Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Baguete: Sonho nerd, estilo Minority Report, na Campus Party

“Os porto-alegrenses Felipe Farinon e Jean Karpinski apresentaram, na área de mooding do Campus Party, uma interface que promete revolucionar a forma de interação do usuário com o computador, dispensando mouse e teclado. “Desde que vi Minority Report quis fazer algo parecido. É um sonho nerd. Então programei um software de interação com o computador” declarou Farinon durante a apresentaçao. Com leds, pilhas, velcro e um controle de Nintendo Wii, os dois desenvolveram uma interface que permite operar o micro a partir do rastreamento dos dedos do usuário.

Apesar de estarem desenvolvendo o mesmo projeto há alguns meses, a dupla só se conheceu no evento. Advogado e ativista do Software Livre, Jean Karpinski, de 24 anos, programa por lazer e encarou a descoberta como um desafio. Felipe Farinon, de 17 anos, reprovado no vestibular para Ciências da Computação na UFRGS, também programa por lazer e veio ao Campus Party para “poder passar um tempo dedicado exclusivamente à programação, sem interrupções da família”.

A inovação no design de interface foi comparada ao trabalho de Douglas Engelbart, que em dezembro de 1968 apresentou ao mundo da computação o mouse e o bitmap, responsáveis pela popularização do computador pessoal ao permitir uma interação mais amigável aos usuários da época. A tecnologia brasileira, mais barata que o mouse no momento de sua invenção, tem ainda a seu favor a simplicidade, permitindo que o usuário use seus dedos para apontar para a tela e interaja com os objetos no ar. Fonte: Baguete via PSL-BR.”

Enviado por Gustavo Melo (gustavoΘlogar·com·br) – referência (softwarelivre.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rafael Capanema (usuário não registrado) em 20/02/2008 às 10:41 am

    Não sei por que nenhum dos textos sobre o assunto menciona o Johhny Chung Lee, que desenvolveu um projeto bem parecido algum tempo atrás. Ele inclusive disponibilizou o código fonte.

    Mais informações: http://www.cs.cmu.edu/~johnny/projects/wii/

    Felipe Farinon (usuário não registrado) em 20/02/2008 às 1:39 pm

    Eu já comentei isso no meu blog, a minha interface é diferente técnicamente da que o Johnny Lee criou: http://scarvenger.wordpress.com/2008/02/18/johnny-lee/

    William (usuário não registrado) em 20/02/2008 às 1:45 pm

    Isto é verdade, o Johhny Chung Lee fez ótimos projetos com o wiiremote , não sei se foi erro do autor do texto ou os estudantes que não falaram, mas deu a entender que a idéia foi deles.
    Aconselho a todos visitarem a pagina do Johhny Chung Lee ele tem ótimos projetos, com demostração em vídeo.
    http://www.cs.cmu.edu/~johnny/projects

    William (usuário não registrado) em 20/02/2008 às 1:53 pm

    Só me explicando, não tinha visto o comentário do Felipe, as vezes abro uma pagina e demoro para ler. Entrei no blog dele e pelo que eu vi o sistemas tem algumas diferenças. Mas o que eu queria saber era se ele implementou o sistema todo do zero ou usou parte do código do Johhny Chung Lee, fato que ele não esclarece no texto do blog. Se foi isto não tem problema desde que ele indique as fontes. Se não parabéns você teve uma ótima idéia.

    Bruno Malvestuto (usuário não registrado) em 20/02/2008 às 3:01 pm

    Apresentamos uma luva interativa no segundo dia de campus como podem ver:

    http://www.youtube.com/watch?v=0YUnnoq-qf0&eurl=http://www.agenciaginga.com.br/blog/

    Felipe Farinon (usuário não registrado) em 22/02/2008 às 1:00 am

    Eu escrevi o código do zero, tive uma ajuda da biblioteca WiiYourself de acesso ao wiimote no Windows. A linguagem de programação utilizada foi C++. Muitas pessoas estavam me cobrando essas respostas e um vídeo, como podem ver no seguinte link: http://scarvenger.wordpress.com/2008/02/22/gotcha-video-comparacoes-e-futuro/

    Desculpa, mas não me convenceu.. qualquer um que conheça os projetos do WiiYourself, WiiLi, etc com certeza viu os projetos do Johnny Lee, a desculpa de que não tinha visto os vídeos do Lee parece furada.. ainda mais porque é muita coincidência aparecer com um projeto claramente baseado no dele durante um grande evento, no caso a Campus Party, sendo que antes disso nunca tinha se ouvido falar em tal projeto “nacional”, nem no blog do próprio autor.

    Outra, que as explicações dadas pra “explicar” porque o projeto é diferente do feito pelo Lee, são muito fracas, o projeto é claramente uma aplicação direta do que o Johnny Lee inventou.. ele mesmo disse em seus vídeos que “estava ansioso pra ver o que iam fazer com a idéia dele”.. mas imagino que ele esperava no mínimo receber créditos pela idéia original.

    Ele criou a base pra se desenvolver algo em cima, como o autor diz ter desenvolvido a aplicação pra interagir no Windows, mas a idéia foi do Lee, se ele especificou ou não como clicar, quantos leds usar etc, não vem ao caso, o princípio básico veio dele, e acho que merecia os devidos créditos. Ainda mais porque na matéria da Zero Hora dá claramente a entender que foi uma “idéia original” dos autores.

    [ ]‘s

    flamer (usuário não registrado) em 22/02/2008 às 7:31 pm

    Show de bola, Felipe. Agora, não precisa justificar nada. Mesmo que você tivesse olhado o código-fonte de um projeto semelhante, isso não diminuiria a excelência do resultado obtido. Não esquente a cabeça com reclamações. Essas, acredito, são causadas por uma certa inveja da parte de quem só programa HTML.

Este post é antigo (2008-02-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.