Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Cancelado o Gentoo 2008.1

O projeto Gentoo anunciou que está cancelando sua versão 2008.1 e repensando seu processo de lançamentos em geral.

Representantes do projeto afirmam que pretendem voltar ao básico, com imagens de instalação atualizadas em intervalos regulares, e fazendo melhor uso dos recursos humanos do projeto. Daniel Robbins, o fundador do Gentoo, também tem sua opinião. (via lwn.net)

Saiba mais (gentoo.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 10:38 am

    Acredito que um esquema de integração contínua seja o melhor caminho….

    dk (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 10:56 am

    Pra mim o Gentoo deveria ser somente o licecd minimal como sempre foi e boa.

    geek (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 11:04 am

    Acredito que o fim do Gentoo e a inclusão dos atuais desenvolvedores em projetos como Fedora & Debian seja o melhor caminho.
    Para com Gentoo galera, essa distro não acrescenta nada!

    Grobsch (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 11:25 am

    O Gentoo vem sofrendo ultimamente mesmo, talvez o fim da distro como é hoje esteja perto, mas acho sempre importante volta e meia repensar o projeto. O fim do Gentoo seria uma tristeza. Torço para que se acertem.

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    confúcio (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 11:36 am

    uma vez que o seu criador vendeu a alma pra microsoft, o projeto ficou sem eira nem beira. Que sirva de lição histórica para todos os outros.

    Cleverson (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 11:43 am

    O próprio Daniel Robins já solta stages semanais há algum tempo e disse que em breve vai lançar uma ferramenta para construção de stages mais adequada que o Catalyst, conforme pode ser visto no blog dele linkado acima na notícia. O que o pessoal do Gentoo resolveu fazer nada mais é que uma cópia dessa idéia dele, mas é interessante, claro.

    []s

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 11:45 am

    uma vez que o seu criador vendeu a alma pra microsoft, o projeto ficou sem eira nem beira. Que sirva de lição histórica para todos os outros.

    Nossa, meu, cala a boca… Sério!

    Exatamente o que estava conversando com um amigo meu ontem. Comunidades são muito bonitas na teoria, mas só as empresas mesmo são sólidas o bastante para sobreviver a aversões como essas. Comunidade sem lider forte não subside, fato.

    confúcio (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 12:26 pm

    não calo, não calo e não calo. :D

    Mas vc disse tudo no final. Comunidade sem lider forte não subside, fato.

    So que ir trabalhar junto do inimigo, e deixar o projeto na mão de outros, não é exatamente a idéia que eu tenho de “SER FORTE”.

    Sezaru (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 12:27 pm

    Impressionante como pessoal gosta de falar besteira sem entender do assunto… Gentoo 2008.1 foi cancelado? e dai? entendam de uma vez po toda que gentoo não é que nem as outras distros aonde cada X meses tem versão nova, isso não existe, no gentoo você só precisa atualizar o sistema com o portage e mudar para a profile nova que deu, não tem que reinstalar, se estressar nem nada, entendam também que não cancelaram o stage 2008.1 por problemas com a distro ou algo dessa natureza, eles cancelaram porque vão fazer builds semanais do stage, quer dizer, cada semana tem um stage novo prontinho para se usar na hora da instalação, isso simplesmente quer dizer que você vai ter um sistema extremamente atual sem ter que ficar baixando 300 updates depois, simples assim…
    É impressionante como qualquer noticia sobre o Gentoo acaba no pessoal falando que ele va acabar.. até quando a noticia é ótima como essa…

    “So que ir trabalhar junto do inimigo, e deixar o projeto na mão de outros, não é exatamente a idéia que eu tenho de “SER FORTE”.”

    Mais um com a teoria de MS inimiga. Infelizmente isso mina a credibilidade dos argumentos e prejudica o avanço do Linux em muitas empresas.

    dk (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 1:17 pm

    Respeito muito o grobsch e sua distro, mas não acho que o gentoo esteja perto do fim, com certeza já teve crises piores; quem usa a distro sabe que o projeto é bem ativo diria. Gentoo no meu ponto de vista deveria se manter como sempre foi, da melhor maneira de se instalar.

    Nunca vi um “geek” que não entenda o principio do gentoo, chega a pedir que parem com o uso do mesmo. Oque acrescenta algo pra voce “geek”? ubuntu?

    Bola (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 1:30 pm

    Longa via ao Gentoo !! É uma ótima distro !!!

    Mas eu quero saber mesmo é se a Kombi da foto tá a venda !!

    Bola

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 1:31 pm

    Abandonei o gentoo pq os pacotes já não estavam tão atualizados.

    Ps. Estou usando arch agora :D

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 1:40 pm

    É isso aí marcosalex… A maioria dos membros da comunidade são muito crianças em vários aspectos, inclusive o troço do “M$” e tudo o que tange a empresa de Redmond.

    O fato é que eu gosto do Gentoo. Principalmente quando tô entendiado e não tenho nada pra fazer, gosto da idéia de baixar o stage3 e fazer um sistema em chroot com o meu jeito. Também não acho que isso deva acabar, só a impressão que eu tenho é que, o projeto nunca foi o mesmo depois de Robbins. O povo fala demais e não consegue se entender.

    ubuntu (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 1:43 pm

    O Gentoo é uma ótima distro, o que precisa acabar é o Ubuntu, esse sim não acrescenta nada à comunidade, além de atrair os n00bs e salsinhas para o mundo Linux seus usuários apenas causam flames e intrigas por onde passam como esse tal de “geek”.

    VIDA LONGA E PRÓSPERA AO GENTOO!

    Isso não é má notícia.

    Estão cancelando os grandes lançamentos semestrais em favor de pequenos com um ciclo semanal, e ainda falam que a distro está mal?

    Nunca ouviram falar de integração contínua?

    Guilherme (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 11:47 pm

    Quem se importa? Nogentoo já não tem mais charme algum, a moda entre os indie-geeks é Arch.

    Microsoft inimiga? Nooossa, que besteira! Get the facts! Microsoft é amiguinha, amiguinha de todos nós! Vamos cantar em coro: Microsoft é minha amiguinha, miguxinha minha e sua!!! Inimigo é aquele feioso do tio Stallman que acha que as pessoas devem cooperar entre si e compartilhar conhecimento, êta coisa boba!
    O Gentoo seria melhor se fosse uma empresa sólida sim… Assim, um dia poderia ser comprada e eliminada por outra empresa sólida e amiguinha que quisesse acabar com sistemas concorrentes ao seu!

    Vida longa ao Gentoo!

    PS: Mas por que a Kombi? Kombi está mais pra Slackware…

    Que droga, minhas tags de [troll_mode=on] não apareceram…

    dk (usuário não registrado) em 27/09/2008 às 1:57 am

    Quanta idiotice desse tal de guilherme ai; a pessoa chegar ao ponto de falar moda de distros. Alguem diga a ele que existem distro especificas para fins especificos…
    Ultra geek vc Guilherme parabens loser!

Este post é antigo (2008-09-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.