai do trabalho passei nos clientes, e vi que era uma pani geral, foi quando um outro cliente me ligou, e me informou que só uma maquina dele acessava a internet, chegando la, constatei um numero diferente na unica maquina que funcionava, que é o DNS, DNS é a sigla para Domain Name System (Sistema de Resolução de Nomes). Trata-se de um recurso usado em redes TCP/IP (o protocolo utilizado na internet e na grande maioria das redes) que permite acessar computadores sem que o usuário ou sem que o próprio computador tenha conhecimento de seu endereço IP. Então peguei esse endereço e coloquei nos outros computadores que não estavam obtendo acesso, e adivinhem, todos funcionaram, voltei nos outros 2 clientes, e a rede deles também voltou a funcionar normalmente, agora me vem a pergunta, porque se existe um DNS alternativo, eles não o revelaram para os orgãos do governo que não poderia parar ??O Numero do DNS não vou divulgar mais sim existe e onde não estiver funcionando internet, se colocar esse numero funciona normalmente a internet ! ! !Aguardo um retorno para melhor explicação !

Este post é antigo (2008-07-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.