Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Associação apreende 475 PCs com conteúdo ilegal em lan houses

Pirataria é crime (do direito marítimo, se não me engano), e a cópia não autorizada de conteúdos digitais também. Mas como uma associação tem poder de apreender propriedade alheia? Se a notícia abaixo for precisa, fica a pergunta: a APCM recebeu poder de polícia, ou ela atua em conjunto com a polícia regular?

A Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM) apreendeu, no primeiro semestre deste ano, 475 CPUs com conteúdo ilegal em 88 lan houses de todo o Brasil.

O total de apreensões, resultado da fiscalização de 180 lan houses, é três vezes maior do que o registrado no ano passado. Além disso, só nos primeiros seis meses do ano, por meio de monitoramento online, a associação retirou do ar 118.750 links de filmes e músicas, 22.113 blogs e 20.332 arquivos compartilhados por redes P2P.

A ação pela internet teve resultado dez vezes maior do que no mesmo período de 2007, quando foram retirados do ar 15 mil links com conteúdo ilegal. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Frank (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 10:12 am

    Pra mim essa notícia aí está meio sem sentido…
    Desde quando CPUs podem carregar conteúdo ilegal? Que eu saiba os arquivos ficam gravados em mídias como discos rígidos, CDs e DVDs. Além disso, entrei no site da APCM e o que diz lá é que eles colaboraram com a fiscalização, ou seja, não prendenram ninguém, não apreenderam nada. Isso é papel da polícia mesmo.

    Bandeira (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 10:33 am

    Quero ver eles tirarem conteúdo do http://www.alliancep2p.com/ :)

    Eduardo Lopes (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 10:56 am

    Claro que sou contra a pirataria, mas junto com essas “diligências”, deveriam encontrar uma maneira de deixar as informações (diga-se: música, filmes, livros, ou qualquer componente com direitos autorais) com preços mais acessíveis à população.
    Pagar cerca de 10% de um salário mínimo por um cd de música é algo ridículo.
    Por isso não compro mais cd’s. Escuto mais rádio.E para apoiar meus artistas favoritos, vou a shows que eles promovem.

    Frank, você está certo. CPU é a sigla em inglês para Unidade Central de Processamento. Seria mais preciso dizer simplesmente que foram aprendidos computadores.
    A notícia é preocupante mesmo. Me lembra muito os casos da apreensão de equipamentos de rádio comunitárias “piratas” por órgãos que não tem poder de polícia.

    a associação retirou do ar 118.750 links de filmes e músicas, 22.113 blogs e 20.332 arquivos compartilhados por redes P2P.

    O correto seria dizer que tiraram do ar links para conteúdo ilegal (isso é crime?), blogs de conteúdo ilegal e arquivos compartilhados ilegalmente em redes p2p. Links de filmes e músicas, blogs e p2p por si só não são ilegais. O compartilhamento de certos arquivos é que é crime (ou não).

    John Doe (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 11:42 am

    Bacana. E o que eles vão fazer com o presidente que declarou recentemente que baixa mp3 hein?

    A luta continua!

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 12:36 pm

    Ê falta do que fazer… :P

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 12:39 pm

    Espera aí!

    A Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM) apreendeu, no primeiro semestre deste ano, 475 CPUs com conteúdo ilegal em 88 lan houses de todo o Brasil.”

    Se eles fizeram isso mesmo, então cometeram roubo! Se as CPUs (falar gabinete fica feio…) tinham arquivos “não autorizados”, bastava removê-los. Os donos das Lan-Houses poderam, gentilmente, ceder suas CPUs para análise da APCM.

    Agora, se a associação (que é uma entidade de direito privado) chegou lá e mandou recolher as máquinas, os donos de Lan-Houses que foram prejudicados pela falta dos computadores podem muito bem processar esta associação, visto que, fisicamente, ela não possui propriedade de nenhuma peça dos computadores, e a presença de um arquivo no HD não dá a ela esta posse.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 4:10 pm

    É uma pena mesmo,se fosse software livre e creative commons sa ,essas coisas não estariam dessa maneira. As pessoas quando compartilham arquivos desejam indiretamente que isso fosse software livre,mas elas não sabem disso.

    Viva ao modelo proprietário,onde ele cresceu as nossas custas,agora ele quer nos matar às nossas custas (fazendo que o governo cumpra tais atos dispendiosos).

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 4:46 pm

    O que será que é ilegal?

    acho que é o Windows, Office, need for speed, half-life…………..

    assim vai…

    self_liar (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 4:52 pm

    Melhor pra nós ,melhor pra nós amigo.Infelizmente ,a maioria das pessoas só aprendem pela dor.

    Se fosse usado software livre,mesmo tendo alguma coisa ilegal,eles não agiriam assim.

    dk (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 6:37 pm

    Queria saber na mão de quem vão parar estes pcs depois…

    Fabio (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 6:52 pm

    Eles tavam usando msn e orkut piratas.

    FUD FUD FUD FUD e terrorismo midiático!!!!

    Esta Associação é uma coisa ridícula, estão tentando imitar rigorosamente as mesmas táticas terroristas, imorais, anti-éticas, covardes, e, em última análise, AUTO-DESTRUTIVAS E SUICIDAS da RIAA e MPAA.

    De todas as “ações” deles, a mais importante é a divulgação deste tipo de notícia, para incutir medo, incerteza e maquiar meias-verdades e mentiras.

    Outro dia ouvi no rádio uma “entrevista” (mais do que claramente pré-formatada, com todas as perguntas encomendadas e seguindo rigorosamente um script para impressionar) de um representante desta Associação. Deveria ter gravado, porque foi impressionante ouvir as mentiras descaradas e os absurdos afirmados, caberia plenamente eles serem processados por esse tipo de divulgação.

    Revoltante, asqueroso mesmo.

    O único ponto positivo disto é que estão cavando cada vez mais profundamente a própria sepultura.

Este post é antigo (2008-10-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.