Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Aprenda a doar para pesquisas científicas o tempo ocioso do seu computador

“O seu computador de casa não serve somente para jogos e trabalho, pode também servir para ajudar grandes pesquisas científicas. Doando o tempo ocioso do seu computador você pode estar ajudando na cura de várias doenças. O conceito de compartilhamento de recursos em redes de computadores existe há muito tempo mas é mais comum a idéia de compartilhar arquivos e conexão à internet. E o resto do computador como memória e processador, não poderiam ser compartilhados? Lógico que podem! Existem vários projetos que visam utilizar o tempo ocioso do seu computador para mega-trabalhos computacionais. A teoria é simples, milhares de computadores conseguem analisar uma imensidão de dados em pouco tempo. Seria então bem mais econômico e eficaz contar com a ajuda de milhares (ou até milhões) de computadores para realizar uma tarefa, especialmente se for uma tarefa de alta complexidade como descobrir a cura do câncer.

O World Community Grid faz o gerenciamento de vários projetos como:

* Help Conquer Cancer (Ajude a Curar o Câncer)
* AfricanClimate@Home (Clima da África)
* Discovering Dengue Drugs – Together (Descobrindo remédios para a dengue – Juntos)
* FightAIDS@Home Project (Combate a AIDS)

Para participar é bem simples, você faz o seu cadastro no World Community Grid e faz o download do programa BOINC (código aberto desenvolvido pela Fundação Nacional de Doença dos EUA). Inicie o BOINC e configure quando ele vai começar a utilizar o seu computador para as pesquisas. Você pode deixar para o programa ficar ativo continuamente, ou só quando o seu computador não for utilizado. Depois disso, não é preciso fazer mais nada, o BOINC se encarrega de fazer o download das tarefas que precisam ser feitas e já vai começando a trabalhar, depois do término da tarefa os resultados são enviados automaticamente e depois começa uma nova tarefa. (…)”

Enviado por Danilo da Silva (daniloΘsolutio360·com) – referência (solutio360.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eu nunca rodei o BOINC, só o antigo do SETI (procura de ETs por radiotelescópios), mas uma coisa que sempre me chateou nesses programas é tratar o linux como um sistema de segunda classe, disponibilizando apenas clientes em linha de comando enquanto as versões windows e MAC geralmente são feitas como screensavers bonitos.

    Apesar de nós doarmos o desempenho dos nossos PCs para eles, por acaso vocês pensam que após descobrirem a vacina contra a dengue, eles vão doar ela para nós ?

    Laécio Morais (usuário não registrado) em 2/02/2008 às 1:06 am

    Referente a indagação acima sobre que para Linux existe apenas “clientes em linha de comando”, venho informar que já existe há muito tempo ambiente gráfico para este programa, inclusivo nos reposítorios do debian e ubuntu.

    Laécio Morais (usuário não registrado) em 2/02/2008 às 1:10 am

    Referente a indagação acima sobre que para Linux existe apenas “clientes em linha de comando”, venho informar que já existe há muito tempo ambiente gráfico para este programa, inclusive nos repositórios do debian e ubuntu.
    Ajuste no texto anterior :)

    Obrigado pela informação, Laércio.

    Vi agora que a versão atual que está disponível para download já tem GUI. Antigamente existiam umas GUIs para o SETI@home mas eram não oficiais, feitas por terceiros.

    João (usuário não registrado) em 2/02/2008 às 11:44 am

    Tb pensei a respeito disto, eles usando milhões de computadores no mundo para fazerem cálculos extremamente complexos e simulados na química. Supondo que eles descubram a cura do câncer, da AIDS, será que eles vão se lembrar dos milhares ou milhões de computadores que ajudaram e que foi gente do mundo todo? Para mim o mais provável é que a patente da cura fique na mão deles e eles cobrem absurdos mesmo com colaboração mundial. :/

    Vamos supor que eles descubram a cura ou uma vacina para essas doenças, patenteiem e cobrem de você, mesmo você tendo doado tempo livre do seu pc para isso.

    Você prefere pagar pela cura ou sofrer com a doença pelo resto da vida porque ninguém quis ajudar na descoberta da cura?

    Concordo que o ideal seria o tratamento gratuito, mas eu prefiro pagar por ele do que morrer por não existir uma cura onde eu poderia ter colaborado de alguma maneira (como doando ciclos da cpu).

    PEdroArthur_JEdi (usuário não registrado) em 2/02/2008 às 4:08 pm

    O workd community grid só aceita em sua lista de parceiros pesquisas em que os resultados estejam em domínio público. Lembram do genoma? Todos podem ter acesso aos resultados da pesquisa.

    Aristóteles (usuário não registrado) em 2/02/2008 às 4:34 pm

    Peraí, peraí

    Não estamos doando tempo para pfizer ou roche da vida… Esse pessoal com certeza não faz pesquisa para vender… Antes da pedrada vamos verificar o que eles fazem… Quem conhecer sobre o projeto e souber algo que o desabone, por favor, faça-o..

    Abraço

    Aristóteles (usuário não registrado) em 2/02/2008 às 4:44 pm

    http://www.worldcommunitygrid.org/about_us/viewAboutUs.do

    http://www.worldcommunitygrid.org/about_us/viewOurPartners.do

    http://www.worldcommunitygrid.org/about_us/viewAdvisoryBoard.do

    Será que tudo isso não passa de uma conspiração para “aproveitar” nossos recursos computacionais e depois vender-nos os resultados?

    Sou paranóico mas nem tanto… Ademais tenho um defeito incorrígivel: acredito que as pessoas podem sim, ser colaborativas tendo em vista o resultado…

    Aristóteles (usuário não registrado) em 2/02/2008 às 4:45 pm

    OPs … email errado

    aristotelesbenicio@gmail.com

    João (usuário não registrado), supondo que eles descubram a cura para as doenças mais temidas que citaste, tu afirmas que preferes pagar. Felicidades pra ti que tens condições para tua preferência, porém, como fazem os milhões de pessoas que não tem condições de pagar? Se queres a resposta, com relação à Aids, faça uma breve busca sobre os dados do continente africano. Elas ficam MORTAS.
    No mais Aristóteles (usuário não registrado), a Pfizer e a Roche da vida são exatamente os maiores inimigos da saúde pública. Desenvolvem medicamentos e tratamentos para a aids porque é lucrativo. Se estivessem preocupados com desenvolvimento tecnológico para além dos lucros exorbitantes (não estou aqui a propor que não lucrem), já teríamos tratamentos mais eficazes para tuberculose e malária, por exemplo, mas para estas doenças, não surgem novos tratamentos (principalmente medicamentosos) desde a década de quarenta. Por que será? Será que a Pfizer, a Roche, a Merk da vida (detentoras de inúmeras patentes milhonárias) não estão interessadas na pesquisa e desenvolvimento tecnológico para doenças de pobre com margem de lucro menor. Pelos fatos penso que não.

    Creio que é realmente importante fazer esta reflexão e investigar antes de contribuir para tais “pesquisas”. É preciso que se tenha uma política muito clara dos objetivos e compromissos na utilização de seus resultados por parte dos beneficiários deste software.

    Aristóteles, por favor, desconsidere a referência acima, compreendi mal teu comentário, as empresas que citaste foi para exemplificar que NÃO estamos tratando delas e respondi como se as estivesse defendendo.

    Também creio que muitas pessoas podem sim ser colaborativas, mas não todas, e em muito menor quantidade com relação às empresas.

Este post é antigo (2008-02-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.