Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Bossa Conference 2008: Ubuntu para dispositivos embarcados

“O Ubuntu Mobile and Embedded (UME) é uma versão da distribuição da Canonical, voltada para dispositivos móveis e embarcados, e a Linux Magazine conheceu de perto essa solução na Bossa Conference 2008. Adilson Oliveira, da Canonical, demonstrou o dispositivo de testes usado atualmente no desenvolvimento da distribuição, que é voltada a UMPCs e MIDs (Mobile Internet Devices) – mas não a aparelhos celulares, porque são “muito fechados”, nas palavras de Adilson.

O dispositivo de testes para o UME é um tablet fabricado pela Samsung, que originalmente rodava Windows. A primeira versão estável do UME será lançada em maio, baseada no Ubuntu 8.04 (Hardy Heron) e com pacotes de software diretamente derivados dos oficiais. A princípio, a distribuição estará disponível apenas para processadores x86, que é o motivo da necessidade de hardware semelhante ao de notebooks. Porém, a solução é completamente voltada para telas sensíveis ao toque, com sua interface gráfica atual bastante semelhante à do Maemo, da Nokia.”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxnewmedia·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-03-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.