Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Análise e screenshots do Dreamlinux 3.0 Beta 3

Daniel Voicu publicou na Softpedia uma análise recheada de screenshots do Dreamlinux 3.0 Beta 3 (leia também: Dreamlinux volta-se aos usuários internacionais).

Começa assim: “Sei que muitos de vocês sonham com uma distribuição de Linux que combina a aparência do Mac OS X com o poder do Linux. Agora, este sonho se torna realidade com o Dreamlinux, uma distribuição que tem sob o capô componentes do Debian, e agrada os olhos do usuário com enfeites no estilo do Mac. Dreamlinux é uma distribuição brasileira que pode dar boot diretamente no XFCE ou GNOME, dependendo das preferências do usuário.”

Saiba mais (news.softpedia.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    O Dreamlinux vem crescendo rapidamente porque começou de modo correto. Algumas idéias a meu ver fundamentais são aplicadas a distribuição, como a facilidade de costumização e internacionalização. Jamais testei basicamente porque a base Debian me incomoda demais. mas talvez baixe para ver a solução que usaram para substituir o Morphix – que aliás me parece bem parado ultimamente – e o sistema modular daquele.

    Aconselho ao time de desenvolvedores que sempre fique de olho no Linuxlive, o qual acho o mais poderoso modo de se criar livecd, ainda mais poderoso que o bom sistema do Morphix.

    PS. Acho que os usuários na maioria não se interessam mais tanto por livecds poderosos já que a maioria das distros rodam em cdrom. É uma pena, no passado tínhamos dois tipos de distribuições, os livecds e os instaláveis, inventaram um terceiro tipo, aquelas que rodam em cds sem se preocupar com ajudar a melhorar o cd.

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    Miguel Moura (usuário não registrado) em 22/02/2008 às 9:55 am

    Olha, vamos falar sério… Eu sou um grande fã de Linux, não o uso porque o OSX supre melhor minhas nescessidades (alguns softwares proprietários ainda não tem equivalente para Linux). Sei que algumas distros são ótimas, já usei várias, mas ficar tentando fazer um Linux com cara de OSx é muito tosco, pelas screenshots tenho algumas considerações:

    1- no OSX o Dock (a barrinha transparente que fica na parte inferior da tela) não é uma barra de atalhos apenas, quando um programa é aberto, minimizado, etc, ele aparece ali e não na barra superior.

    2- A barra superior não serve pra abrir programas, nem pra minimizar eles, é nela que ficam os menus dos softwares, ela varia conforme o software que está em uso, isso pode parecer estranho pra quem segue o paradigma do mundo windows, mas é super prático e simpels de usar.

    3- A aparência não é o problema do Linux, algumas distros tem a aparência melhor que o próprio OSX ou que o Vista, o problema é a complexidade e compatibilidade de software, por exemplo: quando vou instalar um software no OSX o que preciso saber é se roda em minha versão (10.x.x) e pronto, pego o arquivo e arrasto pra pasta “aplicações” simples assim! No linux tem muitos pré requisitos, tem que estar configurado assim ou assado, ter tal kernel, tal biblioteca, esse ou aquele serviço de gerenciamento, enfim não é prático!

    Enfim, aconselho o pessoal do dreamlinux criar uma distro simples e prática (coisa que o Ubuntu tá conseguindo) que não precise ser uma pessoa engajada na “causa” pra poder usar, que possua softwares básicos nativos, integrados com o funcionamento do sistema e não essa colcha de retalhos que se ve em algumas distros… enfim façam um Linux prático que eu serei o primeiro a adota-lo.

    Algumas considerações:

    1- Não sei qual o dock que o Dream Linux está usando, ou como está configurado, mas o Avant-window-navigator funciona desta mesma forma que você descreveu que ocorre no Mac OS X.
    2- Interessante, não sabia que era assim… parece prático mesmo.
    3- Não acho que tenha um Linux com aparência melhor que a do Mac OS X, até pelo cuidado que a Apple tem com isso, afinal são seu dois principais diferenciais: Aparência e praticidade. Quanto a praticidade, nunca usei um Mac, mas pelo que dizem parece estar atualmente muito acima de qualquer outro SO.

    4- A grande vantagem que vejo no Linux é ser um software Livre, com todos os diferenciais que isso acarreta: Maior velocidade e liberdade de desenvolvimento, segurança, além de não ser uma caixa preta como seus rivais do mundo proprietário.
    5- Parabéns por seus comentário, muito lúcidos.

    Um abraço.

    Augusto, em meu post anterior o link apresentava-se sem problemas na janela visualização e após a publicação ficou dessa forma estranha. Será que foi algum erro de digitação ou um bug no blog? ;-)

    nelsongs (usuário não registrado) em 22/02/2008 às 1:17 pm

    Respondendo ao Grobsch, eu gostaria que ele soubesse que há uma relativa influência das distros derivadas do Slackware no Dreamlinux. A nossa base é toda Debian Lenny, devido ao gerenciamento de pacotes do Debian, que ainda acho superior às demais. O nosso novo sistema modular, nessa versão 3, fugindo do modelo limitado do Morphix, foi desenhado do zero por mim, mas muito inspirado na estrutura modular que vocês usam no Slax e no Globinx. Digo até com toda a sinceridade, que o modelo de vocês é melhor que o meu (por enquanto, hehehe). Nunca usei o Livelive do Tomasz (não sei se a grafia está correta), porque tenho o meu próprio sistema de construção, chamado MkDistro, que também é muito poderoso. Mas pela qualidade do Slax e do Globinx, sei que esse sistema de vocês também é “top-notch”.
    Quanto à nossa filosofia LiveCD, nós não a encaramos como um Demo Linux, como o Knoppix sempre se orientou. Nós o encaramos como um sistema de instalação da distro. O Dreamlinux vem com uma quantidade muito limitada de aplicativos, porque enfocamos mais construir módulos fundamentais bem aparelhados, como a base e outros módulos auxiliares. Sobra pouco espaço para aplicativos, por isso procuramos, sempre que possível, limitar a um por categoria. Mas o sistema como um todo, mesmo com uma quantidade pequena de aplicativos, tem tudo o que é necessário para customizá-la do jeito que se quiser, antes de instalar no HD ou depois. Isso é a base da nosso tecnofilosofia Flexiboost.
    Qaunto ao visual, nós buscamos fugir do visual Windows, comuns à maioria das distros. Como não achamos qualquer paradigma de desktop que considerássemos razoável, buscamos seguir o melhor: o OS X. Mas não buscamos “imitar” o OS X como sistema em si. Apenas usamos o seu paradigma de desktop, para buscar um desktop Linux que seja realmente fácil e prático de usar. Ainda temos um longo caminho pela frente, pois essa nossa tecnologia tem muito que amadurecer. Mas já conquistamos uma comunidade pequena, mas muito fiel à nossa distribuição, que é internacional, mas “made in Brazil”, como o seu excelente Globinx.
    Parabéns pela sua distro e obrigado pelo comentário maduro e bem colocado.
    Uma barço e sucesso.

    nelsongs

    Não sei, Lauro, mas vou editar o código para você.

Este post é antigo (2008-02-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.