Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Autenticação de proxy Squid com base em tabelas MySQL

“Um assunto muito recorrente, para quem trabalha com administração de proxies, é a necessidade de se fazer autenticação dos usuários com base em uma determinada lista de acesso. Geralmente, é questão apenas de fazer a configuração correta do Squid, definir alguns arquivos texto com as informações e pronto. Porém, no caso de empresas grandes, é desejável que esta informação seja reutilizada a partir de alguma já existente, geralmente em forma de dados em tabelas de um banco de dados qualquer.

Utilizo em algumas empresas um script bem simples, que eu mesmo desenvolvi, para esta tarefa. Qual não foi minha surpresa, ao saber que fazer isto é uma dúvida bastante buscada na Internet por outras pessoas e, quase sempre, não resolvida. A maioria utiliza alguns projetos complicados, outros já recomendam partir para alguma solução mais rebuscada (e, talvez, até mais correta) como LDAP e outros.

Porém, basta um script e uma ou outra configuração e a questão está resolvida. Decidi então compartilhar, aqui, o script que instalo nas máquinas que administro. Seu uso é bem simples. Na verdade, se você pegar e simplesmente seguir os passos descritos, verás que é algo trivial. Porém, para não ficar só na parte superficial, este artigo serve também como um tutorial para que você entenda um pouco mais do funcionamento dos mecanismos de autenticação do Squid.”

Enviado por Marcos André Lucas (mlucas82Θgmail·com) – referência (ubuntero.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-03-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.