Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


AppChecker: Linux Foundation anuncia ferramenta de verificação de compatibilidade de aplicativos com distribuições

A Linux Foundation acaba de lançar um beta de seu novo software, o Linux Application Checker (AppChecker), que resolve um grande problema dos desenvolvedores independentes de softwares: a compatibilidade com o alvo móvel que é o conjunto de distribuições populares de Linux.

O programa, licenciado sob a GPLv2, verifica a sua aplicação em relação a diferentes versões do padrão LSB (Linux Standard Base), e também em relação às distribuições que constam na base de dados da LSB.

Após o teste, ele apresenta um relatório sobre o status de compatibilidade de seu aplicativo em relação às diversas distribuições, e quais interfaces e bibliotecas externas o seu programa usa.

Saiba mais (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Poxa muito legal a idéia desse AppChecker. Para desenvolvedores iniciantes (Assim como eu, brincando com o GeSpeak) fica mais fácil de saber as dependências do que se está desenvolvendo. E a compatibilidade com multiplas distros é muito legal.

    elg (usuário não registrado) em 12/08/2008 às 8:41 pm

    Acho que se espera de um desenvolvedor que ele saiba quais as dependências do que ele está desenvolvendo não? Grande desenvolvedor esse hein! Eu é que não gostaria de usar um software cujo desenvolvedor não sabe o que é necessário para rodá-lo/compilá-lo.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 12/08/2008 às 10:07 pm

    Desenvolvedores que vem do Windows tem dificuldades com o Linux por causa das dependências.
    Muitas pessoas acham que desenvolver para Linux é apenas mudar a ferramenta ou a linguagem. Software livre tem as vantagens mas é preciso saber o modelo de negócio senão, além de quebrar a cara, vai sair falando mal do Linux pra todo mundo.
    Já vi muita empresa desenvolver software pra Linux mas usar APIs que estão descontinuadas ou que são exóticas demais e apresentam incompatibilidades. Sem falar nas versões alfa…

    luiz (usuário não registrado) em 12/08/2008 às 10:44 pm

    realmente uma mão na roda para os desenvolvedores.

    cristo (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 1:44 am

    elg,
    Creio que não tenha entendido, a necessidade desse software é de justamente acusar as dependencias de pacotes de DIFERENTES DISTRIBUIÇÔES e diferentes padrões LSB, no caso se você estiver desenvolvendo no Debian as dependecias serão de um conjunto de pacotes, mas se passar seu código para usar no openSuse, as dependencias serão outras totalmente diferentes, o que demonstra a utilidade deste software, que realmente vai ajudar e muito.

    Eu tive essa dificuldade quando estava programando no Ubuntu e mudei para o openSuse, as dependencias de pacotes realmente mudam e muito.

    Diego (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 8:51 am

    Verificação de compatibilidade é sempre importante !

    Abraços

    http://www.sapoloko.com/

    elg (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 12:38 pm

    Acho que é relevante apenas para quem quer empacotar. Pro cara que está desenvolvendo, basta saber que o aplicativo que ele está programando depende de gtk, qt4, freeglut,… Parece mais relevante para quem vai empacotar para uma distro e não para o desenvolvedor do aplicativo em si.

Este post é antigo (2008-08-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.